Riograndia guaibensis

Os camundongos do Triássico


Riograndia” faz referência ao estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Enquanto “guaibensis” faz referência à Bacia do Guaíba, onde o material foi coletado.

FICHA TÉCNICA

Classificação: Amniota; Sinapsida; Cynodontia; Probainognathia; Ictidosauria, Riograndidae,

Alimentação: carnívoro insetívoro.

Comprimento: Aproximadamente 20cm.

Peso: Cerca de 30g.

Época: Triássico Superior, aproximadamente 225 Ma (Noriano).

Distribuição: Brasil.

Sítios onde foram encontrados: Sítios 1 e 3 de Sesmaria do Pinhal e Sítio Botucaraí, no Município de Candelária (ver MAPA) e Sítio Linha São Luiz, no Município de Faxinal do Soturno.

Riograndia é um cinodonte carnívoro insetívoros que apresenta pequeno tamanho. Suas principais características estão relacionadas a sua dentição, o qual apresenta três incisivos superiores (osso pré-maxilar) e três inferiores (osso dentário), sendo que o primeiro superior é reduzido e o primeiro inferior hipertrofiado (apresenta tamanho muito maior quando comparado com outros incisivos). Além disso, o canino superior maior que canino inferior e os pós-caninos superiores e inferiores similares. Os pós-caninos são comprimidos e estreitos formando uma lâmina, apresentando de cinco a nove cúspides pequenas, distribuídas ao longo da borda semicircular da coroa, nos pós-caninos superiores e dispostos mais posteriormente na coroa dos pós-caninos inferiores. Riograndia é o Ictidosauria melhor conhecido, devido a abundância de fósseis desse táxon na “Formação Caturrita”. Devido a sua abundância e ampla distribuição (achado em diferentes sítios) é usado como táxon-referência para a Zona de Associação de Riograndia.

Ilustração: Jorge Blanco.