teatro de sombras (2013)

A cidade de São Paulo, nos últimos anos, vem passando por um novo processo de explosão imobiliária. Com ela, seja pela globalização, e/ou pelas características de uma herança histórica de território colonizado, antigas referências arquitetônicas, de bairro, são apagadas, dando lugar a construções geralmente vazias de conceito e sem vínculo com o local. Certamente, essa característica não é exclusiva da capital paulista, encontrando ecos em outras metrópoles brasileiras.

Foram registrados diversos momentos de uma nova ocupação, desde a demolição dos antigos imóveis até o levantamento estrutural, passando pelas fundações. Mas para o ensaio, foram editadas imagens focadas nos operários, que lembraram um teatro de sombras chinesas, em alguns instantes com a fusão das cordoalhas de guindastes com as silhuetas desses trabalhadores, como referência às marionetes.

Mesmo num ambiente tão bruto e pré-determinado, que nos sugere o da construção civil, é possível assistir a ensaios de poéticas proporcionados pelos operários, significando uma contribuição entre as artes.

2014

2º Salão de Outono da América Latina - Société du Salon d’Automne e Memorial da América Latina

2013

1º Salão de Outono da América Latina - Société du Salon d’Automne e Instituto Victor Brecheret - São Paulo - Galeria L’oeil.

montagem fotográfica

90x80

2012/ 2013