Loto do Tornesol

Estás pronto para testar o teu papel de tornesol caseiro? Ao mergulhares o papel em soluções diferentes, podes descobrir se a substância é ácida ou alcalina ( uma substância que se dissolve na água e enfraquece os ácidos). Quando fazemos experiências para determinar a porção de álcali ou de ácido de uma substância, dizemos que estamos a avaliar o pH dessa substância.

Precisas de

  • 2 tiras de papel de tornesol caseiro
  • 2 recipientes pequenos, um deles com tampa
  • 3 colheres de sopa de detergente líquido para louça
  • 1/2chávena de água
  • 1/4de chávena de vinagre
  • papel e lápis
  • papel de jornal

O que deves fazer

Primeiro lê “Qual o significado das mudanças de cor?”. Põe a água e o detergente líquido no recipiente com tampa, fecha-o e agita-o para misturar bem. Põe o vinagre no outro recipiente. Mergulha tiras do papel de tornesol nas soluções. Formula uma hipótese (adivinha) se a mudança de cor te vai indicar que a solução é ácida ou alcalina. Escreve o nome da solução (detergente líquido para louça e vinagre), e regista as respostas. Depois, seca as tiras de papel de tornesol nas toalhas de papel (cerca de 5 minutos) e põe-lhes rótulos com informação sobre as soluções em que foram mergulhadas e sobre as mudanças de cor verificadas. A tua hipótese ou suposição estava correta?

O que acontece

O papel de tornesol mergulhado no vinagre ficou mais vermelho. O papel de tornesol mergulhado na água com sabão ficou mais azul.

Porquê

O vinagre é o ácido acético, mas a água com sabão é um composto alcalino ou base. Os papéis de tornesol coloridos pelas bagas são testes positivos para determinar as substâncias que são bases ou ácidos.

Nota: Guarda os recipientes, o papel de tornesol, o papel e o lápis para a experiência seguinte.