MINI-CURSO

MAIMÔNIDES - AS FACES E O CONHECIMENTO DE UM GUIA DOS PERPLEXOS

MAIMÔNIDES - AS FACES E O CONHECIMENTO DE UM GUIA DOS PERPLEXOS


“De Moisés a Moisés, nunca houve outro como Moisés”


Apresentação:

O curso “MAIMÔNIDES - AS FACES E O CONHECIMENTO DE UM GUIA DOS PERPLEXOS” é parte de um ciclo de cursos de curta duração voltados para o pensamento judaico. Os cursos estão sendo organizados pelos integrantes do NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental da UNIFESP, em que os professores irão apresentar seus temas de pesquisa.


Professor responsável do Curso: Profa. Doutoranda. Anita Sayuri Aguena

Realização: NUR- Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental (UNIFESP)

Coordenação: Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo


Duração: 10 horas

De 24/11 a 15/12 de 2021 (quartas-feiras das 19:30 às 22:00)


Objetivo: Apresentar uma introdução ao pensamento de Moisés Maimônides, mostrando suas várias facetas. É proposto também no curso trazer as influências judaicas e filosóficas recebidas por Maimônides, bem como mostrar o possível diálogo que o pensador promove entre elas, através de suas ideias sobre Deus.


Justificativa

Rabbi Moshé Ben Maimon ou Moisés Maimônides, como ficou conhecido no mundo latino, foi um influente pensador judeu do século XII que trouxe importantes contribuições em diversos ramos do conhecimento, mas que ainda tem seu legado pouco difundido. Como médico, deixou uma vasta coletânea de escritos e orientações clínicas. Como rabino e Naguid da comunidade judaica do Egito, ensinou e modificou algumas práticas ligadas ao cumprimento da Lei Divina (Torá), não passando despercebido por outras comunidades. Na Filosofia, as ideias de Maimônides se fazem presentes, tanto na Suma Teológica de São Tomás de Aquino (1225-1274), como também nos pensamentos de Mestre Eckhart (1260-1328?), de Duns Scotus (1266-1308), de Alberto Magno (1193-1280), Spinoza (1632-1677), Moisés Mendelssohn (1729-1786), Franz Rosenzweig (1886–1929) e Emmanuel Lévinas (1906-1995). Mas não só. Schweid no Maimonides Studies (1190, p.166) nos indica certa presença de Maimônides nas questões de outros pensadores modernos. Segundo ele, ainda que Leibniz, Kant, Hegel e Schelling não possam ser seguidores diretos do pensamento de Maimônides, metodologicamente, na tentativa de harmonizar os escritos sagrados e a Filosofia, eles acabaram utilizando o seu pensamento como modelo. Saban (2008, p.612), complementa essa ideia, e nos diz que a filosofia de Maimônides foi de suma importância para a história da filosofia europeia Moderna. Algumas ideias de seu pensamento provavelmente também reverberaram em Fichte, por intermédio de Salomon ben Joshua (Salomon Maimon), grande admirador de Maimônides, a ponto de adotar para si o nome Maimon.

Cientes da importância do pensamento de Maimônides, esse curso busca trazer a público esclarecimentos sobre quem foi essa figura e apresentar suas principais concepções.


Conteúdo Programático:

Separado em quatro encontros, o presente curso apresentará uma introdução ao pensamento de Moisés Maimônides. No primeiro encontro buscaremos tratar (1) um pouco da história de Moisés Maimônides, pontuando as várias facetas do pensador. Do rabino ao Naguid da comunidade judaica do Egito; do médico, com formação também em astronomia, matemática e física, ao pensador cujas ideias interferiram na história da Filosofia; estas são as facetas de um personagem que, inclusive, causou dúvidas entre seus estudiosos sobre ser filósofo ou não. Na sequência (2), intitulado O percurso do sábio, trataremos a influência do Talmud e o diálogo com o pensamento aristotélico na formalização de seu pensamento ético. Aqui ficará evidenciada também a preocupação de Maimônides com a manutenção da fé judaica. No terceiro encontro (3) iremos fazer um sobrevoo das problemáticas presente no Guia dos Perplexos, obra central de seu pensamento que, para a tradição de estudiosos, traz uma síntese entre a Filosofia e o Judaísmo. Uma das questões sobre a qual daremos ênfase aqui é a concepção do autor sobre Deus, temática fundamental que dá o pontapé inicial para compreender a possibilidade de tal síntese. A conclusão disso teremos no quarto encontro (4)  em que finalizaremos, apontando sua concepção acerca dos atributos divinos e como Maimônides interpreta alguns conteúdos bíblicos considerando as ideias filosóficas sobre Deus.


Cronograma:

(Todas as aulas serão ministradas pela Profa. Doutoranda Anita Sayuri Aguena)


Metodologia:

Material disponibilizado online pelo Google Classroom

Aulas expositivas online por videoconferência através do Google Meet


Critérios de aproveitamento: 

presença e participação nas aulas online


Divulgação: 

Canais institucionais da UNIFESP, mailing do NUR e redes sociais.


Bibliografia básica:

MAIMONIDES, M. O Guia dos Perplexos. Tradução de Uri Lam, Parte I e II. São Paulo: Landy Editora, 2003/2004.

________________. Mishné Torá: o livro da sabedoria – as leis fundamentais da Torá.  Tradução de Yaacov Israel Blumenfeld. Rio de Janeiro: Imago, 1992, p. 123-154.

________________. Os Oito Capítulos. Tradução de Alice Frank. São Paulo: Maayanot, 1993. 

DE LIBERA, A. A Filosofia Medieval. Tradução: Nicolás Nyimi Campanário & Ivone Maria de Campos Teixeira da Silva. São Paulo: Loyola, 1998.

GUINSBURG, J. Do Estudo e da Oração: súmula do pensamento judeu. São Paulo: Perspectiva, 1968. 

GUTTMANN, J. Filosofia do Judaísmo: a história da filosofia judaica desde os tempos bíblicos até Franz Rosenzweig. Tradução: J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2003. 

VERZA, T. M. A Doutrina dos Atributos Divinos no Guia dos Perplexos de Maimônides. Coleção Filosofia 90. Porto Alegre: Edipucrs, 1999. 


Anita Sayuri Aguena é doutoranda na área História da Filosofia da UNIFESP, com Mestrado em Filosofia pela mesma instituição. Atualmente é professora do Colégio Professor Luiz Martinez e integrante do NUR (Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental).