acervo rotativo

Três trabalhos para a proposta Acervo Rotativo do Laerte Ramos, em que cada obra não deveria ultrapassar as dimensões de 5 x 5cm (bidimensional) e 5 x 5 x 5cm (tridimensional).



sombra

sinopse_

A emissão de formulário de selos comemorativos da série de trajes e uniformes militares, nos anos 1980 e em Brasília (em plena ditadura civil-militar), serviu de base para a criação desse trabalho. Elegeu-se a figura de um general com binóculo, para ser recortado e dobrado, de forma a sugerir o retorno dos responsáveis pelo passado sombrio da história no país.


fóssil (ou 'Prêmio ao comportamento') #1

sinopse_

O trabalho parte de uma medalha antiga de colégio militar, que era entregue aos alunos com bom comportamento. Uma das faces desse objeto, que na realidade as dimensões são mais próximas as de uma pequena moeda, foi pressionada contra uma porção de massa epóxi. Dessa forma, vemos o seu 'negativo' formando uma espécie de superfície 'espelhada', mas semelhante a um fóssil.


Para Horner e Muybridge (ou A persistência na retina)

sinopse_

Como referência, foram usadas imagens encontradas no manual brasileiro de treinamento militar e estudados os mecanismos de um zootropo (tambor giratório criado por William Horner no século 19 para trabalhar a ilusão óptica). Assim, por meio do modelo em papel, a imagem do soldado 'em movimento' encontra correspondência ao cavalo animado de Eadward Muybridge.



fichas técnicas_


título da obra: sombra #1

ano de produção : 2020

técnica/ material: objeto/ papel

dimensões: 50 x 50 x 50mm

país: Brasil



título da obra: fóssil (ou 'Prêmio ao comportamento') #1

ano de produção : 2020

técnica/ material: objeto/ massa epóxi

dimensões: 35 x 35 x 6mm

país: Brasil



título da obra: Para Horner e Muybridge (ou A persistência na retina)

ano de produção : 2020

técnica/ material: objeto/ papel e pvc

dimensões: 50 x 50 x 50mm

país: Brasil