Botucaraitherium belarminoi

O Cynodonte do morro Botucaraí

Botucarai” é uma referência ao sítio Botucaraí (Afloramento localizado no município de Candelária, Rio Grande do Sul) onde o holótipo foi encontrado. “therium”, do Novo Latim, deriva do grego thērion que significa besta. “belarminoi", é uma homenagem ao Sr. Belarmino Stefanello, voluntário no Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues, que encontrou o fóssil.

FICHA TÉCNICA

Classificação: Amniota; Sinapsida; Cynodontia; Probainognathia; Prozostrodontia;

Alimentação: carnívoro insetívoro

Comprimento: Aproximadamente 15cm.

Peso: Menos de 30g.

Época: Triássico Superior, aproximadamente 225 Ma (Noriano).

Distribuição: Brasil

Sítios onde foram encontrados: Cerro Botucaraí, Candelária (ver MAPA).

Botucaraitherium é diagnosticado pelo padrão das cúspides (pontas na coroa do dente). A raiz do dente não é dividida. Sendo assim, em corte a raiz apresentaria um formato de “oito”. A substituição dos dentes acontece através da perda dos dentes mais anteriores e o nascimento dos dentes mais posteriores. Além disso, alguns dentes pode ser substituidos mesmo não estando na região anterior ou posterior.

Por esse tipo de dentição, Botucaraitherium apresentaria hábitos carnívoros ou insetívoros, devido ao seu tamanho reduzido. Em trabalhos de campo realizados em 2015 em parceria entre a UFRGS e a USP Ribeirão Preto (SP) no Sítio Cerro Botucaraí, Candelária, se encontrou o segundo exemplar desta espécie (MARTINELLI et al., 2015). Consiste de uma mandíbula esquerda com dentição, melhor preservada que no holótipo, que dará novas informações sobre a anatomia e substituição dentária em Botucaraitherium.

Referências:

http://www.scielo.br/scielo.phppid=S000137652014000401673&script=sci_arttext&tlng=pt

Botucaraitherium belarminoi. Ilustração: Jorge Blanco.