Papel flautista

Tens pulmões suficientemente bons para soprar um papel escondido atrás de uma garrafa e fazer com que toque com uma flauta?

Precisas de

O que deves fazer

Corta uma tira de papel de bloco com 10 cm de comprimento e 1.25 cm de largura. Faz uma dobra numa das extremidades com cerca de 0.75 cm. Aplica um pouco de fita-cola na extremidade dobrada e cola o papel ao tampo de uma mesa. Coloca uma garrafa grande na mesa, entre ti e o papel.Põe a garrafa a cerca de 0.75 mm do papel e sopra diretamente para a garrafa, que se encontra diante de ti. Vai olhando para a tira de papel enquanto sopras com força, ao de leve, depressa e devagar.

O que acontece

Quando sopras com força, mesmo que o faças para a garrafa e não para o papel, este começa a dobrar-se e a emitir a som da flauta.

Porquê

O ar em movimento percorre uma superfície curva, não se propaga em linha reta, como acontece com os raios de luz.Mesmo que o teu sopro seja desviado quando atinge a garrafa, parte dele mantém-se à volta da garrafa e alcança a tira de papel.

Para terminar

Afasta-te da garrafa e vê a que distância ainda consegues soprar para que o papel flauteie. Aproxima ou afasta papel da garrafa experimenta. Não te esqueças é de fazer um minuto de intervalo quando sopras para não ficares tonto.