24/04/2015 - Buffalos e Xoklengs empatam no I Desafio Cidade de Corupá de Futebol Americano

Neste final de semana, ocorreu a partida envolvendo o Corupá Buffalos e o Itaiópolis Xoklengs valendo pelo Primeiro Desafio Cidade de Corupá de Futebol Americano. O embate marcou dois importantes momentos, pelo lado da equipe itoipolense, era a sua estreia como full pads e pelo lado corupaense marcou o retorno aos gramados após onze meses e uma forte reestruturação.

A tarde nublada e com indícios de chuva não afastou os mais de trezentos e cinquenta torcedores que compareceram ao Seminário Sagrado Coração de Jesus. São Pedro colaborou e a chuva não veio, melhor para as equipes que puderam mostrar seu potencial em campo e apresentar um belo espetáculo.

Antes do kick off as equipes prestaram uma homenagem aos familiares do atleta Lucas Winter, que faleceu em um acidente automobilístico. Foi prestado um minuto de silêncio e a mãe do atleta recebeu uma camiseta do Buffalos oferecida pela torcida da Manada e pelo Blog Overtime do FA.

Com a bola em jogo o Xoklengs começou no ataque, saindo da linha de 25 jardas não obteve êxito em suas primeiras tentativas, acabou tendo que devolver a bola. O Buffalos caminhou bem pelo campo conseguindo três first downs, alternado jogadas de passe e corrida, contudo não conseguiu pontuar e também devolveu a bola para Itaiópolis.

Saindo da linha de 15 jardas, a equipe também alcançou bons avanços, mas esbarrou na defesa corupaense na porta da red zone e culminou com um tentativa falha de conversão de field goal, após um bad snap. Com o ataque comandado pelo QB #17 Caio em campo, já de cara conseguiu uma bela reverse de 25 jardas com Magrão, mas não foi bem aproveitada as oportunidades e após tentativas de passe não conectados, foi finalizado com mais um punt.

Desta vez o Itaiópolis saiu com as costas na parede, na linha de 02 jardas, mas conseguiu avançar até a linha de 34 jardas. Contudo, com a pressão da defesa corupaense e dois snaps errados voltou para a linha de duas jardas e pra piorar ocorreu o primeiro turnover da partida com a recuperação do LB #47 Denis, que deixou a equipe em ótima situação para pontuar. Melhor para o RB #23 que marcou seu primeiro TD pela equipe corupaense correndo pelo meio das trincheiras. Igor também foi o outro a pontuar pela primeira vez com a conversão do XP, colocando 7 a 0 no marcador.

Foi com um bom retornou da equipe de Itaiópolis que terminou o primeiro quarto da partida. O segundo iniciou com o bom trabalho da defesa corupaense que culminou com a interceptação do LB #47 Denis e a sua corrida de mais de 40 jardas para marcar o TD. Mais uma vez Igor converteu o XP colocando 14 a 0 para o Buffalos.

Nem bem deu tempo de comemorar, pois a equipe visitante tratou de impor outro ritmo para o jogo, pior para a defesa corupaense que não deu tempo de recompor a ausência do LB #47 Denis, que saiu lesionado após o TD. Em jogadas de efeito atravessou o campo e culminou com o TD do polivalente RB #99 correndo pela direita da linha corupaense. O XP tentado pelo mesmo #99 acabou sendo bloqueado.

A equipe corupaense não conseguiu se recuperar da pontuação e o ataque cede o primeiro turnover, melhor para a defesa itaipolense que recupera a bola em uma tentativa mal sucedida de reverse. Bola na linha de 21 jardas no ataque, mas o bom posicionamento da defesa corupaense novamente deu resultado, interceptação do SS #18 Ede dentro da endzone e um bom retorno pra linha de 42 jardas.

Sem produzir no drive o ataque corupaense devolve a bola e ajudado por falta pessoal coloca os visitantes em boa posição de campo que foi aproveitada por uma bela corrida de mais de 40 jardas no #80 para marcar o segundo TD da partida. O empate veio na conexão de passe do QB #7 para #80 dentro da endzone.

