Preparação de Comentário


Notícias a respeito de pesquisas interessantes ao Espiritismo, comentários e críticas a artigos publicados no JEE e revisões ou resenhas de livros devem ser submetidos para a seção de Comentários. Cada comentário não pode ultrapassar o limite de 1000 palavras, excluídos o título, nome e afiliação dos Autores e as referências. Os detalhes de cada parte do Comentário são dados a seguir

  • Título

O título do breve comentário depende do tipo a que se refere. Se for crítica ou comentário a respeito de artigo publicado no JEE deve-se seguir o seguinte formato:

Comentário sobre "título do artigo" (Jornal de Estudos Espíritas Vol. 1, artigo número 010101, 2013).

Como o JEE dá o direito de resposta a críticas e comentários, a resposta deve ter o seguinte título:

Resposta de Sobrenome1, Sobrenome2, ..., SobrenomeFINAL.

onde cada sobrenome acima se refere ao de cada um dos Autores do artigo criticado.

O Editor do JEE disporá a resposta logo em seguida à crítica ou comentário. O JEE não publica tréplicas.

No caso de comentários sobre pesquisas publicadas em livros ou outros periódicos, o(s) Autor(es) deve(m) escolher um título normal para o comentário.

No caso de revisões ou resenhas de livros o título deve-se seguir o seguinte formato:

Resenha de livro: "título do livro", Autor(es): Fulano de Tal, etc.

No caso de correções de artigos publicados no JEE deve-se seguir o seguinte formato:

Errata: "título do artigo" (Jornal de Estudos Espíritas Vol. 1, artigo número 010101, 2013).

  • Nome(s) do(s) Autor(es)

O(s) nome(s) do(s) Autor(es) deve(m) vir um após o outro, em sequência escolhida pelos Autores. Em geral, o primeiro ou primeiros Autores são os que realizaram a maior parte do trabalho, enquanto os outros Autores deram contribuições menores, porém efetivas e significativas para os resultados do trabalho. Na prática científica e acadêmica, não se deve aceitar colocar nomes na lista de Autores de um artigo por razões pessoais. No caso de haver muitos Autores (mais do que três) é conveniente abreviar-se os primeiros nomes e escrever por extenso apenas o sobrenome. Em todos os casos o sobrenome final deve ser sempre escrito por extenso, sem abreviações.

  • Endereço ou afiliação

Cada autor deve incluir um endereço ou afiliação. Este pode ser endereço da instituição de trabalho, instituição de pesquisa, nome do agrupamento, nome do centro espírita ou, na falta ou impedimento em citá-los, da cidade de residência. Caso algum Autor tenha afiliação a mais de um grupo, um segundo endereço ou afiliação poderá ser acrescentado. No entanto, limitamos o número máximo de endereços em dois por Autor. Não se deve esquecer de colocar marcadores (números) que indiquem que autor corresponde a que endereço, conforme orientação na seção Editor de Textos. Autor(es) podem divulgar os respectivos endereços eletrônicos (e-mail) devendo-se utilizar letras para identificá-lo (ver seção Editor de Textos).

  • Resumo

Breves comentáros não possuem resumo.

  • Palavras-chave

Breves comentários não possuem palavras-chave.

  • Texto principal

O texto principal apresentará os comentários, citações e argumentos sobre o assunto abordado. Deve ser sucinto de modo a concluir o comentário dentro do número máximo de 1000 palavras. Não convém apresentar muitas citações, escolhendo aquelas que forem principais para aquilo que se deseja ressaltar. Podem ser feitas citações de artigos, homepages ou outra qualquer referência que melhor desenvolva o comentário. Não separamos o texto do Comentário em seções exceto para as referências. Portanto o texto deve ser direto, podendo ser dividido em parágrafos. Uma seção final de referências deve seguir o mesmo padrão dos artigos regulares e é explicada a seguir.

  • Seção Referências Bibliográficas

Por referências se entende todo livro, artigo, texto publicado em jornal ou página da internet, que tenha sido usado como base para os argumentos ou fonte de dados externos da pesquisa. Elas devem ser feitas em um de duas formas mais gerais: i. numeradas na ordem de citações feitas ao longo do texto; ou ii. em ordem alfabética de sobrenomes e ano de publicação (ver seção Editor de Textos). O formato de citação de artigo, livro e página da internet deve seguir os seguintes padrões:

- citação de artigo: 1) o(s) nome(s) do(s) Autor(es) do artigo no formato 'iniciais seguidas de .' e 'ultimo sobrenome'; 2) o nome do periódico por extenso; 3) volume do periódico em negrito; 4) primeira página do artigo ou número de referência definido pelo periódico; 5) Ano de publicação entre parênteses. Veja o exemplo:

[1] A. F. da Fonseca e A. Xavier, Jornal de Estudos Espíritas 1, 010101 (2013).

- citação de livro: 1) nome(s) do(s) Autor(es) do livro no formato 'iniciais seguidas de .' e 'ultimo sobrenome'; 2) Nome do livro em itálico; 3) Editora; 4) Edição (se não for a primeira); 5) Local de publicação; e 6) Ano de publicação. Veja o exemplo:

[2] A. Kardec, O Livro dos Médiuns, Editora FEB, 62a. Edição, Rio de Janeiro, 1996.

- citação de página da internet: 1) Nome do autor da página; 2) ano de publicação; 3) nome do site/página; 4) indicação da data do último acesso; e 5) o endereço URL. Veja Exemplo:

[3] A. F. da Fonseca, 2013, Jornal de Estudos Espíritas, acessada em 05 de Janeiro de 2013, http://sites.google.com/site/jeespiritas.

As citações de trabalhos apresentados em congressos devem ser feitos como uma citação de livro onde o título do trabalho deve aparecer em itálico e o nome do congresso em letras normais. Para maiores detalhes, vejam os artigos já publicados no JEE.

  • Figuras e tabelas.

Figuras e tabelas devem ser evitadas. Se forem necessárias, cada figura ou tabela deve ser contabilizada como equivalente a 300 palavras. Como o limite é de 1000 palavras, o Editor do JEE pode rejeitar a publicação de figuras ou tabelas, ou sugerir substituições, dependendo do caso.