A Fábrica de áGua

Nesta experiência, vais transformar-te num feiticeiro do química. Vais destilar a água, ou retirar o sal que ela contém, sem necessidade de muito equipamento químico caro. Achas impossível? Experimenta e vais ver.

Precisas de

O que deves fazer

Deita alguns grãos de sal no frasco de água. Mexe com uma colher e prova. A água tem que saber a sal; se não tiver, acrescenta-lhe mais alguns grãos de sal. Põe o frasco com a solução de sal dentro do microondas (sem tampa) durante 90 segundos, ou até a água ferver.

Não toques no frasco nem o retirares do microondas! A água está a escaldar!

Com cuidado, pega no frasco com uma luvas ou pano da louça dobrado e enrosca-lhe a tampa. (Melhor ainda, pede a um adulto que te faça isso.) Depois de o frasco ter arrefecido completamente, desenrosca a tampa e prova as gotas de água por baixo dela ou nas paredes do frasco.

O que acontece

As gotas de água nas paredes do frasco ou debaixo da tampa não sabem a sal.

Porquê

A água a ferver no frasco tapado produz vapor (vapor de água) que se condensa, sob a forma de gotas de água, nas paredes do frasco e na parte de baixo da tampa. O sal é um composto que não se liberta da água quando a fervemos, pois não assume a forma de vapor; por isso, não encontramos sal no vapor. Esta é uma boa maneira de purificar a água.