Notícias do Mundo Científico

Prémio Nobel da Química 2023

"O Prémio Nobel da Química de 2023 distingue os cientistas Alexei Ekimov, Louis Brus e Moungi Bawendi, pelo seu contributo para a criação dos chamados “pontos quânticos” – partículas minúsculas de semicondutores que podem ser aplicadas em transístores, lasers ou computadores quânticos (sem ocupar muito espaço).​

Estes pontos quânticos têm, geralmente, entre dois e cinco nanómetros, ou seja, um milionésimo de milímetro – algo irrisoriamente pequeno. No entanto, é o formato destes nanocristais que permite pensar na sua utilização para criar processadores mais pequenos e rápidos, produzir semicondutores com menores custos (a maioria da nossa tecnologia, como a inteligência artificial, depende destes circuitos integrados) ou ainda no tratamento de cancro (colocando os pontos quânticos como “alvos”).  

A descoberta tem quase 30 anos e estes pequenos componentes, os mais pequenos da nanotecnologia, estão agora presentes nas televisões e lâmpadas LED para permitir maior qualidade das cores, por conseguir propagar outras frequências de luz, e até podem iluminar e guiar o trabalho dos cirurgiões.​"

Estas estruturas artificiais, criadas em laboratório (daí também lhes chamarem “átomos artificiais”), conseguem confinar os electrões em espaços minúsculos, o que, além de os tornar úteis nalgumas aplicações, também permite estudar como as partículas quânticas se comportam (um enigma que vai sendo desmontado pela física e pela química).

Ler mais 

Prémio Nobel da Física 2023

A física francesa Anne L’Huillier, cientista e professora da Universidade de Lund (Suécia), assim como colaboradora científica de longa data e cofundadora da Sphere Ultrafast Photonics, spin-off sediada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi galardoada com o Nobel da Física 2023. ​

O Prémio Nobel da Física foi atribuído a Pierre Agostini, Ferenc Kraus e Anne L’Huillier por átomos na mais pequena fração de segundo, anunciou hoje a Real Academia Sueca da Ciências. ​

Os cientistas laureados criaram métodos experimentais capazes de gerar impulsos de luz de attosegundos para o estudo da dinâmica de eletrões na matéria. Por outras palavras criaram uma “armadilha” rápida o suficiente para registar o que acontece aos eletrões em poucas dezenas de attosegundos (um atosegundo é 0,000 000 000 000 000 001 segundos ou 10-18  segundos), processos tão rápidos que até então eram impossíveis de observar. 

Ler mais 

Após 50 mil anos, o "cometa verde" voltou a passar na Terra

No final do passado mês de janeiro e no início do mês de fevereiro, o cometa C/2022 E3 (ZTF) cruzou o nosso céu, a uns estonteantes 207.000km/h. Após a sua primeira visita ao Homem Neandertal, o cometa esteve novamente na zona mais próxima ao Sol da sua trajetória - a cerca de 166 milhões de quilómetros deste -, passando a “apenas” 42 milhões de quilómetros da Terra… 


Apesar da sua “proximidade”, a “olho nu” não era possível uma boa observação do C/2022 E3, sendo confundível no “mar de estrelas” como um simples ponto verde no céu. No entanto, com recurso a um telescópio ou até mesmo a um par de binóculos, o cometa e a auréola verde que o rodeava, puderam ser admirados pelos observadores dos céus do Norte. 


A tonalidade verde é-lhe conferida pela presença de carbono diatómico (C2), um elemento radioativo contido na coma do cometa (envolvência do núcleo), que, através da absorção da radiação solar, irradia luz verde. Esta luz, por vezes, não atingia a cauda do cometa, dado ao facto de este elemento ser extremamente instável - não existindo sequer no globo terrestre - , dando a ilusão de “desconexão” entre o C/2022 E3 e o rastro de poeira que o precedia. 

 

Foi descoberto no ano passado pelos astrónomos Frank Masci e Bryce Bolin, munidos de um potente telescópio da Zwicky Transient Facility - daí “(ZTF)” integrar o seu nome - que permitiu distingui-lo de um mero asteróide, quando ainda se encontrava a 643 milhões de quilómetros do Sol.



