JESUS E MARIA NO ISLAM 

JESUS E MARIA NO ISLAM

Mini-Curso

 

Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

 Prof. Dr. Jamil Ibrahim Iskandar


 

Apresentação:

O mini-curso “Jesus e Maria no Islam” é parte de um ciclo de cursos de curta duração organizados pelos integrantes do NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental da UNIFESP, em que os professores apresentam assuntos relacionados a seus temas de pesquisa.

 


Realização: NUR- Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental (UNIFESP)

Coordenação: Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

 

Duração: 10 horas

De 17/10 a 07/11 de 2022 (segundas-feiras das 19h30 às 22h)

 

Objetivo:    Apresentar a perspectiva islâmica sobre Jesus e Maria, explicitando a importância das duas figuras para a esta religião, assim como as semelhanças e diferenças que esta perspectiva apresenta em relação à apresentação cristã das duas figuras. 

 

 

Justificativa

A figura de Jesus é central para o Cristianismo, religião majoritária em nosso país. Para o Cristianismo, além de Messias, Jesus é considerado “filho de Deus”, sendo ele próprio Deus, como figura integrante da Santíssima Trindade. Seria um Deus encarnado em forma humana, filho virginal de Maria, que foi martirizado e morto para a salvação da humanidade.

O Islam é uma religião monoteísta radical e unitarista, não admitindo a possibilidade de que qualquer figura seja considerada Deus; sua própria profissão de fé advoga que “não há Deus a não ser Deus (Allah)”. Além disso, nega a possibilidade de qualquer divisão em Deus, inviabilizando uma perspectiva como a da Santíssima Trindade. Assim sendo, rejeita completamente a visão cristã da divindade de Jesus.

Por outro lado, o Profeta Mohammed não propõe uma nova revelação, mas a correção de perspectivas errôneas defendidas por judeus e cristãos. O próprio Profeta Mohammad seria um herdeiro da linhagem dos Profetas de Israel, na qual Jesus também é situado.

Jesus é uma figura central no Islam, sendo objeto de respeito e devoção consideráveis; suas histórias são contadas no Corão e na religião popular, assim como Maria sua mãe. Este curso se propõe a apresentar a visão islâmica desses personagens cristãos.

 

 

Conteúdo Programático: O curso começa apresentando a  concepção islâmica de Deus e da linhagem Profética, com o fim de ambientar os participantes e familiarizá-los com o Islam. A seguir serão apresentadas passagens sobre a figura de Jesus no Corão. Depois disso,  partiremos para o chamado “evangelho islâmico”, abordando a figura de Jesus na religião popular. Será apresentada então a figura de Maria, tal como é vista a partir do Islam. Por último, a importância de Jesus na mística, ou, a figura de Jesus no Sufismo.

 

Cronograma:

1.                 17/10

A religião islâmica: unidade de Deus e Profecia; Jesus no Corão.

Responsável: Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

 

2.                  24/10

Jesus na religião popular: o “evangelho Islâmico”.

Responsável: Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

 

3.                  31/10

Maria no Corão e no Islam

Responsável: Jamil Ibrahim Iskandar

 

4.                  07/11

Jesus e a mística: a figura de Jesus no Sufismo

Responsável: Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

 

Metodologia:

Aulas expositivas online por videoconferência através do Google Meet

 

Critérios de aproveitamento: 

presença e participação nas aulas online

 

Divulgação: 

Canais institucionais da UNIFESP, mailing do NUR e redes sociais.

 

Bibliografia:

 

ATA UR-RAHIM, Muhammad. Jesus, um Profeta do Islão. São Paulo: Al-Furqán/Assembléia Mundial da Juventude Islâmica, 1995.

DOUSSE, Michel. Maria la muçulmana: importanza e significato dela madre del Messia nel Corano. Traduzione dal

francese di Milvia Faccia. Roma : Edizioni Areikos Srl, 2006.

EL HAYEK, Samir. Os significados dos versículos do Alcorão Sagrado. 18. Ed. São Paulo : Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, (FAMBRAS), 2016.

GONZÁLEZ BÓRNEZ, Raúl. El Corán. Edición comentada de Raúl González Bórnez. Qom, República Islâmica do Irã : Centro de traducciones del Sagrado Corán, 2008.

JOMIER, Jacques. Islamismo : história e doutrina. Tradução de Luiz João Baraúna. Petrópolis, RJ : Vozes, 1992.

KHALIDI, Tarif. O Jesus Muçulmano. Rio de janeiro: Imago, 2001.

NASR, Helmi. Tradução do sentido do Nobre Alcorão para a língua portuguesa. Medina, Arábia Saudita : Complexo do Rei Fahd para a impressão do Alcorão Nobre, 1423 H.

NURBAKSH, Javad. Jesús a los ojos de los sufíes. Madrid: Editorial Darek-Nyumba, 1996.

PARRINDER, Geoffrey, Jesus in the Qur’ an. Oxford: Oneworld publications, 1996.

QARA’I, ‘Ali Quli. The Qur’an. With a Phrase-by-Phrase. English Translation. Second Edition. Qum, Islamic Republic of Iran : The Center for Translation of Holy Qur’ān, 2003.

SKALI, Faouzi, Jesús em la tradición sufí. Madrid: Ediciones Chandra, 2006.

 

Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo e Jamil Ibrahim Iskandar são professores doutores do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unifesp na área de Filosofia Medieval. São os fundadores do NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica e Oriental.