nuvens(galeria antônio sibassoly)

Um álbum de fotografias foi desmontado para colocar, lado-a-lado, as folhas soltas desse material. A cada página, notam-se somente resquícios de papéis fotográficos, semelhantes a pequenas representações de nuvens (onde a cola não permitiu a total remoção). Ou então, a imaginação de nuvens de tempesdades quando arrancadas totalmente as fotos frente aos cartões cinzas, resultando em rastros mais discretos. Além dessa proximidade, vale lembrar que as nuvens de verdade também permitem relações com diversas formas conhecidas. As folhas de proteção das fotos foram todas retiradas, para permitir a leitura dos nomes e assim constatar a presença maciça de homens. Foram reservadas e excluídas, as únicas pranchas que identificavam o local, como a instituição de ensino e a denominação do curso, com o objetivo de não particularizar uma situação. O álbum é de uma época onde o estudo ainda era um privilégio masculino, e que faz lembrar as desigualdades que ainda persistem entre homens e mulheres..

Quanto ao subtítulo (ou ‘De Alcides a João’) deve-se,, sobretudo a uma desejada alteração, como se a sequência das imagens no álbum fosse outra,, subvertendo a tradição das ordens e níveis. Retratos de paraninfo, diretor e vice, homenageados, professores e outros funcionários, sempre são os primeiros, antes e acima dos formandos. ‘Alcides’ corresponde ao nome do primeiro aluno, e ‘João’ ao último não-estudante condecorado, embora a montagem no local expositivo, a ordem permaneça a original,: partindo da hierarquia institucionalizada, como algo ‘intocável’. Outro dado, é o do subtítulo envolver dois nomes masculinos, praticamente como a expressão ‘de para’, mas também como um reforço dos pares presentes em cada prancha.


obs.: A ação destrutiva em relação aos retratos, não partiu do artista. O álbum foi encontrado já com as fotos arrancadas. Há algumas hipóteses, como a de gerações posteriores terem desfeito do material, ou a de vendedores acharem que é mais fácil comercializar um álbum, sem imagens de pessoas que provavelmente não estão mais vivas nos dias atuais. Permanece uma pergunta constante: ‘Por que produzimos imagens, se elas correm o risco de serem destruídas, ‘apagadas’?’

Nuvens (ou 'De Alcides a João')

2020, álbum fotográfico de época desmontado, dimensões variáveis