Informações aos Pareceristas


Os artigos submetidos para publicação no JEE devem ser analisados de acordo com critérios bem definidos pela revista conforme sua missão e objetivos. Os critérios de análise de artigos formam uma das partes mais importantes do processo e por isso são divulgados de maneira bem clara a todos. Descrevemos, a seguir, a lista de critérios mínimos:

  1. Verificar se o conteúdo é de interesse espírita, se tem ou não ligação a algum tópico ou fenômeno espírita.

  2. Verificar se o conteúdo é original e se não foi abordado, da mesma forma, em algum outro periódico ou livro. No caso de complementação ou desenvolvimento de trabalho já divulgado, avaliar se o conhecimento anterior foi devidamente citado e explicado. Verificar se o artigo se trata de uma explanação mais geral comumente destinada à veículos de divulgação doutrinária ou material didático.

  3. Verificar se a linguagem utilizada é clara, concisa e se os termos técnicos foram devidamente explicados no texto.

  4. Verificar se o resultado seguiu uma metodologia segura, como a de Allan Kardec. Analisar a lógica da metodologia empregada.

  5. Verificar a validade da aplicação de conceitos de outras áreas do conhecimento na análise da pesquisa espírita descrita no artigo. Conceitos e métodos de uma outra ciência devem ser aplicados com os rigores definidos pela respectiva ciência.

  6. Verificar a importância e validade das referências citadas.

  7. Verificar se o resumo e título do artigo estão de acordo com o seu conteúdo. Sugira adições ou cortes.

  8. Verificar se as conclusões seguiram uma lógica de acordo com a argumentação utilizada no artigo. No caso de sugestões, isto é, quando o trabalho sugere uma dada conclusão ou consequência, verificar se isto está bem claro no texto, isto é, se está escrito explicitamente no texto que se trata de sugestão e não de certeza. Analisar se não existem outras explicações cabíveis que enriqueçam a análise do assunto. No caso de opiniões pessoais em algumas explicações verificar: i) se não existem outras explicações na literatura espírita ou científica que possam substituir as opiniões; ii) se elas são pertinentes ao problema; iii) se o fato de serem opiniões pessoais estão bem declaradas no texto de modo a não se passarem por verdades científicas. Artigos muito especulativos, isto é, com dados insuficientes para sustentar as conclusões não são adequados ao JEE

Os Editores podem acrescentar critérios à lista acima de acordo com cada caso, tendo em vista a missão e objetivos do JEE.

Os artigos submetidos para publicação no JEE serão analisados por pelo menos um Parecerista. O anonimato do(s) Parecerista(s) é mantido por questões de ética e segurança. Os Autores serão informados sobre os detalhes mais importantes da análise de seus artigos e receberão orientação sobre como melhorá-los no caso de haver pontos que não satisfaçam os critérios.

Autores podem questionar a análise do(s) Parecerista(s) e solicitar uma nova avaliação do artigo. Porém, o pedido de reavaliação deve ser seguido de uma resposta às críticas e recomendações do(s) primeiro(s) Parecerista(s) com justificativas adequadas. Editores podem optar por enviar o artigo a outro(s) Parecerista(s) se julgarem apropriado. Se mesmo assim, Autores ainda estiverem insatisfeitos com as análises feitas pelos Pareceristas, podem solicitar uma apelação final ao Editor Chefe. Nesse caso, Autores devem novamente justificar seu pedido em termos das críticas e recomendações. A decisão final do Editor Chefe será definitiva.