Curiosidades

O que acontece se tivermos gripe e covid-19 ao mesmo tempo?


Ter as duas doenças presentes em simultâneo ameaça sobrecarregar os sistemas de saúde e colocar vidas em risco de forma inédita. Isto sem esquecer que existe a possibilidade de uma estirpe da gripe aviária estar à espreita nos mercados de aves, podendo passar para os humanos e provocar uma pandemia sobreposta.

https://www.natgeo.pt/ciencia/2020/09/o-que-acontece-se-tivermos-gripe-e-covid-19-ao-mesmo-tempo



Uma mensagem para os futuros cientistas

Tal como todos vocês, andamos todos a trepar pelas paredes. Depois de termos esgotado os filmes e as séries para ver decidimos tornar-nos úteis e ajudar a melhorar a tua quarentena.

A Eucleia vai tornar-se mais ativa e vai apresentar-te com mais desafios e atividades para fazeres em casa. (Prometemos que nada vai explodir!)

Por estarmos ligado à ciência, compreendemos a importância de nos proteger deste vírus. Por isso queremos pedir-te que permaneças em casa. Cada vez que sais aumentas a probabilidade de seres infectado. Junta-te a nós e fica em casa!

Estar na nossa equipa é muito fixe, só tens de fazer algumas coisinhas: não sair de casa, cumprir as tarefas dadas pelos teus professores e divertir-te com as atividades que te propomos. Visita as páginas Desafios e Atividades em Casa. Tens ainda muito que aprender nas páginas Curiosidades e Vídeos.

É normal que estejas assustado e com saudades dos teus amigos. Admite, nunca quiseste tanto ir para a escola! Mas não precisas de ter medo. Lembra-te que estás seguro em casa. E quanto aos teus amigos, porque não convencê-los a fazer experiências e mandar-te um vídeo? Assim podem formar uma equipa de cientistas à distância. Podes partilhar connosco as tuas experiências.

Junta-te a nós!

Foi possível a reconstrução facial em 3D  que revela “retrato de múmia” egípcia com milhares de anos


Há milhares de anos, uma criança egípcia contraiu uma doença mortal – provavelmente pneumonia – e acabou por morrer. Na altura, o seu corpo foi mumificado e sepultado. Os restos mortais foram embrulhados em faixas de linho cruzadas, onde estava presente um retrato do seu rosto.

https://zap.aeiou.pt/reconstrucao-facial-3d-mumia-348039


7 invenções que foram criadas muito antes do que se imagina

Cada vez mais o mundo se torna tecnológico, com avanços significativos na ciência e na medicina. Como estamos acostumados a vivenciar novas tecnologias todos os anos, é difícil imaginar que grandes invenções foram criadas há muito tempo. A vacina, por exemplo, foi desenvolvida no século XVIII.

Confira sete invenções que foram criadas muito antes do que se imagina.

Vacina (1796)

Foi em 1796 que o médico inglês Edward Jenner desenvolveu a primeira vacina do mundo. Na época, ela prevenia a contaminação por varíola, doença infecciosa que foi a primeira a ser erradicada por meio da imunização.

Bateria (1800)

Em uma de suas observações, o cientista italiano Alessandro Volta percebeu que quando duas sondas de metais diferentes eram colocadas em determinadas soluções químicas era produzida eletricidade.

Esse experimento foi um grande primeiro passo para o desenvolvimento das baterias e pilhas que conhecemos hoje. Daí que o sobrenome dele serviu de inspiração para a unidade de medida de tensão elétrica: volts.

Microfone (1876)

Ao perceber que a transmissão do telefone de Alexander Graham Bell era fraca, Emile Berliner criou o primeiro microfone, em 1876. Mesmo com pouco conhecimento de eletricidade, ele conseguiu amplificar o som do aparelho. Esse fato impressionou tanto Graham Bell que a Bell Telephone Company comprou a patente de Berliner e foi a primeira empresa a comercializar o item.

Drone (1917)

Em 1917 foi lançada a primeira aeronave sem piloto. Era um drone, controlado por rádio e baseado na tecnologia RC de Nikola Tesla. Apesar de ter sido criado com o objetivo de ser uma bomba voadora, ele nunca foi usado em combate.

Internet (1969)

Chamado de Arpanet, o início da internet queria interligar laboratórios de pesquisa nos Estados Unidos. Em 1969, um professor da Universidade da Califórnia mandou o primeiro email da história a um amigo de Stanford. No auge da Guerra Fria, o sistema foi criado como uma garantia de que a comunicação entre militares e cientistas continuaria mesmo em caso de bombardeios.

