O SITE

O PALEOEDUCA é um site sobre paleontologia dedicado aos professores, estudantes, pesquisadores e demais interessados no tema. O site foi desenvolvido durante o curso "PALEOEDUCA: a paleontologia na educação de Candelária" realizado entre março e agosto de 2019. O objetivo principal do curso foi instrumentalizar os professores que atuam na Educação Infantil e Básica do município de Candelária sobre conteúdos relativos à Paleontologia, visando uma melhor inserção desta ciência nas suas práticas em sala de aula.

O município de Candelária, situado na região da depressão central do Rio Grande do Sul, de longa data é conhecido por sua riqueza fossilífera no que tange, especialmente, os fósseis de vertebrados que viveram no período Triássico. Importantes descobertas foram feitas em afloramentos fossilíferos de Candelária, incluindo várias espécies inéditas para a ciência, como o dinossauro Guaibasaurus candelariensis, o procolofonoide Candelaria barbouri, os cinodontes Riograndia guaibensis, Irajatherium hernandezi e Botucaraitherium belarminoi, o dicinodonte Jachaleiria candelariensis, entre outros. Comparativamente a outras localidades triássicas do estado, Candelária ocupa uma posição privilegiada por conter camadas fossilíferas de idades distintas, que contem associações faunísticas diversas e representativas de grande porção do período Triássico. Um trabalho extremamente valoroso, no sentido de promover o conhecimento sobre os fósseis de Candelária vem sendo feito há alguns anos pelo Museu Aristides Carlos Rodrigues, em parceria com o Departamento de Paleontologia e Estratigrafia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, incluindo trabalhos de campo para prospecção de fósseis, preparação em laboratório, divulgação dos achados em eventos científicos, publicação de trabalhos em periódicos especializados, e divulgação junto à mídia. Paralelamente a isso, o Museu Aristides Carlos Rodrigues tem conquistado algumas melhorias (instalações, mobiliário, equipamentos) que permitem oferecer uma melhor infraestrutura ao público visitante e desenvolver atividades educacionais juntos às escolas da região. Apesar desses avanços, foi constatado que grande parte da população candelariense não tem conhecimento sobre a riqueza fossilífera que existe no município e que, nas escolas da rede pública e privada, apesar de haver iniciativas pontuais e meritórias de se trabalhar a Paleontologia em sala de aula, esta área do conhecimento ainda não é trabalhada com o destaque que mereceria em uma comunidade que está “debruçada” sobre seus fósseis. O Museu, na busca de espaço para inserir o conhecimento emanado do patrimônio fossilífero local ao meio estudantil, levou tal preocupação para a estrutura administrativa escolar de Candelária e aproximou a Secretaria de Educação ao Departamento de Paleontologia e Estratigrafia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Assim, em face desta constatação, e com o objetivo de transformar este cenário, a Secretaria de Educação de Candelária em parceria com a UFRGS, conceberam o Curso de Extensão “PALEOEDUCA: a Paleontologia na Educação de Candelária”, voltado para professores de educação básica que atuam no município.

Como resultado do Curso, mais de 40 práticas pedagógicas foram construídas pelos 60 professores participantes. Muitas destas propostas, que incluem jogos e outras atividades lúdicas com foco principal nos vertebrados fósseis de Candelária, encontram-se disponibilizadas na página PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

A ideia de se construir este site também floresceu dentro do Curso, e cresceu! Assim, o intuito principal desta página é apresentar o melhor do conhecimento sobre a paleontologia, valorizando o patrimônio fossilífero de Candelária, bem como oportunizar a estudantes e professores da Educação Infantil e Básica um espaço de pesquisa, informação e diversão.

FICHA TÉCNICA DO SITE

Criação

Diego dos Santos

Autoria dos textos

Agustin Guillermo Martinelli (Cinodontes)

André Barcelos Silveira (Dinossauros)

Bianca Martins Mastrantonio (Sphenodontia e Rauisuchia)

Francesco Battista (Dicinodontes)

Heitor Francischini (Icnofósseis)

Leonardo Corecco de Queiroz (Rincossauros e Temnospondyli)

Marina Bento Soares (Cinodontes)

Maurício Rodrigo Schimitt (Cinodontes)

Pedro Henrique Fonseca (Cinodontes)

Tainara Medeiros (Icnofósseis)

Vanessa Eschiletti (Cinodontes)

Voltaire Dutra Paes Neto (Proterochampsia, Procolophonia e Erpetosuchidae)

O CURSO

O curso PALEOEDUCA: a paleontologia na educação de Candelária, foi realizado no município de Candelária-RS entre março e agosto de 2019 com encontros mensais que somaram 80 horas (40 horas presenciais e 40 horas à distância). Foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Prefeitura Municipal de Candelária, Laboratório de Paleontologia de Vertebrados IGEO/UFRGS e Museu Municipal de Candelária Aristides Carlos Rodrigues.

Ministrantes:

  • Profa. Dra. Marina Bento Soares
  • Prof. Dr. Cesar Leandro Schultz

Tutores:

  • Veridiana Ribeiro
  • Lucca Cunha


Leia a seguir o programa do curso:

PROGRAMA CURSO PALEOEDUCA 2019.pdf

REALIZAÇÃO

contato | paleoeduca.candelaria@gmail.com