A CONCEPÇÃO TAOÍSTA DA NATURALIDADE NA FILOSOFIA DE LAOZI E LIEZI

Conferência: A concepção taoísta da Naturalidade na filosofia de Laozi e Liezi

Prof. Chiu Yi Chih

12/04 às 18 hs.

Inscrições: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=19642

Como o pensamento taoísta propõe o Caminho da Naturalidade (自然-zìrán)? Abordaremos a Naturalidade como um modo de agir baseado numa vida moderada e sintonizada com o universo no seu estado de Harmonia (和-hé). A sociedade moderna valoriza o ritmo acelerado, a aplicação técnica, a boa performance, o trabalho compulsório, a rentabilização e a falsa imagem de felicidade. Com a sua lógica predatória-artificial, induz ao excesso de individualismo, de consumismo e de autogratificação efêmera dos prazeres dos sentidos. Nesse processo de desumanização crescente, fomos perdendo a relação com a Naturalidade. Gostaria de convidá-los para uma reflexão: como ainda podemos incorporar os ensinamentos dos mestres chineses Laozi e Liezi nos dias atuais?Como a sociedade atual que está se encaminhando cada vez mais para a destrutividade poderá enfrentar os problemas oriundos da prepotência, da cultura do desperdício, da competitividade e, sobretudo, da excessiva auto-valorização narcísica?

Bibliografia:

Laozi, A sabedoria de Dao De Jing / Daodejingdezhihui 道德经的智慧 (com comentários dos comentadores clássicos chineses Wang Bi e Su Zhe – traduzido por Huang Xian Sheng). Beijing: Xinshijiechuban, 2016.

Laozi, Dao De Jing: Escritura do Caminho e Escritura da Virtude com os comentários do Senhor às Margens do Rio / Laozi; tradução, notas, variantes e seleção de textos de Giorgio Sinedino. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

Laozi, Dao De Jing; tradução de Chiu Yi Chih . São Paulo: Editora Mantra, 2017.

Liezi, Vazio Perfeito; tradução de Chiu Yi Chih. São Paulo: Editora Mantra, 2020.

Esta palestra é parte do ciclo “Seminários NUR 2021”.

Organização: NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental – UNIFESP

Coordenação: Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

Inscrições: SIEX- UNIFESP

Certificado será liberado mediante participação no evento em até 60 dias após sua conclusão.

Divulgação: canais oficiais da UNIFESP, página do NUR, redes sociais

Chiu Yi Chih. (邱奕智)

É chinês naturalizado brasileiro, professor de filosofia chinesa clássica e de mandarim (leitura instrumental) em cursos online. Filósofo, poeta e tradutor de obras clássicas taoístas como “Dao De Jing” de Laozi e “Vazio Perfeito” de Liezi, ambos publicados pela Editora Mantra. Praticante de Tai Chi e meditação. Mestre em Filosofia Antiga Grega (USP) e graduado em Letras (Grego Clássico-Português/USP). Publicou um livro de poesia “Naufrágios” (Multifoco-2011) e um outro de ensaios filosóficos “Metacorporeidade” (Córrego-2016). Atualmente ministra cursos online de Taoismo e pesquisa a obra taoísta de Zhuangzi, os Sutras do Budismo Chan. Publicará seu livro de poemas “Osso Vazio” (Editora Contravento), a tradução comentada de “A arte da guerra” de Sun Tzu (Editora Mantra). Está traduzindo “Ensinamentos de Bodidarma” e escrevendo seu novo livro “Caminho taoísta na pandemia”. Site www.mandarimtaoismo.com