24/11/2015 - Manada faz jogo consistente e vai a final da Copa Sul

BLACK HAWKS 17 @ 26 BUFFALOS

Este foi um final de semana reservado de muitas emoções para os adeptos do futebol americano praticado no Brasil. Vários jogos decisivos agitaram o circuito da Bola Oval por todo o território nacional, cabendo destaque para as decisões da Superliga Centro-Sul com o Coritiba Crocodiles vencendo o Cuiabá Arsenal e levando 15 mil pessoas a Arena Pantanal e Superliga Nordeste onde o João Pessoa Espectros venceu o Recife Mariners com mais de 8 mil pessoas na Arena Pernambuco, sem contar jogos dos playoffs do TTD e Liga Nacional.

Com a Manada também não foi muito diferente pois tinha o jogo mais importante da temporada, a semi final da 3ª Copa Sul de Futebol Americano. A vaga veio ao derrotar o Ijuí Drones por 14 a 6 sob seus domínios, na disputa de Wild Card. O adversário é o Gaspar Black Hawks, time de segunda melhor campanha na competição, com três vitórias e um empate.

Antes da disputa entre as equipes catarinenses já era conhecido o vencedor da outra semifinal, onde o Santa Cruz Chacais derrotou o Curitiba Guardian Saints por 19 a 0 e carimbou a vaga.

Esta será o segundo confronto entre Buffalos e Black Hawks, sendo que o primeiro deles ocorreu no campeonato catarinense de 2014 e a Manada saiu vitoriosa por 51 a 00, em confronto disputado no Seminário de Corupá. Agora a história é um pouco diferente, o Buffalos antes equipe experiente agora com cerca de 70% do elenco composto por rookies e a equipe local com equipe mais experiente e reforçada pelo QB norte americano Vincent Pervis.

A promessa era de um confronto disputado jarda a jarda e o jogo decidido nos detalhes, o clima agradável e propiciou que o público lotasse as arquibancadas do Estádio do Clube Tupi, fazendo que o confronto ganhasse em emoção com as barulhentas torcidas das equipes vibrando snap a snap.

O Buffalos iniciou com o ataque na primeira campanha e com rápidos avanços com bons passes do QB #7 Clóvis atingiu a red zone adversária e coube ao RB #80 Nazgul, converter o TD abrindo o marcador em 6 a 0 para os visitantes. O ponto extra foi bloqueado. A equipe de Gaspar também foi rápida na resposta e com boa alternância de passes e corridas cruzou o campo e finalizou com TD em uma reverse de #84 Emerson Jr., e o ponto extra convertido por #9 Carraro.

O drive seguinte o ataque do Buffalos caminhou bem, mas as faltas prejudicaram muito o time que esteve na red zone a 1 jarda para TD, mas acabou penalizado, e acabou por tentar sem sucesso o chute de Field Goal. A situação foi parecida para o Black Hawks, contudo o FG foi convertido por #9 Carraro e colocou 10 a 6 no marcador.

O final de segundo quarto não estava nada bom para o Buffalos, atrás no marcador e ainda sofreu um fumble com o RB #80 Nazgul, mas a defesa apareceu e forçou o three and out, dando ao ataque mais uma posse de bola no two minute warning. E o ataque aéreo funcionou mais uma vez deixando o time a uma jarda dom TD que foi convertido em corrida do RB #80 Nazgul. XP convertido #27 Igor, virando e dando números finais ao placar no primeiro tempo em 13 a 10.

O segundo tempo começou eletrizante e a boa articulação do QB #5 Pervis levou rapidamente o Black Hawks a end zone com o RB #22 Franklin e o XP foi convertido por #9 Carraro.

O dois drives seguintes dariam uma reviravolta na partida, primeiramente o Buffalos após fazer um bom avanço de campo, acabou sendo penalizado com mais um fumble do RB #80 Nazgul. Mas logo em seguida a equipe de Gaspar devolveu a gentileza do fumble após uma tentativa de reverse que foi mal executada, e o passe para trás deixou a bola na linha de 1 jarda. Contudo a defesa de Gaspar subiu a muralha e o Buffalos não conseguiu marcar pontuação. O ataque dos falcões saíram com as costas na parede e mais uma vez a defesa de Corupá se impôs, forçando um punt de dentro da endzone, que não foi bem executado e andou pouco mais de uma jarda. Melhor para o RB #80 Nazgul que correu para marcar mais um TD e #27 Igor converter o XP, virando o marcador novamente. A jogada seguinte foi uma das mais contundentes da partida, pois com retornador #5 Pervis do BW quebrou vários tackles e praticamente cruzou o campo todo, sendo contido apenas na red zone, mas um offside anulou toda a jogada e para complicar ainda mais a equipe da casa, o atleta saiu lesionado.

O ultimo quarto começou com a equipe de Gaspar ficando na defesa do Buffalos e chutando o punt. De posse da bola, o ataque corupaense soube tirar proveito e com grandes corridas do RB #80 Nazgul, correu para anotar seu quarto TD na partida, e colocar o Buffalos a duas posses de bola de diferença. A equipe local ganhou novo folego com a volta de seu QB titular e avançou bem pelo campo, chegando a anotar um FG que foi anulado pela arbitragem devido ao cometimento de uma falta, mas na segunda tentativa acabou não obtendo êxito. Aí foi o Buffalos administrar o cronometro e se garantir na final com o placar de 26 a 17.

O Gaspar se despede do campeonato na terceira colocação e a Manada retorna ao mesmo local para a decisão contra o Santa Cruz Chacais no dia 05 de dezembro.