UAPI - HISTÓRIAS DE SABEDORIA E ENSINAMENTO

Histórias de Sabedoria e Ensinamento

Promoção UAPI/NUR

curso específico para maiores de 60 anos

 

Este curso é um esforço conjunto intercampi de projetos de extensão da UNIFESP, Histórias de Sabedoria e Ensinamento, realizado pelo NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental (Campus Guarulhos) e UAPI - Universidade Aberta às Pessoas Idosas (Campus Diadema)

Coordenação: Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

Vice Coordenação: Prof. Dr. Classius Ferreira da Silva /  Profa. Dra. Carolina Vautier Teixeira Giongo 


INSCRIÇÕES EM BREVE NO SIEX UNIFESP                                                                            

 


 

Ementa:

Muitos povos mantiveram durante séculos uma tradição oral de histórias de Sabedoria e Ensinamento, com a qual passaram tradicionalmente diversos tipos de conhecimento. Cada uma delas tem suas particularidades e cada povo construiu uma espécie de método próprio para estes ensinamentos tradicionais, de acordo com as lógicas internas das diferentes comunidades. Neste curso iremos abordar as tradições do judaísmo (Talmud e Chassidismo), Islam (tradição oral e Sufismo), China e Japão.

O curso contará com seis blocos de duas aulas cada e duas aulas finais dedicadas à avaliação da capacidade dos alunos de encontrarem exemplos desse tipo de material no seu próprio repertório, nas suas próprias tradições ou em tradições presentes no Brasil.

 

Objetivos:

Fornecer ao público da UAPI acesso ao material que está sendo trabalhado no âmbito do Projeto Histórias de Ensinamento e Sabedoria; Estimular o conhecimento de diferentes culturas fomentando a tolerância intercultural e interreligiosa; Apresentar ao público da UAPI, através da análise de histórias que o próprio público fornecerá, a possibilidade de entender seu próprio conhecimento como importante e parte de um amplo caudal de tradição de ensinamento que pode ser identificado em diferentes culturas;

 

Justificativa

Muitos povos mantiveram durante séculos uma tradição oral de histórias de Sabedoria e Ensinamento, com a qual passaram tradicionalmente diversos tipos de conhecimento. Cada uma delas tem suas particularidades e cada povo construiu uma espécie de método próprio para estes ensinamentos tradicionais, de acordo com as lógicas internas das diferentes comunidades. Neste curso iremos abordar as tradições do judaísmo (Talmud e Chassidismo), Islam (tradição oral e Sufismo), China e Japão.

 

Talmud (Prof. Dr. Ruben Gerardo Sternschein)

Embora possuidor de características próprias, o pensamento judaico pode se identificar como uma dinâmica entre a mística e filosofia. Às vezes convergindo, geralmente discordando. Justiça, ética, liberdade da vontade, o sentido e o valor da vida, a sexualidade e o poder são alguns dos mais variados assuntos que podem ser encontrados das formas mais variadas. Neste curso, o Rabino Prof. Dr. Ruben Sternschein apresentará cinco temas centrais na literatura rabínica clássica, isto é, no material discutido e escrito entre o século primeiro A.E.C. e o século sexto D.E.C. conhecidos como literatura talmúdica e midrashica. Serão escolhidos relatos curtos, alguns deles com a ajuda das contribuições de leitores e pesquisadores contemporâneos.

 

China (Prof. Dr. Luiz Fernando Fontes Teixeira)

Em larga medida, as histórias de sabedoria da China Antiga orbitam em torno de preocupações morais, éticas, políticas e culturais (em sentido amplo). Sobretudo entre os séculos VI e II a.C., uma disputa acerca das distinções entre ordem (zhī) e desordem (luan) dá origem a um debate entre as diversas escolas de pensamento chinesas. Nesse contexto, destaca-se o modo pelo qual o Daoísmo apresentou duras críticas aos valores tradicionais, principalmente aqueles derivados do Confucionismo. Ponderando não apenas o valor intrínseco desse capítulo da história, mas também sua pertinência para alguns problemas contemporâneos, este bloco apresenta de forma panorâmica os conteúdos de duas obras basilares do Daoísmo, o Daodejing e o Zhuangzi, com ênfase em dois conceitos centrais: o caminho (Dao) e a eficiência (De).