Fonte: National Geographic, TSF, Nasa

19 de fevereiro 2023, Santo Tirso

Vacinas contra o cancro estão a revelar-se promissoras

Uma vacina contra o cancro educa as células imunológicas sobre a “aparência” de uma célula tumoral, permitindo que elas a procurem e destruam. As células T, um tipo de célula imune, carregam um recetor que pode reconhecer e se ligar a proteínas presentes na superfície das células tumorais chamadas de antígenos tumorais. Uma vez ligadas, as células T usam força mecânica para abrir um buraco na célula tumoral e destruí-la.

Os biólogos identificam esses antígenos tumorais através de tecnologia de sequenciamento que deteta diferenças específicas entre o DNA ou o RNA de uma célula saudável face a uma célula cancerosa. O truque é entender quais mutações gerarão uma resposta das células T, sendo um bom alvo para uma vacina.

As vacinas projetadas para atingir moléculas que são produzidas em excesso por células cancerígenas, mas também presentes em quantidades menores em células saudáveis, tendem a ter limitações e podem não iniciar uma resposta imune eficaz, havendo o perigo do sistema imunológico atacar células saudáveis. Um foco de estudo é encontrar moléculas-alvo chamadas neoantígenos que sejam específicas de tumores.

Mais desafios:

Por que algumas pessoas respondem melhor às vacinas contra o cancro do que outras e por quanto tempo elas ficarão protegidas?

As vacinas serão potentes o suficiente para causar o encolhimento do tumor de uma forma que seja clinicamente significativa?

Outras alternativas, como a engenharia genética de células T de um paciente - a chamada terapia com células CAR-T - para que possam reconhecer melhor as células tumorais, serão uma estratégia mais eficaz?

O novo "Planeta Habitável"

Um novo planeta, fora do Sistema Solar, que possui algumas características mínimas para a existência de vida, foi identificado por cientistas com base em dados do satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA, um satélite em movimento que procura exoplanetas, planetas fora do sistema solar que orbitem estrelas. Identificado como TOI 700 e, este corpo celeste está situado a 100 anos luz de distância da Terra, noutro sistema planetário, na constelação de Dorado. Possui 95% do tamanho do nosso planeta, levando 28 dias para orbitar TOI 700, uma pequena estrela vermelha anã.

Anteriormente à descoberta de TOI 700 e, os astrónomosdescobriram três planetas neste sistema, chamados TOI 700 b, c e d. O TOI 700 e está situado entre os planetas c e d, na chamada zona habitável otimista - faixa de distâncias onde a água líquida pode ocorrer na superfície de um planeta. Tal como o TOI 700 e, o TOI 700 d (descoberto em 2020) órbita na zona habitável.

Emily Gilbert, pós-doutoranda do laboratório de propulsão a Jato da Nasa, afirmou: “É um dos poucos sistemas com vários planetas pequenos e de zona habitável que conhecemos. Isto torna o sistema TOI 700 uma perspectiva interessante para acompanhamento adicional. O planeta “e” é cerca de 10% menor que o planeta ‘‘d”, então o sistema também mostra como as observações adicionais do TESS nos ajudam a encontrar mundos cada vez menores”

O resultado da descoberta da sua equipa foi apresentado na terça-feira, 10 de Janeiro 2023, na 241ª reunião da American Astronomical Society , em Seattle (EUA).

Um artigo sobre este Planeta recém-descoberto será publicado no jornal The Astrophysical Journal.


Prémio nobel da medicina

Atribuído ao biólogo sueco Svante Pääbk pelas suas descobertas na evolução do Homem a partir do genoma de hominídeos extintos.

O DNA de ossos muito antigos sofre alterações químicas, e é contaminado por micro-organismos e por seres humanos contemporâneos. Para estudar o genoma de hominídeos extintos era preciso encontrar DNA intacto no interior dos ossos fossilizados. Pääbo implementou um método único para atingir tal objetivo.

