outrização produtiva

Doses de Saber

Resenhas e Resumos

Isaias Carvalho, 2010

Outrização produtiva

O vocábulo “outrização” causa um estranhamento de início, vez que não é uma palavra pertencente ao dicionário do vernáculo português. De fato, é a tradução do vocábulo othering, da língua inglesa para o português, feita por Isaias Carvalho (In: Omeros-Walcott: outrização produtiva; uma poética semi-utópica dos encontros culturais. 158 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, 2003), em sua caracterização do conceito de “outrização produtiva”.

Nos dois idiomas a palavra tende a soar como um neologismo conceitual inusitado. Talvez pudesse ter utilizado os vocábulos "alteridade" ou "outridade" como possíveis traduções para othering, mas confundiria esse termo com outro em inglês – otherness. Porém, alteridade se trata de um processo que todos os indivíduos experienciam, em termos psicológicos e psicanalíticos, ao passo que os processos de "outrização" implicam a interdição, a desautorização, a inferiorização, a demonização, o silenciamento e a colonização do Outro. Outrização é, assim, um processo que inclui práticas discursivas que enaltecem uma identidade positiva de um grupo enquanto estigmatiza e rebaixa, em bases violentas, o outro. Por outro lado, “outrização produtiva” é um contraponto a outrização, pois coloca a proposta de uma abordagem de ressignificação da memória silenciada no contexto das relações de trocas simbólicas correntes entre culturas diversas, em um mundo globalizado.

Outrização produtiva não é, portanto, um telos, mas um processo metamórfico e em constante negociação cultural. Não é mera nostalgia ou busca de um tempo perdido. É semi-utopia por não negar o presente – o real inalcançável –, mas pensar com o que se tem à disposição, isto é, com a experiência mesma dos viventes, sem perder de vista um relativo desejo de emancipação da humanidade e certo enlutamento pelos silenciados e mortos que não devem ser esquecidos tão facilmente.

poéticos acadêmicos parentéticos

Biópsia ou autópsia? aqui

Currículo

Quase todos os direitos reservados © 2009

isaiasfcarvalho@gmail.com

Itabuna/Ilhéus, Bahia, Brasil

Imagens dos temas: Wellington Mendes da Silva Filho