Quem precisa da identidade?

Fichamentos diplomáticos de Isaias Carvalho

Acesse outros autores e obras

HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.;Trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103-133.

A - Considerações gerais

1. Trata-se de um dos três ensaios do livro Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais, o qual trata da questão da identidade e da diferença – centro da teoria social e da prática política hoje. As antigas fontes de ancoragem da identidade (a família, o trabalho, a igreja, entre outras) estão em uma evidente crise. Novos grupos culturais se tornam visíveis na cena social, buscando afirmar suas identidades, ao mesmo tempo em que questionam a posição privilegiada das identidades até então hegemônicas. A partir da perspectiva dos Estudos Culturais, os três ensaios que compõem o livro buscam, de diferentes maneiras, traçar os contornos da questão da identidade e da diferença, não simplesmente em tom de celebração, mas, sobretudo, problematizando essa questão.

2. Os outros dois ensaios são: WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. p. 7-72; & SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. p. 73-102.

3. Stuart Hall concentra-se em uma discussão da problemática da formação da identidade e da subjetividade. Evocando, entre outros, Freud, Lacan, Althusser e Foucault, Stuart Hall faz a importante pergunta: por que acabamos preenchendo as posições-de-sujeito para as quais somos convocados? A resposta de Hall é exemplar de sua habilidade em utilizar a teoria cultural e social contemporânea para realizar refinados e certeiros diagnósticos sobre a condição da sociedade e da cultura contemporâneas. Sua análise crítica de Foucault [p. 118...] é muito interessante.

4. ver DERRIDA: pensando no limite\pensando no intervalo\escrita dupla. [p. 104]

5. ver conceito de “posições-de-sujeito”. [p. 111-12 e outras]

6. ver conceito de identificação (psicanálise). p. 106...

7. ver conceito de interpelação, de Althusser. [p. 112-13]

8. ver conceito foucaultiano de formação discursiva, definida como aquilo que “determina o que pode e deve ser dito”. [p. 114-15]

9. ver conceito de performatividade, de Judith Butler. [p. 125]

10. ver conceito de foraclusão [p. 129] - é um termo da Psicanálise. Ler artigo sobre o assunto aqui.

B - Trechos extraídos do livro

Fichamentos diplomáticos de Isaias Carvalho

Acesse outros autores e obras