Entre os seus feitos científicos mais importantes está a sequenciação genética de um neandertal, a descoberta de uma nova espécie de hominídeo, os denisovanos, e ainda a identificação de um fluxo genético antigo (fruto da reprodução com formas evolutivas anteriores) com relevância fisiológica hoje, por exemplo, afetando a reação do nosso sistema imunitário a infeções.

A sua investigação abriu portas a uma nova disciplina, a paleogenómica, o estudo dos genomas antigos.

"Ao revelar diferenças genéticas que distinguem todos os humanos vivos de hominídeos extintos, as descobertas fornecem a base para explorar o que nos torna exclusivamente humanos". 


Este cientista atingiu, assim, um novo e mais moderno ponto de referência para sabermos de onde viemos e quem somos.

 


Prémio nobel da química

Foi atribuído no dia 6 de outubro de 2022 aos norte-americanos Barry Sharpless (pela segunda vez) e Carolyn Bertozzi, e ao dinamarquês Morten Meldal, pelo desenvolvimento da química “bioorthogonal” e da química de cliques.


O termo química “bioorthogonal” refere-se a qualquer reação química que pode ocorrer dentro de sistemas vivos sem interferir nos processos bioquímicos nativos. Já a química de cliques é um método que, através de uma série de rações químicas biocompatíveis, permite o encaixe (o clique) de biomoléculas e substratos, formando-se um novo produto. A junção da química de cliques e da química “bioorthogonal” permite a evolução da área farmacêutica, uma vez que possibilita a criação de biomoléculas com uma finalidade característica e sem perturbar a química normal da célula. Este desenvolvimento direcionou-se, principalmente, para a melhoria de medicamentos contra o cancro.

Deste modo, os cientistas conseguiram ultrapassar as fronteiras da química tendo grande impacto na ciência e sociedade. 

Após 59 anos, Júpiter volta a estar no ponto mais próximo da terra

Para os amantes de astronomia, no passado dia 26 de setembro de 2022, Júpiter esteve mais próximo da Terra e em oposição ao Sol, por isso permaneceu maior e mais brilhante do que em qualquer outra altura do ano.

A Terra e Júpiter não orbitam o Sol em circunferências perfeitas, o que significa que os planetas passam um pelo outro a distâncias diferentes. Este ano o maior planeta do Sistema Solar passou “apenas” a 591 milhões de quilómetros, o mais próximo que esteve do nosso planeta em 59 anos.

Esta aproximação beneficia missões espaciais para explorar o maior planeta do Sistema Solar 

Ler mais

Sonda dart

E se um asteroide como o que dizimou os dinossauros atingisse a Terra novamente?

Esta questão levou os cientistas a pensar numa solução para salvar a humanidade de tal ameaça.

No dia 26 de setembro de 2022 foi levado a cabo o 1° teste para desviar um asteroide através do impacto de uma sonda espacial não tripulada. A colisão da sonda DART com o asteroide Dimorphos pôde ser vista em direto da NASA, contudo os cientistas terão de esperar dias ou até semanas para averiguar o sucesso da missão. 

Ler mais

Telescópio espacial "james webb"

O telescópio espacial James Webb alcançou no dia 24 de janeiro a posição de observação, a 1,5 milhões de quilómetros da Terra, a partir de onde poderá observar as primeiras galáxias, formadas 'apenas' 200 milhões de anos após o princípio do Universo. 

Catarina Alves de Oliveira, da pequena freguesia de Afife, em Viana do Castelo, é uma das cientistas que está de forma remota ao leme do telescópio espacial James Webb, não tripulado. A astrónoma portuguesa trabalha desde 2011 no Centro de Operações Científicas da Agência Espacial Europeia (ESA), em Madrid, Espanha, onde é responsável pela calibração e monitorização de um dos quatro instrumentos do telescópio, o espetrógrafo NIRSpec.

Lê o artigo completo aqui 

Ou aqui 

Objeto misterioso em orbita na Terra enganou os cientistas

O objeto misterioso que está a orbitar a Terra desde há algum tempo é um foguete velho com 54 anos e não um asteroide, confirmaram astrónomos e peritos norte-americanos. 

Ler mais

Grande conjunção de júpiter e saturno

Neste final de ano, fomos presenteados com um acontecimento astronomicamente muito especial, que foi a conjunção entre os dois planetas, Júpiter e Saturno: uma nova “Estrela de Belém”. 

