05/04/2016 - Buffalos retorna ao campeonato catarinense de futebol americano

Após uma temporada de afastamento do certame estadual, a Manada corupaense terá seu retorno aos gramados em partida válida pelo estadual neste final de semana.

Em sua curta história, pode se dizer que o Buffalos tem sua página escrita no futebol amercano de Santa Catarina, ao todo foram cinco participações no certame realizando 38 jogos, sendo 25 vitórias e 13 derrotas, chegou à final em três oportunidades, sagrando-se campeão em 2012, diante do Seminário praticamente lotado.

A última participação da equipe no estadual foi em 2014, quando terminou com a terceira colocação ao ser derrotado pela equipe do Joinville Gladiators na disputa da vaga na final e com isso marcou o final de uma era vitoriosa da equipe capitaneada por Juliano, Claus, Helton, Soimar, Urach, Géio, Volnei, Toni e tantos outros atletas que deram o sangue para defender nossas cores.

Agora com uma equipe totalmente reformulada, mas com os mesmos ideais, o Buffalos volta a disputar o mais antigo dos campeonatos regionais do futebol americano de grama do Brasil. O campeonato que chega a sua décima primeira edição e conta com a participação de seis equipes, além do Buffalos, Camboriú Broqueiros, Joinville Gladiators, Timbó Rex, Criciúma Miners e São José White Sharks/Istepôs completam o quadro de times.

Pela primeira vez o campeonato conta com quatro equipes que foram campeãs do torneio. Tem o tricampeão Joinville Gladiators (2009, 2010 e 2011), o bicampeão São José Istepôs (2013 e 2014), e com um título cada Corupá Buffalos (2012) e Timbó Rex (2015).

Para edição de 2016 o campeonato terá o seguinte formato. As seis equipes foram divididas em dois grupos, chave Norte, contando com Gladiators, Buffalos e T'Rex e chave Sul contando com Broqueiros, White Sharks/Istepôs e Miners, onde todos jogam contra todos nas chaves em partidas de ida e volta e os melhores quatro classificados no geral passam para a semifinal. Esta que sera disputada em partida única entre o 1º x 4º e 2º x 3º, e os dois vencedores jogam a disputa pelo título no SC BOWL XI.

O campeonato já teve a semana 1 com partidas em que o TRex venceu o Gladiators por 69 a 00 e o White Sharks/Istepôs também venceram o Miners por 32 a 09.

O Buffalos inicia sua participação jogando em casa neste sábado contra o atual campeão estadual e do Torneio Touchdown o Timbó Rex nas dependências do Seminário Sagrado Coração de Jesus em Corupá a partir das 14 horas.

Apesar da proximidade Buffalos e TRex se enfrentaram apenas duas vezes, em partidas válidas pelo campeonato catarinense de 2010, ainda quando a equipe timboense era conhecida como Rhinos e cada equipe venceu uma vez.

A equipe visitante apresentou um retrospecto quase que irretocável nestas últimas duas temporadas, obtendo as conquistas do campeonato estadual e do Torneio Touchdown em 2015 e foi vice campeão deste mesmo Torneio em 2014.

Já a equipe corupaense, após realizar uma parceria com a equipe de Jaraguá do Sul no segundo semestre de 2014, retornou as atividades em 2015 para reformulação do elenco e após um período de intensa evolução o Buffalos sagrou-se campeão da divisão Paraná da III Copa Sul e ficou com o vice campeonato da competição ao perder para o Santa Cruz Chacais na final.

Na fase de preparação para o campeonato o Buffalos enfrentou o Paraná HP Evolution e venceu por 20 a 0 e no desafio contra o Gaspar Black Hawks perdeu por 14 a 0. A equipe timboense não realizou amistosos preparatórios.

O jogo promete ser fortes emoções, e quem quiser acompanhar é só vir ao Seminário de Corupá. Os ingressos custam 5 reais e podem ser adquiridos no local.