FILOSOFIA E JUDAÍSMO EM LÉVINAS

FILOSOFIA E JUDAÍSMO EM LEVINAS

Prof. Romulo Alessandro Ribeiro

Conferência Online pelo Google Meet - 09/11/2020 – 19 hs. (link será enviado no dia)

Este evento é parte do Ciclo “Seminários NUR 2020” – Comemoração 10 anos do NUR

Organização: NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental da UNIFESP

Coordenação: Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

Resumo:

O nome de Emmanuel Levinas encontra-se atrelado de modo quase natural ao que se costuma denominar filosofia da alteridade. Embora a alteridade seja, de fato, um conceito importante dentro da perspectiva filosófica do autor, seu pensamento não se reduz a um apelo, quase pueril, ao acolhimento em um sentido que beira à noção de caridade cristã, na acepção mais cotidiana do termo.

O caminho para se chegar à formulação da prioridade do Outro é bastante longo e seu alcance filosófico é muito mais profundo do que se pode imaginar à primeira vista, pois implica um embate com a tradição de pensamento dita ocidental em sua totalidade na busca por uma nova orientação ao pensamento.

Neste sentido, pretende-se apresentar o pensamento do filósofo lituano sob a perspectiva de duas tradições distintas, a coexistir em seu horizonte, formando o pano de fundo de onde emergem conceitos importantes de sua filosofia. Por um lado, a tradição filosófica hegemônica, sobretudo, a vertente fenomenológica. Por outro, a tradição judaica religiosa herdada do seio familiar bem como a filosofia desenvolvida entre os judeus, em especial, a renovação do pensamento judaico a partir Hermann Cohen seguido de Franz Rosenzweig.

Daremos prioridade neste seminário às discussões acerca da maneira pela qual o judaísmo deve ser admitido enquanto fonte filosófica para Levinas. Para isso, confrontaremos e analisaremos as diferentes abordagens dos comentadores que se dispuseram a discutir essa temática no pensamento levinasiano tentando apontar em que medida elas ajudam ou limitam a leitura do texto levinasiano à luz desta inquietante relação entre filosofia e judaísmo.

Inscrições: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=18983

Certificados mediante participação no evento

Divulgação: canais oficiais da UNIFESP, página do NUR, redes sociais

Bibliografia Básica:

LEVINAS, E. De Deus que vem a idéia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

___________ La huella del Otro. COHEN, E. (org.) Col. Del Valle Mexico: Taurus, 2000.

POIRIÉ, F. Emmanuel Lévinas: ensaios e entrevistas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

SEBBAH, F.D. Lévinas. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.