Ler mais

Algumas imagens do acontecimento 

Lua

A Lua é o satélite natural da Terra e um objeto astronómico incontornável na evolução da Humanidade. É o segundo astro mais brilhante no céu, depois do Sol. O seu diâmetro é cerca de ¼ do da Terra, sendo um satélite invulgarmente grande.

 A Lua teve desde sempre um impacto muito significativo nas sociedades e nas culturas humanas, através da arte e mitologia, mas também na língua e nos calendários. Mais recentemente, a Lua está ligada à conquista espacial. Em 2019, celebraram-se os cinquenta anos da primeira alunagem tripulada, por meio da missão Apollo 11.

Lê o artigo completo aqui. 

SALINIZAÇÃO DE SOLOS EM PORTUGAL

Salinização de solos refere-se à acumulação excessiva de sais no solo e é um problema que limita o potencial agrícola de Portugal. As suas causas (naturais ou antropogénicas), principais consequências e a extensão do problema serão discutidas neste artigo, assim como as soluções mais inovadoras para reverter ou mitigar o processo que se encontram em investigação, como a utilização de plantas (fitodessalinização). 

Lê o artigo completo 

MÁSCARA DA PESTE NEGRA

No século XIV, a Europa conheceu uma das doenças que mais marcou a história da humanidade: a peste negra. Contudo foi apenas no século XVII que um médico francês, Charles de Lorme, criou um traje para o médico da peste negra. Esta peça de vestuário caracterizava- se por um manto preto e uma máscara negra que tinha a particularidade de ter um bico no qual eram colocadas ervas aromáticas misturadas com palha. Este composto tinha a finalidade de filtrar os odores fétidos da peste negra, evitando a contaminação do médico, segundo a teoria miasmática 

Lê o artigo completo 

Nobel da Física vai para descobertas relacionadas com os buracos negros e objetos supermassivos

Nobel da Física vai para Roger Penrose pela descoberta dos buracos negros, que confirmaram Einstein, e para Reinhard Genzel e Andrea Ghenz pelo estudo do "objeto supermassivo" no centro da Via Láctea. 

Lê o artigo completo

Prémio Nobel da Química vai para inventoras do CRISPR, ferramenta de edição genética

O Prémio Nobel da Química foi entregue para Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna pelos desenvolvimentos na área da edição genética através de uma nova ferramenta: o CRISPR-Cas9, uma tesoura genética que permite alterar o ADN de animais, plantas e microrganismos com extrema precisão. Graças a este método, tem sido possível curar ou atenuar doenças de origem genética, como alguns tipos de cancro e doenças hereditárias como a miocardiopatia hipertrófica. 

Lê o artigo completo

A Terra está prestes a capturar uma nova mini-lua. Ficará por cá meio ano

A Terra está prestes a capturar uma mini-lua, que os astrónomos acreditam que ficará presa na gravidade do nosso planeta durante cerca de meio ano.

Recentemente, uma equipa de astrónomos descobriu o corpo celeste 2020 SO, que está numa trajetória de aproximação que provavelmente o fará ser capturado pela Terra.

Lê o artigo completo


Descoberto novo tipo de planeta no Deserto Neptuniano. Tem um “ano” que dura 19 horas

Uma equipa de cientistas da Universidade do Chile acaba de descobrir um novo tipo de exoplaneta, com um período orbital de 19 horas.

O exoplaneta foi encontrado a 260 anos-luz da Terra, no Deserto Neptuniano, uma área com baixa densidade planetária que, por possuir corpos gasosos semelhantes a Neptuno, permite aos cientistas estudar as atmosferas planetárias e resolver alguns dos mistérios relacionados com a sua formação e evolução.

Lê o artigo completo


O misterioso hexágono de Saturno é o lugar mais nublado do Sistema Solar 

O pólo norte de Saturno é um lugar peculiar, onde as nuvens formam um misterioso padrão hexagonal. Segundo os astrónomos, a região deverá possuir o sistema mais extenso de camadas de neblina já observado no Sistema Solar.