 

Mil e uma noites (Prof. Dr. Jamil Ibrahim Iskandar)

Nestas aulas serão discutidas as seguintes questões: apresentação geral e o contexto das fábulas no mundo árabe; a tradição da oralidade no mundo árabe; a narração das Mil e Uma Noites; os manuscritos.  Também serão discutidas algumas das histórias propriamente: comentários à narração da 1ª noite das espantosas histórias das Mil e uma Noites: o mercador e o gênio e algumas histórias selecionadas de outras noites.

 

Japão (Prof. Dr. Luiz Fernando Fontes Teixeira)

O budismo é justamente um dos mais emblemáticos casos de refinamento conceitual, dentre as várias tradições de Pensamento Oriental. Nascida no norte da Índia, a partir dos ensinamentos de Siddharta Gautama, o Buddha, a doutrina budista se espalhou por praticamente toda Ásia, do Nepal ao Japão, do Tibet à Mianmar. Ao ser introduzida na China, com o monge Bodhidharma (483-540), a doutrina assumiu como palavra-chave o termo “meditação” (em sânscrito, dhyāna, em chinês, ch’an). Ali, tinha início um tipo de transmissão de sabedoria muito particular, que alcançaria o Japão por meio dos ensinamentos de Eisai (1141-1215), Dainichi Nōnin (falecido por volta de 1196) e Dōgen (1200-1253), radicalizando-se ainda mais e ficando conhecida por meio da tradução japonesa dos termos dhyāna e ch’an, a saber: zen. É justamente da tradição zen que provêm as histórias que serão abordadas neste tópico.

 

 

Sufismo (Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo)

A tradição oral árabo-islâmica é uma fonte inestimável de contos, fábulas, poemas e histórias de ensinamento. No âmbito da mística Sufi, muito desse material foi reinterpretado para servir a propósitos de desenvolvimento espiritual. Ao mesmo tempo, muitas novas fábulas e contos foram compostos pelos mestres como histórias específicas construídas com o intuito de ensinar a sabedoria espiritual, tornando-se a posteriori, parte deste amplo caudal da tradição oral. Assim ocorreu com os contos repletos de humor do lendário Mestre Sufi Nasruddin. As histórias de ensinamento no âmbito do Sufismo se apresentam de formas diversas, seja com cunho humorístico, seja com cunho ético, seja como passagens de obras de mestres eruditos. Mas, sempre carregam consigo uma polissemia e estes significados diversos vão se sobrepondo, em níveis cada vez mais ocultos, que vão se revelando àquele que as escuta e repete. Apresentaremos aqui alguns breves exemplos destes estilos utilizados para ensinamento espiritual.

 

Chassidismo (Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo)

Nestas aulas será apresentada a tradição do Chassidismo, movimento místico judaico da Europa do Norte, principalmente a partir do século XVIII e algumas das histórias de ensinamento mais importantes para a explanação da tradição judaica interpretativa particular desta corrente. Estas histórias serão selecionadas também a partir de coletâneas disponíveis de autores contemporâneos, em especial as histórias reunidas por Martin Buber.

 

Metodologia:

o curso será ministrado na modalidade EaD (Ensino a Distância) em ambiente virtual do Google Meet em aulas síncronas (segundas-feiras). Serão seis blocos temáticos de duas aulas cada e duas sessões finais para avaliação do material coletado pelos próprios alunos. O ambiente virtual do Google Meet será aberto a 40 vagas regulares (por ordem de inscrição). Neste sentido para atingir um número maior de ouvintes, o curso será transmitido pelo canal da PROEC no YouTube (ao vivo).

Público-Alvo: maiores de 60 anos.

Critério de Avaliação: Não haverá avaliação ao final do curso, serão exigidos apenas 75% de frequência nas aulas síncronas.

Divulgação: o curso será divulgado nas homepages das CAEC (Diadema/Guarulhos), através de mailing do NUR e nas redes sociais.