Telemóvel(1973)

Foi na década de 1970 que a Motorola lançou o primeiro telemóvel do mundo. Na época, o modelo pesava 1 quilo, tinha 25 centímetros de comprimento e 7 centímetros de largura.

A primeira ligação realizada com o aparelho móvel foi feita em uma rua de Nova York pelo engenheiro eletrônico da Motorola, Martin Cooper. O cientista ligou para o concorrente Joel Engel, engenheiro da AT&T.

GPS (1978)

Apesar de só ser disponibilizado para os consumidores nos últimos anos, o GPS já existe há algum tempo. Conhecido como Navstar 1, o primeiro satélite alcançou a órbita em 1978. Mesmo não estando mais lá, foi um importante passo para uma nova era de interconectividade no mundo.

Como muitas das invenções tecnológicas, o GPS foi criado com objetivo militar. O aparelho foi desenvolvido para vários fins, como garantir uma entrega precisa de armas e monitorar explosões nucleares.

Vírus geneticamente modificado pode curar o daltonismo

Uma terapia genética experimental promete trazer cor à vida de pessoas com a forma mais grave de daltonismo, também conhecida por acromatopsia. Os daltónicos sofrem grandes dificuldades, e alguns chegam a não conseguir distinguir as cores dos objetos. 

Lê o artigo completo.

PORQUE CHORAMOS AO CORTAR CEBOLA?

Por que choramos ao cortar cebola? A explicação é simples: o fato de chorarmos ao cortá-la, tem a ver com uma substância liberada pela cebola. O que acontece é que uma das células da cebola é rica em sulfuretos, enquanto a outra é rica em enzimas. Quando cortada, as células da cebola se misturam, ocorrendo uma reação entre suas substâncias que resulta numa terceira: o ácido sulfênico. Esse ácido é transformado em gás e, quando em contato com a água, uma fraca solução de ácido sulfúrico é produzida. Como os olhos estão sempre úmidos, ocorre essa transformação do gás em ácido e, consequentemente, acontece a irritação dos olhos. 

PORQUE O GÁS HÉLIO AFINA A VOZ?

Afinal, quem nunca se perguntou por que o gás hélio afina a voz? Pois bem, o ar que respiramos é constituído por cerca de 78%  de gás nitrogênio (N2). O que acontece é que o gás hélio é bem mais leve que esse ar que respiramos (cerca de 7 vezes mais leve). A velocidade de propagação do hélio é, então, maior que a propagação do ar atmosférico. Por isso, quando o hélio é inalado, a velocidade com que a voz se propaga é bem maior se comparadas com as condições normais. Consequentemente, a frequência da voz se altera, provocando um timbre mais fino. De maneira análoga, se você inalasse um gás mais denso, a voz se propagaria em uma menor velocidade e engrossaria.

Como funciona um micro-ondas?

Um forno tradicional aquece tudo o que se coloca no seu interior. Será que o mesmo acontece com um micro-ondas? experimente fazer o seguinte:

Os copos ficaram à mesma temperatura? Se não, qual ficou mais quente?

Um micro-ondas não funciona como um forno tradicional: as micro-ondas apenas aquecem a água. As micro-ondas provocam um aumento da oscilação das moléculas de água, aumentam as colisões entre moléculas e, consequentemente, a temperatura.

O aquecimento dos alimentos dá-se, então, porque em geral na sua composição existe uma grande quantidade de água. É também por isso que sentimos que o copo que contém água está quente (porque aquece a água no seu interior) e o copo vazio não!

Dureza da água

A dureza da água é uma propriedade relacionada com a concentração de iões de determinados minerais dissolvidos na água. A dureza da água é geralmente causada pela presença de sais de Cálcio e de Magnésio. 

As águas provenientes de zonas calcárias são mais duras do que as águas provenientes de zonas graníticas. 

A água dura não dissolve bem o sabão ou detergente, tem um sabor desagradável e promove a deposição de calcário nas canalizações, máquinas de lavar roupa e louça, ferros a vapor e por vezes nas torneiras e chuveiros. 

O tempo não é absoluto 

A sensação que temos do tempo é a de que ele é algo absoluto, isto é, que passa da mesma maneira em todos os pontos no universo. As teorias da Física, no entanto, revelam que não é isso o que acontece, ou seja, um segundo que passa aqui na Terra não corresponde a um segundo para os demais pontos do universo.