Lê o artigo completo

Qual é probabilidade de haver vida inteligente noutro planeta?

Há vida e inteligência noutro planeta para além da Terra? Esta é uma pergunta à qual ninguém pode dar uma resposta. Desde a antiguidade que o ser humano se questiona se está sozinho no Universo e, cada vez mais, esta é uma pergunta que nos gera curiosidade.

Lê o artigo completo

Astronautas transportados pela SpaceX já estão na Estação Espacial Internacional

Os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) Doug Hurley e Bob Behnken juntaram-se assim ao seu compatriota Chris Cassidy e aos cosmonautas russos Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner, sendo agora cinco os tripulantes da Estação Espacial Internacional

Lê o artigo completo

Um asteróide de dois quilómetros passou “perto” da Terra

Um asteróide de dois quilómetros passou nesta quarta-feira perto da Terra, sem representar qualquer perigo – ainda assim, os cientistas aproveitaram para estudá-lo ao pormenor e também recolher dados para conhecer melhor a sua órbita. Chama-se 1998 OR2 e seguia a uma velocidade de cerca de 30 mil quilómetros por hora. Ainda que em termos espaciais tenha passado aqui “perto”, estava a mais de seis milhões de quilómetros da Terra – cerca de 16 vezes mais do que a distância que nos separa da Lua. 

Lê o artigo completo

Cientistas resolvem o mistério da estranha rotação da atmosfera de Vénus

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas japoneses dá resposta ao mistério da estranha rotação da atmosfera de Vénus que gira muito mais rápido (cerca de 60 vezes) do que a superfície do planeta. 

Lê o artigo completo

Fotos inéditas do Sol revelam "fios magnéticos" na superfície da estrela

Imagens recém-divulgadas do Sol revelam que sua camada externa é repleta de "fios magnéticos" formados por plasma a milhões de graus. É o que mostra uma pesquisa conduzida por pesquisadores da Universidade de Lancashire Central, no Reino Unido As novas imagens revelam a presença de fios magnéticos com cerca de 500 quilómetros de largura onde gases eletrificados fluem de um lado para o outro. De acordo com os cientistas, o que causa a movimentação desse material e a formação dessa "teia" é um mistério. Por isso, o intuito da equipa agora é estudar como é que fios são formados e como a sua presença interfere nas explosões e nas tempestades solares.

Lê o artigo completo

Observações da estrela S2, que orbita um buraco negro super-massivo no centro da Via Láctea, mostram que ela não só comprova as previsões feitas pela Teoria Geral da Relatividade , como o faz de forma espetacular

Usando o telescópio VLT (Very Large Telescope), operado no Chile pelo Observatório Europeu do Sul, astrónomos têm rastreado a orbita de S2 em torno de um buraco à várias décadas. Depois de analisar os dados das observações, concluíram que a órbita de S2 não é uma elipse em posição fixa, mas muda de posição como um padrão espirográfico. O fenômeno espirográfico é conhecido como a precessão de Schwarzschild, e S2 provou agora que tais peculiaridades celestes são verdadeiras. O novo estudo confirma que a teoria de Einstein se verifica novamente.

Lê o artigo completo (Inglês)

Lê o artigo completo

Astrónomos detetam a mais poderosa e brilhante supernova alguma vez registada

Quando os astrónomos descobriram uma supernova em 2016, ela já causava espanto pelo intenso brilho que ofusca sua própria galáxia.

Agora, uma equipe internacional de cientistas acredita que a explosão da estrela ao morrer, conhecida como SN2016aps (e que ocorreu há quase quatro bilhões de anos), é a mais brilhante e possivelmente a mais forte já detectada.

Lê o artigo completo

Alterações climáticas ameaçam o mar profundo do Atlântico Norte

“As nossas projeções indicam que no futuro o habitat disponível quer para os peixes, quer para os corais de profundidade serão reduzidos significativamente essencialmente na parte sul do Atlântico Norte, onde a região dos Açores está incluída”, afirmou hoje o investigador Telmo Morato, em entrevista à agência Lusa. 

