Jornal de Estudos Espíritas - Volume 12 - 2024

 

(Aberto)

        Os artigos abaixo podem ser lidos ou baixados para o seu computador gratuitamente, porém a reprodução dos mesmos, impressa ou através de mídias digitais, só poderá ocorrer com a autorização dos respectivos Autores. Ao clicar no link PDF de cada artigo, uma nova janela do seu browser se abrirá contendo o artigo que pode ser lido no próprio browser ou, se preferir, pode ser salvo no seu computador clicando em "Arquivo" e depois "Fazer download". 


Seção 1: Comentários

 

Editorial 2024

160 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Alexandre Fontes da Fonseca (EDITOR)

Publicado online em 06 de Janeiro de 2024.

Artigo número 010101 - [PDF (424 Kb) - DOI: https://doi.org/10.22568/jee.v12.artn.010101].

 

Seção 2: Artigos Regulares

Artigo 010201

O Mito de Er em Platão e a Doutrina da Escolha das Provas em Kardec 

Miriam Zillo

Publicado online em 06 de Janeiro de 2024.

Artigo número: 010201 - [Resumo - PDF (2327 Kb) - DOI: https://doi.org/10.22568/jee.v12.artn.010201].

Resumo (abrir/fechar)

Kardec recomendou o estudo contínuo e aprofundado da Doutrina Espírita já que, na sua visão, bem compreendido e sentido, o Espiritismo ajudaria a desenvolver as qualidades do homem de bem. Em particular, o aspecto filosófico desse estudo é de grande importância, a ponto mesmo de Kardec considerar o Espiritismo uma Filosofia. Existe uma grande proximidade entre os conceitos da Filosofia Clássica e os da Doutrina Espírita. Em particular, neste artigo, investigarei como a doutrina da “Escolha das Provas” em Platão tem pontos tangenciais com algumas questões presentes no item 5 do capítulo VI da segunda parte de O Livro dos Espíritos. Analiso, também, como a Filosofia Tradicional está presente na Doutrina Espírita, fornecendo-nos uma razão séria para entendermos porque Sócrates e Platão são considerados os precursores do Cristianismo e, por consequência, do Espiritismo. Um ponto importante que será mostrado no artigo, é a ideia embrionária da primeira edição de O Livro dos Espíritos sobre a Escolha das Provas e desenvolvida posteriormente na edição definitiva.

Artigo 010202

Uma Hipótese para a Autoridade da Doutrina Espírita Ser Explicada em O Evangelho Segundo o Espiritismo e Não em Outra Obra 

Alexandre Fontes da Fonseca

Publicado online em 01 de Fevereiro de 2024.

Artigo número: 010202 - [Resumo - PDF (1222 Kb) - DOI: https://doi.org/10.22568/jee.v12.artn.010202].

Resumo (abrir/fechar)

O Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE) completa 160 anos em 2024. Aobra se dedica ao estudo, desenvolvimento e prática da moral cristã. Junto com a obra O Céu e o Inferno, ela representa o aspecto moral do Espiritismo. Curiosamente, o item II da Introdução do ESE apresenta uma detalhada explicação sobre a autoridade científica (e não moral) da Doutrina Espírita. Nesse item, Kardec apresenta os dois critérios de análise de revelações mediúnicas: i) o uso da razão e ii) o chamado método do Controle Universal do Ensino dos Espíritos (CUEE). Nesse texto, ele discute a importância do caráter universal do ensino dos Espíritos em contraponto a revelações individuais, bem como as vantagens de os Espíritos poderem eles mesmos fazer a divulgação da Doutrina em todos os lugares do globo. Ele conclui o texto mostrando a segurança que o Espiritismo adquire contra revelações que pudessem deturpá-lo, se os dois critérios acima de análise de mensagens forem seguidos rigorosamente. Uma questão, porém, que até o momento nunca foi levantada ou discutida é sobre as razões pelas quais Kardec teria mantido essa explicação em uma obra destinada ao aspecto moral/cristão do espiritismo. Neste artigo, construo uma hipótese baseada no conteúdo de três mensagens mediúnicas recebidas por Kardec à época em que ele preparava o ESE. A proposta deste estudo não é fechar a questão, mas motivar a pesquisa por documentos históricos que possam elucidá-la ainda mais.

Artigo 010203

Incoerências doutrinárias na obra Evolução em Dois Mundos parte II: animais na erraticidade, conceitos de fluidos, alimentação dos Espíritos e outras questões 

Alexandre Fontes da Fonseca

Publicado online em 02 de Março de 2024.

Artigo número: 010203 - [Resumo - PDF (1522 Kb) - DOI: https://doi.org/10.22568/jee.v12.artn.010203].

Resumo (abrir/fechar)

André Luiz (AL) é o autor espiritual da obra Evolução em Dois Mundos (E2M), recebida através da psicografia de Francisco C. Xavier e Waldo Vieira. E2M introduz teorias complexas sobre a formação, propriedades e evolução do perispírito, em contato com seres vivos de diversos níveis e escalas biológicas. Em sua segunda parte, esse artigo consiste no estudo da coerência doutrinária da obra. O estudo foi feito de modo muito sério e apresenta críticas e conclusões com bastante respeito ao autor espiritual da obra, ao médium que a intermediou, à editora que a produziu, e aos Leitores a tem como verdade. Na primeira parte do estudo, mostrei que a proposta de E2M do corpo espiritual registrar em si os mecanismos fisiológicos da vida e, posteriormente, comandar o automatismo fisiológico do corpo humano, é bastante incoerente com a Doutrina Espírita (DE). mostro outras questões e conceitos presentes em E2M que são incoerentes com a DE e inconsistências internas à própria obra. Embora AL seja muito fraterno na sua linguagem, a obra é muito especulativa, não fundamenta as inovações que apresenta na DE, em dados e métodos de pesquisa ou na Ciência (as citações científicas presentes à obra não servem de comprovação das suas inovações). Dessa forma, seu conteúdo exemplifica a recomendação de Erasto e de Kardec de não tomarmos como verdades, inovações que não podem ser devidamente comprovadas cientificamente.