Se um objeto estiver próximo da velocidade da luz ou sob efeito de um campo gravitacional muito intenso, o tempo será distorcido e marcado de uma forma diferente em relação à Terra. Caso um viajante espacial saia da Terra e percorra o espaço a uma velocidade próxima da velocidade da luz durante um ano, ao retornar, perceberá que, para as pessoas na Terra, a sua viagem durou décadas.

Olhar para as estrelas é ver o passado 

A imagem à esquerda é da Nebulosa da Águia, também conhecida como os Pilares da Criação. Esse corpo celeste foi detetado pelo telescópio espacial Hubble em 1995 e está a uma distância de 7000 anos-luz da Terra. Isso significa que a luz demora 7000 anos a percorrer a distancia entre a Nebulosa e a Terra, portanto, a imagem registrada pelo Hubble em 1995 corresponde ao estado em que a Nebulosa se encontrava 7000 anos atrás. 

Polo norte magnético encontra-se no hemisfério sul do planeta

Todos sabemos que a terra é um gigante íman, isto porque no núcleo externo da Terra, acredita-se haver ferro e níquel fundidos. Este fluido está em constante movimento, o que gera correntes elétricas e, por consequência, um campo magnético. 

Pólos magnéticos opostos atraem-se. Como o pólo norte de uma bússola aponta para o pólo norte geográfico, podemos concluir que este corresponde a um pólo sul magnético.

Jogando cartas com a química

Há quem diga que o momento "eureka" aconteceu quando Mendeleev estava a jogar o seu jogo de cartas favorito, o Solitário. O químico decidiu usar o formato do jogo para criar uma ordem na tabela periódica: no Solitário as cartas estão organizadas tanto pelo naipe, horizontalmente, como pelos números, verticalmente.

Como resultado, organizou um conjunto de cartas representando os elementos conhecidos e escreveu o peso atómico e as propriedades do elemento nas cartas.

Em fevereiro de 1869, Mendeleev se esforçou por organizar as cartas com os elementos, experimentando várias sequências e finalmente reparando que havia algumas lacunas na ordem de peso atómico.

Primeiro elemento descoberto

O primeiro elemento químico a ser descoberto foi o fósforo que é representado na tabela pela letra P.

O alquimista alemão Henning Brand descobriu o fósforo usando 50 baldes de urina. Aguardou duas semanas e ferveu a mistura. O resultado foi uma substância pegajosa e transparente que o próprio Henning chamou de phosphorus.

http://casaamericana.com.br/o-que-voce-ainda-nao-sabe-sobre-a-tabela-periodica/

Alternativas às palhinhas de plástico

As palhinhas de plástico têm uma duração média de 4 minutos. Depois, demoram 400 anos a decompor-se. Isso significa que daqui a mais de dez gerações, os seres vivos ainda vão estar a conviver com o pedaço de plástico que foi hoje deitado para o lixo.

A alternativa para este problema está mesmo à tua frente.

Laváveis, reutilizáveis e muito duráveis, as palhinhas de aço inoxidável (ou bio-degradáveis) são a opção perfeitas para o teu dia a dia e para festa!

Estas são uma alternativa às palhinhas de plástico e podem ser usadas em qualquer bebida.

Sabias que não existem fotografias da Via Láctea?

As fotografias que podes ter visto e associado com a Via Láctea são na verdade de uma galáxia vizinha. Chama-se Andrómeda e está localizada a cerca de 2,54 milhões de anos-luz .

Estas duas galáxias são galáxias espirais e apresentam muitas semelhanças.

Voyager 1 é, até ao presente, o objeto criado pelo Homem mais distante da terra. Foi lançada à 42 anos e localiza-se a 146 UA . Como podes ver na segunda imagem a sonda está bastante distante da terra. Mas a  distancia necessária para fotografar a Via Láctea é imensamente maior e, por isso, teremos de continuar a usar galáxias como Andrómeda para visualizar a Via Láctea.

Descobre mais sobre Voyager 1

Descobre mais sobre Andrómeda

Porquê que não se deve colocar objetos metálicos num forno micro-ondas?

O forno de micro-ondas emite micro-ondas com frequência na casa de 2,5 GHz. A característica interessante desta faixa de frequência é que a radiação excita, de forma considerável, as moléculas assimétricas, como a da água, óleos e açúcares. Desta forma, quando o eletrodoméstico é utilizado para aquecer os alimentos, apenas estas moléculas aumentam sua energia interna, provocando um aumento de temperatura. 

O campo elétrico presente no interior do forno provoca o surgimento de correntes elétricas nos metais, os quais acabam sendo carregados e aquecendo rapidamente, podendo causar incêndios.