Mesmo com um drive muito bom do atleta WR #13 Jhonny, primeiro em um retorno de quarenta jardas e mais uma recepção de mais de 10 jardas o Buffalos não conseguiu pontuar e culminou com fumble na tentativa de quarta descida.

Melhor para Itaiópolis, que aproveitando a defesa de Corupá desajustada e novamente cruzou a linha do TD com o RB #99 para anotar o segundo TD na partida e também converter o XP. E não dava tempo para mais nada, melhor para a Manada que teria mais tempo para se ajustar.

No intervalo enquanto as equipes se preparavam para a outra metade do jogo, foi realizada uma disputa entre a torcida do Buffalos e do Xoklengs, onde quem acertasse um chute por entre as traves levaria uma bola para ele e outra para o time. A brincadeira foi promovida pela Federação Catarinense de Futebol Americano, com apoio do blog Overtime do FA que também doou camisetas para sorteio entre os torcedores. No intervalo também ocorreu o sorteio da Ação entre Amigos do Corupá Buffalos que distribuiu 15 prêmios, entre eles uma TV 42'', HD Externo e jogo de cama.

No retorno do intervalo o ataque itaiopolense começa com a bola, e com a defesa corupaense mais ligada e não dando chance para o ataque força a devolução e conquista uma boa posição de campo. Melhor para o QB #17 Caio e o RB #23 Thomaz que tramaram uma série de corridas pelo meio das trincheiras culminando com TD de Caio. O XP foi desperdiçado. A defesa corupaense entrou em campo e forçou mais um punt e o ataque corupaense avançou pelo campo com boas corridas e assim se encerrou o terceiro quarto.

O último quarto não começou nada bem para os corupaenses. Todo o avanço ganho acabou sendo perdido em dois bad snap, o segundo foi mais crítico pois foi na tentativa de punt, e que colocou os itaiopolenses na red zone. Melhor para #99 que marcou seu terceiro TD e converteu XP, colocando oito pontos de vantagem.

Mesmo com o bom retorno de Jhonny o ataque não cuidou da bola e com o fumble do QB Caio deixava em perigo as chances de reação. Mas a defesa agiu rápido e forçou o punt, devolvendo a bola para o QB #7 Clóvis, que tinha pouco tempo para atravessar o campo e após uma belo passe conectado com WR #13 Jhonny que deixou a bola a 2 jardas para a pontuação, o RB #23 Thomaz cumpriu seu papel correndo para o TD e para a conversão de dois pontos e empatar a partida.

Quem achava que as emoções paravam por aí se enganou, com menos de um minuto de partida deu tempo suficiente para uma interceptação do FS #21 Alexandre que deu a oportunidade do ataque pontuar novamente, mas o QB #7 Clóvis foi sacado e sofreu fumble dentro do campo de defesa. Com poucos segundos no relógio os Xoklengs foram para o FG, que praticamente definiria a partida. Mas aí, a defesa corupaense impôs pressão e não deu tempo para o chute na primeira tentativa e defletou a segunda recuperando a bola com o FS #21 Xande. Ainda deu chance para mais uma tentativa de ataque do QB corupaense, mas sem sucesso.

Com o final da partida terminando em empate de 28 a 28, uma grande exibição com emoção do início ao fim e diversos quadros durante a partida. Mesmo com equipes em formação foi apresentado um bom jogo e a equipe Itaiopolense levou a placa do Desafio como recordação de sua primeira partida full pads.

A equipe corupaense leva consigo a experiência da primeira partida de FA para a maioria dos atletas de uma elenco que esta em plena reformulação, tendo os rookies como a maioria de seu plantel.

O Buffalos agradece a Federação Catarinense de Futebol Americano pelo apoio na realização do evento, não esquecendo a equipe do Gaspar Black Hawks que nos emprestaram seus equipamentos de proteção, ao blog Overtime do FA e a Manada que compareceu para incentivar a equipe.

Crédiitos de imagens: Overtime do FA e Marceli Luiza Barufi

Confira mais imagens em: https://plus.google.com/photos/113835230778346293542/albums/6139579074376978353?banner=pwa