Lê o artigo completo

Morreu Katherine Johnson, a cientista da NASA que ajudou a Humanidade a chegar à Lua

Tinha 101 anos. Na despedida, a NASA agradeceu à mente brilhante que permitiu alargar as fronteiras do Espaço e que derrubou barreiras raciais e sociais.

Lê o artigo completo

Um planeta pode ter sido “roubado” do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas “roubam” planetas umas às outras – e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. 

Lê o artigo completo

A Terra pode ter uma nova (e temporária) mini-lua

A Terra pode ter um novo vizinho, ainda que temporário. Astrónomos do Catalina Sky Survey, programa financiado pela NASA, acreditam ter identificado um asteróide que ficou preso na gravidade da Terra – pode ser a sua nova lua.

Lê o artigo completo

Detetadas partículas fruto de atividade radioativa nas profundezas da Terra

Recorrendo ao detetor Borexino, do laboratório italiano de Gran Sasso, cientistas conseguiram detetar geoneutrinos, partículas que raramente interagem com a matéria, sendo, por isso, quase impossíveis de detetar.

“Os geoneutrinos são os únicos vestígios diretos dos decaimentos radioativos que ocorrem no interior da Terra e que produzem uma quantidade ainda desconhecida de energia impulsionadora de toda a dinâmica do nosso planeta”, afirmou Livia Ludhova, uma das cientistas que coordena o projeto científico do Borexino.

Criada molécula capaz de aproveitar todo o espectro da luz solar

Uma equipa de químicos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, criou pela primeira vez uma molécula capaz de recolher energia de todo o espectro da luz solar.

A nova molécula consegue aproveitar 50% mais energia do que as atuais células solares. 

A equipa de cientistas conseguiu demonstrar, pela primeira vez, que é possível recolher energia de todo o espectro visível da luz solar, incluindo o infravermelho de baixa energia.

Lê o artigo completo.

Nova Iorque será “casa” para um novo acelerador de partículas

O Departamento de Energia dos Estados Unidos anunciou a semana passada que vai construir um centro de investigação de ponta no campo da Física Nuclear no Laboratório Nacional de Brookhaven, em Nova Iorque.

Assim que estiver construído e pronto a operar, os cientistas poderão esmagar feixes de eletrões de alta energia em protões e núcleos atómicos maiores, procurando assim desvendar eventuais segredos do mundo da Física de Partículas. 

Lê o artigo completo.

Viriato e Lusitânia, eis os nomes escolhidos por Portugal para um exoplaneta e a sua estrela 

Para comemorar o 100º aniversário da União Astronómica Internacional (IAU, na sigla em inglês), mais de 110 países organizaram campanhas nacionais para atribuírem nomes a exoplanetas e às suas estrelas hospedeiras. Os resultados desta iniciativa foram anunciados numa conferência em Paris. Em Portugal, os nomes escolhidos foram Lusitânia (para a estrela) e Viriato (para o exoplaneta). Esta proposta partiu, de forma independente, de três escolas de Braga, Pombal e da Maia.

Lê o artigo completo

Os oceanos estão a chamar por nós, será que estamos a ouvir? 

É preciso agir agora. Temos de tomar consciência de que os nossos atos têm efeitos no planeta e é preciso efetivamente mudar a maneira como pensamos, para que as nossas escolhas e ações mudem.

Lê o artigo completo

Maior enigma da física moderna teria tomado rumo da resolução 

"Troika de Higgs" estaria por trás do desaparecimento da antimatéria. A descoberta deixa cientistas mais próximos de solucionar o mistério da formação do Universo.Três diferentes bósons de Higgs, conhecidos como a "troika de Higgs", seriam responsáveis pelo desaparecimento da antimatéria no Universo. Cientistas do Laboratório Nacional de Brookhaven de Nova York e do Departamento de Física e Astronomia da Universidade do Kansas desenvolveram uma teoria que poderia explicar o desaparecimento da antimatéria no Universo.

Lê o artigo completo

Trio ganha Nobel da Física por estudos sobre a evolução do Universo

O canadiano naturalizado americano James Peebles e os suíços Michel Mayor e Didier Queloz foram anunciados esta terça-feira como vencedores do Nobel da Física devido à contribuição para o entendimento da evolução do Universo e o lugar da Terra no Cosmos, informou a Academia Real das Ciências da Suécia.

