Maria mãe de Jesus no Islã

MARIA MÃE DE JESUS NO ISLÃ

 

Professor responsável: Prof. Dr. Jamil Ibrahim Iskandar

INSCRIÇÕES: SIEX UNIFESP (EM BREVE)


Realização: NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental (Unifesp)
Projeto Histórias de Sabedoria e Ensinamento

Coordenação: Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

Duração: 9 horas - De 08/04/2024 a 22/04/2024 (segundas-feiras às 19:30)

Objetivos:

O curso se propõe a discutir a importância de Maria, mãe de Jesus, na doutrina islâmica. Para isto, haverá uma análise das passagens alcorânicas que se referem à Maria, sua aceitação e seu grau no Livro Sagrado dos muçulmanos, bem como as características essências da figura de Maria no Alcorão.

 

Justificativa:

O curso “Histórias das Mil e Uma Noites” é parte integrante de um ciclo de seis cursos de curta duração oferecidos dentro do projeto de extensão “Histórias de Sabedoria e Ensinamento”. Como projeto organizado pelos integrantes do Nur – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental da Unifesp, os cursos abordam as tradições do Judaísmo, Islamismo, China e Japão. Não há como desprezar a suma importância de Maria na doutrina islâmica, e Maria como hóspede de Deus no templo de acordo com o Alcorão, capítulo (súra) III, versículos (áyas) 36 e 37. Desses pode-se extrair uma excelente hermenêutica do significado de Maria para os muçulmanos.

.

 

Metodologia:

Aulas expositivas online por videoconferência através do Google Meet.

 

Conteúdo Programático:

Apresentação geral e contextualização do tema

Maria, mãe de Jesus

Maria como a única mulher citada diretamente por seu próprio nome no Alcorão.

 

Critérios de aproveitamento:

Presença e participação nas aulas online.

 

Cronograma:

 

08/04/2024 - 1º encontro: apresentação geral do tema e introdução. Explicações introdutórias sobre a linguagem alcorânica.  Responsável: Prof. Dr. Jamil Ibrahim Iskandar

15/04/2024 –  Maria como mãe de Jesus por intervenção de Deus. A pureza de Maria relatada no Alcorão. Os dois longos episódios da vida de Maria e de seu filho no Alcorão: capítulos III e XIX. Responsável: Prof. Dr. Jamil Ibrahim Iskandar

22/04/2024 - 3º encontro:  por que Maria é a única mulher citada diretamente pelo nome e não por menção indireta.  Responsável: Prof. Dr. Jamil Ibrahim Iskandar

 

Jamil Ibrahim Iskandar é Professor de filosofia medieval árabe na  UNIFESP; professor titular (aposentado) de filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.  Graduado em Filosofia, mestre em Filosofia (PUCSP), doutor em Filosofia (UNICAMP), e pós-doutorado em Filosofia Medieval árabe - Universidade Complutense de Madrid. Seus estudos, pesquisas e escritos são, prioritariamente, sobre filosofia e filósofos do mundo árabe-islâmico.

 

Estratégias de divulgação: Canais institucionais da UNIFESP; Mailing do NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental; redes sociais.

 

 

Bibliografia básica

                                

DOUSSE, Michel. Maria la muçulmana: importanza e significato dela madre del Messia nel Corano. Traduzione dal francese di Milvia Faccia.  Roma : Edizioni Areikos Srl, 2006.

 

EL HAYEK, Samir. Os significados dos versículos do Alcorão Sagrado. 18. Ed. São Paulo : Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, (FAMBRAS), 2016.

 

 GONZÁLEZ BÓRNEZ, Raúl. El Corán. Edición comentada de Raúl González Bórnez. Qom, República Islâmica do Irã : Centro de traducciones del Sagrado Corán, 2008.

 

JOMIER, Jacques. Islamismo : história e doutrina. Tradução de Luiz João Baraúna. Petrópolis, RJ : Vozes, 1992.

 

NASR, Helmi. Tradução do sentido do Nobre Alcorão para a língua portuguesa. Medina, Arábia Saudita : Complexo do Rei Fahd para a impressão do Alcorão Nobre, 1423 H.

 

QARA’I, ‘Ali Quli. The Qur’an. With a Phrase-by-Phrase. English Translation. Second Edition. Qum, Islamic Republic of Iran : The Center for Translation of Holy Qur’ān, 2003.

 

Dicionários

 

Dizionario del corano. A cura di Mohammad Ali Amir-Moezi. Edizione italiana a cura di Ida Zilio-Grandi. Verbete Maria.  Milano : Mondadori Editore, 2007, p. 494.