24/06/2013 - Buffalos perde a final para Istepôs

Na tarde deste último domingo dia 23 ocorreu a disputa do VIII SC BOWL, a final do Campeonato Catarinense de Futebol Americano. A partida ocorreu nas dependências do Colégio Forquilhão, na cidade de São José, região metropolitana de Florianópolis e reeditou a final do campeonato anterior entre Buffalos e Istepôs.

Apesar de que os deuses do FA terem colaborado com um fim de semana agradável e possibilitado a realização do evento, as chuvas que atingiram a região na semana anterior deixaram o campo pesado e enlameado, dando mais um ingrediente para a decisão.

A equipe de São José chegou a final antecipadamente, pois foi a melhor da temporada regular vencendo seus cinco jogos, anotando 251 pontos e sofrendo apenas 14. A equipe estreou vencendo o Corupa Buffalos por 32 a 14, depois venceu o Itapema White Sharks por 40 a 0, o Balneário Camboriú por 80 a 0, o Criciúma Slayers por 84 a 0 e fechou sua participação vencendo o Bárbaros do Vale por 15 a 0.

Já a equipe corupaense não apresentou uma temporada sólida, com muitos desfalques durante o certame oscilou bastante, contudo ainda conseguiu a classificação como segundo colocado na última rodada, garantindo o direito de disputar o wild card. A trajetória da manada iniciou vencendo por 6 a 0 o Bárbaros do Vale, na segunda rodada foi derrotado por 32 a 14 pelo Istepôs, se reabilitou na histórica partida vencida por 106 a 0 diante do BC Lobos do Mar, recebeu e venceu o Slayers por 42 a 16 e encerrou a temporada regular vencendo o Itapema White Sharks por 40 a 0. Tendo como escores 4 vitórias e 1 derrota, anotando 208 pontos e sofrendo 48. No wild card recebeu e venceu com uma boa apresentação o Bárbaros do Vale, por 35 a 09.

A esperada partida final então aconteceria, de um lado o confiante Istepôs e do outro o Buffalos tentando defender o título estadual, e de quebra chegando a sua terceira final consecutiva.

Diante de um bom público, as equipes iniciaram a partida com a equipe de São José tendo a posse de bola e bastaram seis jogadas para abrirem o marcador com uma corrida de JP Ramos pelo meio da defesa corupaense (XP não convertido). O ataque de Corupá recebe a bola na linha de 20 jardas e ainda no primeiro drive o QB Helton sofre interceptação e Grudtner corre para anotar o segundo TD do Istepôs, com Crema convertendo o ponto extra.

De posse da bola o ataque de Corupá faz uma boa campanha, chegando a red zone, contudo não conseguiu converter, devolvendo a posse de bola para o Istepôs, que não perdeu tempo e já no primeiro drive conta com um apagão da defesa do Buffalos e atravessa o campo em mais uma corrida de JP Ramos, e com a conversão de dois pontos de Siqueira coloca 21 a 0 no placar ainda no primeiro quarto.

O ataque corupaense conseguiu alcançar a red zone adversária, mas novamente não converteu e logo na virada de quarto devolveu a bola. Mantendo a tônica do primeiro quarto o Istepôs partiu para cima e em uma boa trama do ataque conseguiu o quarto TD em mais uma corrida de JP Ramos, com conversão de dois pontos com T. Rodrigues.

Largando com as costas na parede o QB Helton não obteve sucesso em sua empreitada e foi tackleado por Gerson Santos dentro de sua própria end zone, sofrendo o safety, que concedeu a posse de bola e dois pontos mais ao Istepôs.

Com o ataque inspirado, o Istepôs caminhou rapidamente e já na red zone o QB Tay conectou passe com Siqueira que anotou a última pontuação do primeiro tempo (XP não convertido). Corupá ainda teve uma posse de bola, mas que não resultou em pontuação e ainda assim levava para o intervalo uma desvantagem gigantesca no placar.

Como de praxe, durante o intervalo ocorreu a premiação dos atletas destaque. Sendo agraciados os seguintes atletas:

Special Team: #88 TE William Pires de Oliveira do Criciúma Slayers

Novato: DT #95 Alexandre Henrique (Maguila) do Corupá Buffalos

Defesa: OLB #32 Guylherme Grudtner de São José Istepôs

Ataque: FB/RB #66 Thiago Rodrigues do São José Istepôs

MVP: LB/R #55 Eduardo dos Santos Mendes do Bárbaros do Vale

De retorno a partida, com um cenário improvável de uma virada o Corupá Buffalos recebeu a bola, e a situação ficou ainda pior quando ainda no primeiro drive o QB Helton sofreu a segunda interceptação e colocou o ataque do Istepôs em uma boa posição de campo, que logo trataram de aumentar o placar com o passe para o TD de Siqueira com a conversão de dois pontos de Coelho.

Na tentativa de anotar os primeiros pontos na partida, o ataque coruapaense lança mão de boas corridas, só que em um descuido da bola sofre fumble e a defesa joseense consegue anotar mais um TD, agora com Torquato (XP não convertido). Após o TD, o ataque da Manada não consegue produzir e devolve a bola, que pela primeira vez na partida a defesa corupaense impede uma investida e ganha a posse de bola, deixando-a para que o ataque último quarto.

O ataque novamente conseguiu um bom avanço, mas pecou em mais uma interceptação de Grudtner que correu para anotar mais um TD e com o resultado da conversão de Crema colocou 58 a 0 no placar.

O HC Deivis oportunizou a estréia do QB reserva Clóvis em uma final, mas também não foi feliz e em sua primeira jogada já foi interceptado e Alexandre Jr. anotou mais um TD e Crema converteu o XP.

O ataque corupaense novamente não conseguiu evoluir e devolveu a bola para o Istepôs que em um lançamento longo anotou o último TD da partida com a recepção de Andrade (XP não convertido) e finalizou o marcador em 71 a 0 confirmando o título da equipe do Istepôs.

A final não foi aquela esperada e o placar muito menos, mas refletiu a temporada apresentada pelas equipes. Por um lado o Buffalos superando diversos obstáculos que atrapalharam a caminhada da equipe, mas conseguindo alcançar a final, por outro a solidez da equipe do Istepôs que com um ataque e defesa eficientes levaram incontestavelmente o título.