Fulbright Capes/UESC

UESC

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Departamento de Letras e Artes - DLA

Projeto de Extensão: Dinamizando o Ensino da Língua Inglesa na UESC

Coordenação geral: Prof. Dr. Isaias Francisco de Carvalho

Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa

Projeto "Língua Inglesa e Seus Aspectos Culturais: a Recepção do Outro na Construção de Si"

Convênio Fulbright – Brasil / CAPES

Coordenação Geral: Profa. Tatinay Pertel (até fevereiro de 2013); Prof. Isaias Carvalho (a partir de março de 2013)

Coordenação dos Cursos de Língua Inglesa: Prof. Isaias Carvalho

Idea Factory: UESC English Language Teaching Convention 2014

Idea Factory Uesc ELT Convention 2014
        • 2013

Texto adaptado da publicação da Assessoria de Comunicação Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

Quinta, 20 de Janeiro de 2011 12:49

Divulgado no dia 20 de janeiro de 2011, o resultado do edital que seleciona instituições públicas de ensino superior (IES) anfitriãs do Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa para Projetos Institucionais. Ao total foram selecionados projetos de 16 universidades, entre as quais a UESC, cujo projeto - "Língua Inglesa e seus aspectos culturais: a recepção do Outro na construção de si" (ver arquivo anexo abaixo) - é coordenado pela professora Tatiany Pertel Sabaini Dalben.

A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright). Os projetos possuem caráter institucional e contemplam ações voltadas para os cursos de graduação.

A duração dos trabalhos é de até quatro anos e contemplam a inserção de um falante nativo, na condição de assistente de ensino. O assistente deve ser cidadão estadunidense, recém-graduado com alguma experiência em ambiente educacional e em ensino em sala de aula. Deve ter proficiência oral e escrita em uma língua neolatina, algum conhecimento de português e disponibilidade para permanecer no Brasil de fevereiro a novembro. As duas candidatas aprovadas para o curso de Letras da UESC em 2011 são: Amalia Zeidman e Carolyn Wright.

O objetivo do programa é contribuir para a elevação da qualidade dos cursos brasileiros de letras, inglês. A iniciativa pretende valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica, por meio do fomento a experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador. Há o estímulo a propostas que promovam o desenvolvimento das habilidades de comunicação e o incentivo a propostas que contemplem a inclusão de conteúdos culturais, sociais e históricos da sociedade estadunidense na formação dos futuros docentes.

É uma grande oportunidade de intercâmbio linguístico e cultural para os alunos e professores de Letras - Língua Inglesa da UESC.

Resources for English Language Teaching professionals #

Clique aqui para acessar mais de 300 "doses de saber" (e de ignorância) de Isaias Carvalho

Doses de Saber e de IgnorânciaResenhas e Resumos