 

 

Cronograma:

27/03 – Aula introdutória: apresentação do curso e Introdução às histórias de Ensinamento – todos os professores

04/04- Talmud – Prof. Dr. Ruben Sternschein

11/04 – Talmud - Prof. Dr. Ruben Sternschein

17/04 – China – Prof. Dr. Luiz Fernando Fontes Teixeira

24/04 – China – Prof. Dr. Luiz Fernando Fontes Teixeira

08/05 – Mil e uma noites – Prof. Dr. Jamil Ibrahim Iskandar

15/05 – Mil e uma noites – Prof. Dr. Jamil Ibrahim Iskandar

22/05 – Japão – Prof. Dr. Luiz Fernando Fontes Teixeira

29/05 – Japão – Prof. Dr. Luiz Fernando Fontes Teixeira

05/06 – Sufismo – Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

12/06 – Sufismo – Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

19/06 – Chassidismo – Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

26/06 – Chassidismo – Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

03/07 – Discussão do material coletado dos alunos – todos os professores

10/07 – Discussão do material coletado e encerramento do curso – todos os professores

 

Professores:

 

Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo é doutora em Ciências da Religião, com Mestrado e pós-doutorado em Filosofia. É professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNIFESP e pesquisadora-líder do NUR (Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental) e coordenadora do GT Filosofia da Religião/ANPOF.

Jamil Ibrahim Iskandar é Professor de filosofia medieval árabe na UNIFESP; professor titular (aposentado) de filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.  Graduado em Filosofia, mestre em Filosofia (PUCSP), doutor em Filosofia (UNICAMP), e pós-doutorado em Filosofia Medieval árabe - Universidade Complutense de Madrid. Seus estudos, pesquisas e escritos são, prioritariamente, sobre filosofia e filósofos do mundo árabe-islâmico.

Luiz Fernando Fontes-Teixeira é Doutor em Filosofia (UFRN), com estágio de Pós-Doutorado em Filosofia (2018, UNIFESP). Mestre e Licenciado em Filosofia e Licenciado em Educomunicação (USP). Lecionou Filosofia Geral e Estética Filosófica. Estudioso de Filosofia Medieval e Pensamento Oriental.

Ruben Gerardo Sternschein é doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo (2017), possui mestrado em Pensamento Judaico pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1996), mestrado em Letras Hebraicas - Hebrew Union College/Jewish Institute of Religion (1996) e atualmente é rabino - professor - Congregação Israelita Paulista. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Judaica.

 

 

Bibliografia:

Livro das Mil e Uma Noites – 4 volumes. Traduzido do árabe por Mamede Mustafá Jarouche. São Paulo: Editora Globo, 2005.

SHAH, Idries. Histórias dos Dervixes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976.

BUBER, Martin, Histórias do Rabi Nakhman. São Paulo: Perspectiva, 2000.

GONÇALVES, Ricardo M (org.). Textos budistas e zen-budistas. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1993.

Complementar (a ser acrescida de outros títulos no decorrer do curso):

(Anônimo) Histórias para ler sem pressa. Tradução do árabe por Mamede Mustafá Jarouche. São Paulo: Editora Globo, 2008.

AMANCIO, Moacir. O Talmud. São Paulo: Editora Iluminuras Ltda, 1992.

BUBER, Martin, Histórias do Rabi Nakhman. São Paulo: Perspectiva, 2000.

CALDERON, Ruth. A Bride for One Night: Talmud Tales. translation Ilana Kurshan. New York: Jewish Publication Society, 2001.

HALKA, A. D. H. (Org.) Cuentos de Enseñanza del Maestro Sufi Nasreddin. Buenos Aires: Dervish International, 1993.

HAMILL, Sam; SEATON, J. P. (orgs.). Chuang Tzu: Ensinamentos Essenciais. São Paulo: Cultrix, 2005.

HARRISON, Victoria. Eastern Philosophy: The Basics. 2. ed. New York: Routledge, 2019.

LAOZI. Dao De Jing: Escritura do Caminho e Escritura da Virtude com os comentários do Senhor às Margens do Rio. Trad. Giorgio Sinedino. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

LOMBA, Joaquín, Dichos y Narraciones de tres sabios judíos. Joaquín Lomba Fuentes (org). Zaragoza: Mira Editores, 1997.

SAADI DE SHIRAZ. O Jardim das Rosas. Trad. Omar Ali Shah. São Paulo:  Attar Editorial, 2000.

SHAH, Idries. A Sabedoria dos Idiotas. Editora Tabla, 2016.

RUMI, Jalaluddin. Masnavi. Rio de Janeiro: Edições Dervish, 1992.

WATSON, Burton (org.). Chuang-Tzu: escritos básicos. São Paulo: Cultrix, 1995.

YOSHINORI, Takeuchi. (org.). A espiritualidade budista. São Paulo: Perspectiva, 2007.