o que é paleontologia?

Paleontologia é uma ciência que estuda os aspectos da vida na Terra em períodos geológicos passados, analisando os fósseis de animais e vegetais que habitaram essas épocas.

A partir do estudo dos fósseis, os paleontólogos descobrem diversas informações sobre o ser fossilizado (comportamento, alimentação, ambiente onde vivia, causa da morte etc) e de como era a vida no planeta em períodos geológicos passados.

como se tornar um paleontólogo?

Como essa ciência se dedica a escavar e a estudar os fósseis – restos ou vestígios de seres vivos –, ela faz uma ponte entre a biologia e a geologia. Por isso, o aspirante a paleontólogo deve buscar um curso de graduação em uma das duas disciplinas, para depois seguir a pós-graduação em paleontologia. A partir daí, ele provavelmente terá de escolher uma área de especialização. “As principais são micropaleontologia (que estuda microfósseis, as formas de vida mais primitivas, como algas e bactérias), paleozoologia de invertebrados (corais e ouriços, por exemplo), paleozoologia de vertebrados (peixes, mamíferos, anfíbios, répteis e aves) e paleobotânica (fósseis vegetais)”, afirma o paleontólogo Reinaldo Bertini, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). O futuro mais provável do paleontólogo é a atividade acadêmica, trabalhando com pesquisa, dando aulas ou cuidando de museus e exposições.

Fonte: Superinteressante

o que são fósseis?

Fósseis são restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas. Para ser considerado fóssil, é preciso que o resto ou vestígio tenha no mínimo 11 mil anos.

A fossilização raramente ocorre porque a matéria orgânica dos seres vivos tende a ser rapidamente decomposta. Desta forma, para que um organismo seja fossilizado, os restos devem ser cobertos por sedimentos o mais rápido possível.

Raramente é encontrada uma ossada totalmente preservada. Na maioria das vezes, os esqueletos estão bastante fragmentados, faltando muitas partes do organismo.

Tipos de fósseis

  • Somatofósseis: são os restos orgânicos dos fósseis conservados. Exemplo: ossos.
  • Icnofósseis: são os vestígios fósseis, tais como as pegadas, coprólitos, marcas de folhas, galhos, entre outros.