afinar um copo

Já descobrimos que um garfo não pode ser afinado, mas e se for um copo?

Precisas de

O que deves fazer

Coloca os copos ou as garrafas alinhados em cima do balcão da cozinha. (As garrafas de plástico não servem).

Não interessa os copos serem ou não do mesmo tamanho. Se forem, tanto melhor, pois torna-se mais fácil afiná-los. Enche-os com água, cada copo fica com menos água do que o da esquerda. Com o lápis, dá uma pancadinha leve, mas firme, na parte lateral de cada copo.

O que acontece

Cada copo emitirá uma modulação diferente. Quanto mais água houver, mais baixo será o tom. Designa o primeiro copo à tua esquerda por “Dó”, que é a primeira nota da escala musical. Dá um toque no cope seguinte. Se o tom corresponder ao segundo intervalo da escala, continua. Senão acrescenta ou retira alguma água até que o tom do copo seja uma oitava superior à do primeiro. Prossegue até os oito copos estarem afinados e te permitirem tocar uma escala musical.

Porquê

Sabemos que as vibrações dão origem ao som. Quando dás uma pancadinha na parte lateral de um copo, fazes com que ele vibre. A rapidez da vibração depende da quantidade de copos e de água utilizados. Quanto mais água houver, mais lentas se tornam as vibrações e mais intenso é o tom.

Para terminar

Alinha oito copos com tamanhos diferentes. Quantos mais diferentes melhor. Não te esqueças de que é a quantidade total de água que determina o tom do copo. Agora afina os oito copos de acordo com a escala musical e, para isso, deves acrescentar ou retirar água até cada som ficar uma oitava acima do anterior.