Irajatherium hernandezi

O cinodonte noturno do Morro Botucaraí


Irajatherium é uma homenagem ao professor Irajá Damiani Pinto, paleontólogo de invertebrados da Universidade Federal do Rio grande do Sul. hernandezi é em homenagem ao técnico Daniel Henández , que participou da descoberta do fóssil.

FICHA TÉCNICA

Classificação: Amniota; Sinapsida; Cynodontia; Probainognathia; Ictidosauria, Tritheledontidae,

Alimentação: carnívoros insetívoros

Comprimento: aprox. 40cm

Peso: menos de 1 kg

Época: Triássico Superior, aproximadamente 225 Ma (Noriano).

Distribuição: Brasil.

Sítios onde foram encontrados: Sítio 1 de Sesmaria do Pinhal, no Município de Candelária (ver MAPA) e Sítio Linha São Luiz, no Município de Faxinal do Soturno, RS

Irajatherium hernandezi é um cinodonte de pequeno porte, carnivoro insetívoro, encontrada nos mesmo afloramentos que se encontra outro cinodonte, Riograndia guaibensis, porem em menor número. Suas características estão relacionadas a sua dentição. Os dentes pós-caninos superiores (maxila) apresentam três cúspides (pontas da coroa do dente), sendo a central maior. Os dentes inferiores (dentário) inclui o primeiro incisivo bem desenvolvido (semelhante ao de roedores e musaranhos), um canino bem desenvolvido e os pós-caninos com apresentam diferentes morfologias ao longo da fileira dentária. Os mais anteriores apresentam apenas duas cúspides, sendo a primeira maior e, a partir do terceiro dente, o dente pós-canino apresenta quatro cúspides sendo a primeira a maior delas.

Ilustração: Ezequiel Vera.