eucleia

Armas químicas:

Trabalho realizado no âmbito de cidadania.

Autores: Maria Ferreira, n.º17

Miguel Costa, n.º22

Tânia Costa, n.º27

11.ºA


Quando várias pessoas gostam muito do mesmo assunto e se reúnem para colocar em prática essa paixão, surge o que chamamos clube. Assim, os que amam futebol reúnem-se para criar um clube de futebol. Quem adora cinema, um cineclube. E os loucos por ciência? Será que se reúnem para criar clubes de ciência? Mas é claro! Agora, o que se faz num clube assim?

desafio ja

Básico: Responde aqui

Secundário: Responde aqui

desafio novembro

Básico: Responde aqui

Secundário: Responde aqui

desafio outubro

Para quem já não se lembrava, o Halloween é já este mês, e como não podemos sair de casa deixamos aqui estes desafios relacionados com as velas que chamam os espíritos!

Básico: Conheces a experiência da "Vela que levanta a água?" Na imagem está representada esta experiência. Porque achas que a água começa a entrar no copo?

Responde aqui

Secundário: A queima de uma vela parece um simples evento de combustão, mas qual será a química por trás desse evento? Consegues explicar de forma reduzida?

Responde aqui

desafio junho

Sabes qual é a tua pegada ecológica?

Descobre clicando aqui

Como funciona um micro-ondas?

Um forno tradicional aquece tudo o que se coloca no seu interior. Será que o mesmo acontece com um micro-ondas? experimente fazer o seguinte:

  • colocar num micro-ondas um copo cheio de água;

  • ao lado, colocar um copo igual, mas vazio;

  • ligar o micro-ondas durante 30 segundos.

Os copos ficaram à mesma temperatura? Se não, qual ficou mais quente?

Um micro-ondas não funciona como um forno tradicional: as micro-ondas apenas aquecem a água. As micro-ondas provocam um aumento da oscilação das moléculas de água, aumentam as colisões entre moléculas e, consequentemente, a temperatura.

O aquecimento dos alimentos dá-se, então, porque em geral na sua composição existe uma grande quantidade de água. É também por isso que sentimos que o copo que contém água está quente (porque aquece a água no seu interior) e o copo vazio não!

O que é um átomo?

Publicado por: Stated Clearly

Encontra mais vídeos aqui.

Uma mensagem para os futuros cientistas

Tal como todos vocês, andamos todos a trepar pelas paredes. Depois de termos esgotado os filmes e as séries para ver decidimos tornar-nos úteis e ajudar a melhorar a tua quarentena.

A Eucleia vai tornar-se mais ativa e vai apresentar-te com mais desafios e atividades para fazeres em casa. (Prometemos que nada vai explodir!)

Por estarmos ligado à ciência, compreendemos a importância de nos proteger deste vírus. Por isso queremos pedir-te que permaneças em casa. Cada vez que sais aumentas a probabilidade de seres infectado. Junta-te a nós e fica em casa!

Estar na nossa equipa é muito fixe, só tens de fazer algumas coisinhas: não sair de casa, cumprir as tarefas dadas pelos teus professores e divertir-te com as atividades que te propomos. Visita as páginas Desafios e Atividades em Casa. Tens ainda muito que aprender nas páginas Curiosidades e Vídeos.

É normal que estejas assustado e com saudades dos teus amigos. Admite, nunca quiseste tanto ir para a escola! Mas não precisas de ter medo. Lembra-te que estás seguro em casa. E quanto aos teus amigos, porque não convencê-los a fazer experiências e mandar-te um vídeo? Assim podem formar uma equipa de cientistas à distância. Podes partilhar connosco as tuas experiências.

Junta-te a nós!

INTRODUÇÃO

O Clube Científico do Agrupamento D. Dinis - Eucleia tem como finalidade a criação de um espaço de debate e experimentação de ideias sobre ciência e tecnologia. Assim, o Clube é um espaço de ensino não formal onde a aprendizagem está focada no aluno, cabendo ao professor o papel de supervisor e de dinamizador.

A metodologia utilizada pelo clube passa pela diversificação das atividades de modo a satisfazer a curiosidade, as necessidades, os interesses e as expetativas dos alunos. Pretende-se, igualmente, com este clube cativar o interesse cientifico dos alunos do ensino básico e secundário. Para responder às transformações que ocorrem no mundo, é fundamental que os nossos alunos sejam preparados para agir com cidadania, de maneira a compreender as questões científicas e tecnológicas, cada vez mais presentes no quadro mundial, bem como interferir positivamente na comunidade da qual fazem parte. Acresce a necessidade de agir criticamente, emitir opinião, perceber que fazem parte do ambiente e que nele podem provocar transformações.

Envia sugestões para eucleia.dinis@gmail.com