(INSCRIÇÕES ABERTAS) Recepção e características da filosofia procleana na Falsafa

Recepção e características da filosofia procleana na Falsafa

Profa. Dra. Francisca Galileia Pereira da Silva

Conferência Online pelo Google Meet

28/06/2021

18 hs.

Na tentativa de conciliar Filosofia e Religião, os filósofos da falsafa não se limitaram a reunir e traduzir o pensamento filosófico grego. Do contrário, desenvolveram um trabalho interpretativo que, ademais de contribuir fortemente para uma fundamentação filosófica da doutrina corânica, forneceu materiais para uma releitura da filosofia grega no mundo latino. Entre os textos que exerceram grande influência entre os falāsifa, encontram-se aqueles que reúnem as teses procleanas - embora nem todos fossem atribuídos ao Bizantino. Em vista disto, a presente exposição centra-se em discutir o modo como as teses de Proclo foram conhecidas entre os filósofos do islã, suas características principais e como foram adequadas às especificidades da cultura filosófica islâmica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AL-NADIM, Muhammad ibn Ishaq. The Fihrist of al-Nadim – a tenth-century survey of muslim culture. Trad. e Ed. De Bayard Dodge. Vol.I. New York: Columbia University Press,1970.

PROCLUS. The Elements of Theology. 2° Ed. A revised Text with translation, introduction, and commentary by E.R. Dodds. New York: Oxford, 2004.

ANÔNIMO. Livro das Causas. Trad. e intr. de Jan G. Joseph ter Reegen. Porto Alegre: Edipucrs, 2000.

Esta palestra é parte do ciclo “Seminários NUR 2021”.

Organização: NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental – UNIFESP

Coordenação: Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

21/06/2021 às 18 hs.

Inscrições: SIEX- UNIFESP

Link será enviado no dia.

Certificado será liberado mediante participação no evento em até 60 dias após sua conclusão.

Divulgação: canais oficiais da UNIFESP, página do NUR, redes sociais

Francisca Galileia Pereira da Silva é professora do curso de graduação e do programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará, coordenadora e pesquisadora do Grupo de Estudos em Filosofia Medieval da Universidade Federal do Ceará (GEFIM-UFC), onde desenvolve projetos em Filosofia Medieval; membro do Núcleo de Pesquisa em Filosofia Islâmica e Judaica da Universidade Federal de São Paulo e da Société Internationale pour létude de la Philosophie Medievale. Coordena um projeto de pesquisa que aborda a recepção da Filosofia e cultura grega pelo oriente islâmico no período do medievo e tem experiência de docência, pesquisa e orientação de trabalhos em Filosofia, com ênfase em Filosofia Medieval Ocidental, Filosofia Árabe, Filosofia da Religião, Epistemologia, Ética e Política.