batalhão - Universidade Federal da Bahia

Batalhão

'Batalhão' é uma instalação, cujo o chão de um ambiente é forrado por milhares de envelopes brancos e vazios, dispostos num rígido alinhamento. Diante dessa forração de alta alvura, um único envelope de época, de órgão censor, onde a etiqueta apresenta o brasão da república junto com a escrita em caixa alta do termo 'ABERTA PELA CENSURA', fica disposto, solitário, em uma das paredes da sala. No canto oposto a essa parede, fica disposta no chão uma coluna de envelopes, correspondente ao número desses invólucros necessários para preencher a área restante, ou seja, de chão descoberto. Como escolha do espaço, dá-se importância a locais, cuja característica possa configurar como ambientes 'transitórios', ou de passagem. Esse fator é determinante, na leitura que esses envelopes no chão, impedem a livre circulação, uma vez que não é possível pisá-los.

Algumas leituras podem ser feitas diante desse conjunto de papéis, mais o documento da censura. A instituição (representada pelo envelope amarelado) fica numa altura acima de uma 'multidão' de mesmo objeto e comum (envelopes brancos), com as implicações que significam as relações de hierarquia. Pode-se pensar nas inúmeras correspondências que foram condenadas, desaprovadas e esvaziadas, que não encontraram seus destinatários. Os envelopes são brancos, como apagamentos provocados e desejados por regimes autoritários. E as abas, ligeiramente levantadas, remetem a pequenas lápides sem inscrições, além da contraditória impressão de estarmos diante de um mar, em 'pixels', com reflexos de seus movimentos.

(O projeto foi desenvolvido durante uma das edições da W residência, Ribeirão Preto, em 2018. Integrou, por meio de edital, à exposição coletiva 'Peles', com os artistas Élcio Miazaki, Mariana Whately, Weimar e texto curatorial de Yolanda Cipriano, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Salvador.)

ficha

Batalhão

2018/2019

instalação, envelopes brancos para cartas, envelope de época em invólucro

dimensões variáveis