Peebles foi premiado pelas descobertas teóricas em cosmologia física, enquanto Mayor e Queloz por identificarem um exoplaneta a orbitar uma estrela solar.

Lê o artigo completo 

Trio que desenvolveu baterias de iões de lítio divide Nobel de Química

O Prémio Nobel da Química de 2019 foi atribuído a John B. Goodenough, M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino “pelo desenvolvimento de baterias de lítio”, anunciou esta quarta-feira o Comité do Nobel na Real Academia Sueca das Ciências, em Estocolmo. Os premiados deste ano contribuíram para a possibilidade de “um mundo recarregável”. 

Lê o artigo completo

20 maiores empresas poluidoras respondem por um terço de toda a emissão de CO2 no mundo

Segundo a análise, publicada inicialmente pelo jornal britânico The Guardian nesta quarta-feira, as 20 empresas produtoras de petróleo, gás natural e carvão foram responsáveis por 480,16 bilhões de toneladas de dióxido de carbono e metano liberados na atmosfera nesse período.

Lê o artigo completo 

Desenvolvido sistema que conserva no frio órgãos humanos

Investigadores conseguiram arrefecer órgãos humanos a temperaturas abaixo dos zero graus e voltar a “aquecê-los” de forma a facilitarem transplantes.

A hipótese de os congelar não se coloca, porque os cristais de gelo causariam danos irreparáveis. A equipa usou uma técnica para baixar a temperatura de água até -6 graus centígrados, sem a congelar. 

Este avanço aumenta o tempo de vida dos órgãos disponíveis para transplante, aumentando o alcance deste procedimento. 

Lê o artigo completo

Gerador que produz energia a partir de calor da Terra pode um dia carregar o telemóvel

Com mais de mil milhões de pessoas ainda sem acesso à eletricidade, um gerador que a produza a partir do calor que irradia do chão apresenta-se como parte da solução.

Aaswath Raman, da Universidade da Califórnia, inventou um gerador que produz eletricidade à noite a partir do efeito termoelétrico. Esta pode ser parte da solução para alargar o acesso à eletricidade à população mundial.

A invenção da equipa tem um disco preto virado para cima, que arrefece à medida que “perde” o calor para o céu e um bloco de alumínio que vai aquecendo ao absorver o calor irradiado a partir do solo. Estes dois componentes ligam-se a um gerador termoelétrico que converte a diferença de temperatura em eletricidade.

Lê o artigo completo

Gelo no polo norte de marte

Uma imagem captada no mês de junho aos pólos de Marte mostra o pólo do hemisfério norte cheio de gelo. Estas fotografias foram captadas pela câmara de alta resolução da sonda Mars Express. 

Durante o inverno no hemisfério norte, o frio intenso causa a precipitação de quantidades significativas de dióxido de carbono para fora da atmosfera sobre o Polo Norte. Isto forma uma película fina no topo da camada polar permanente, que de outra forma consiste predominantemente em gelo de água

Os processos geológicos (vulcanismo, tectónica, água e gelo) pararam em Marte. No entanto, atualmente, as mudanças que podem ser observadas na superfície são causadas principalmente pelo deslocamento induzido pelo vento das areias escuras.

Lê o artigo completo

98% da Terra está a sentir o aquecimento global

O "impacto humano no meio ambiente tem uma consistência espacial inédita no contexto dos últimos dois mil anos", referem os autores de estudos agora publicados sobre o aquecimento global. 

Lê o artigo completo

Sabes o que são micro-plásticos?

Os micro-plásticos são um problema cada vez mais preocupante nos dias de hoje. Todos sabemos que os plásticos são um dos maiores problemas da atualidade, mas será que sabemos o que são micro-plásticos e os efeitos que provocam na saúde humana? 

Lê o artigo completo

Novos modelos climáticos mostram aquecimento global está pior do que se estimava

Investigadores estão a usar um conjunto de modelos climáticos que recorre a supercomputação para ser mais preciso e concluem que o planeta está a aquecer a um ritmo mais rápido do que se calculava até agora.

Lê o artigo completo