pós-colonialidade

Doses de Saber

Resenhas e Resumos

Isaias Carvalho, 2010

Pós-colonialidade: projeto incompleto ou irrelevante?

Mary Louise Pratt, de um modo geral, dialoga com as posições que cada vez mais desafiam as fronteiras, antes tidas como nítidas, ou mesmo intransponíveis, entre a literatura e os discursos que a cercam, como a historiografia, a biografia e a autobiografia. Ela tenta verificar o conceito de pós-colonialismo no panorama ocidental, discutindo a descolonização do conhecimento, cujo processo inclui necessariamente a compreensão dos modos pelos quais o Ocidente tem construído seu próprio conhecimento de mundo. Considera que a cultura ocidental se constrói a partir de determinações econômicas e políticas, que formam um centro gerador, o qual, ao mesmo tempo em que submete, também assimila, não somente conhecimentos próprios como a própria capacidade de produção de conhecimento de outros povos.

Em “Pós-colonialidade: projeto incompleto ou irrelevante?” [In: VÉSCIO, Luiz E.; SANTOS, Pedro B. (Orgs.). Literatura e História: perspectivas e convergências. Bauru: EDUSC, 1999. p. 17-54] Mary Louise Pratt, que tem se notabilizado por importantes pesquisas sobre relatos de viagem, enfrenta o complexo desafio de apreender a dinâmica imperial, propondo a descolonização do conceito de modernidade para construir, a partir daí, uma base conceitual e histórica que permita emancipar os presentes estudos a respeito da globalização. Na sua visão, a partir de matérias díspares como a guerrilha colombiana e os projetos dos estúdios Disney, é necessário perscrutar momentos de emancipação, considerando aberturas e ocultamentos que tais momentos podem significar e ressignificar. Conclui destacando a necessidade da construção de novos olhares com o fito de se pensar uma pós-colonialidade no correlato de uma pós-modernidade. E, como a própria Pratt aponta: “Os leitores identificarão em meu título uma alusão ao famoso ensaio de Habermas intitulado ‘Modernidade, um projeto incompleto?’ O presente ensaio também trata da questão da modernidade, e especificamente do retumbante fracasso dos pensadores metropolitanos em articular sua relação com a colonialidade”.

PRATT, Mary Louise. Pós-colonialidade: projeto incompleto ou irrelevante? In: VÉSCIO, Luiz E.; SANTOS, Pedro B. (Orgs.). Literatura e História: perspectivas e convergências. Bauru: EDUSC, 1999. p. 17-54.

© 2009 isaiasfcarvalho@gmail.com

Itabuna/Ilhéus, Bahia, Brasil