Editor de Textos


Os compuscritos para serem submetidos ao JEE podem ser preparados utilizando-se qualquer editor de textos. Isso significa que o(s) autor(es) não necessitam formatar o texto de forma especial, nem definir margens, posição de títulos, resumos, parágrafos e linhas, localização das figuras e tabelas. A diagramação final dos artigos será feita pelos Editores. Autores que tiverem conhecimento da linguagem de editoração de textos conhecida como LATEX, podem utilizá-la por permitir maior agilidade na publicação do artigo em sua versão final.

Apesar de não ser necessário formatar parágrafos de forma especial, Autor(es) deve(m) preparar os compuscritos da seguinte maneira:

  1. Utilize fonte Times New Roman com tamanho 12, e espaçamento de 1,5 entre linhas.

  2. O cabeçalho do artigo deve conter os seguintes campos: título do artigo; nomes dos Autores; afiliação; resumo (no caso de Artigo Regular); e palavras-chave (no caso de Artigo Regular). Não utilize negrito ou itálico no cabeçalho.

  3. O texto principal deve ser dividido em seções, a começar por uma Introdução, seguida por seções que descrevam o trabalho, os métodos e materiais utilizados, e uma seção final de Conclusões.

  4. No final, uma seção intitulada Referências deve ser apresentada contendo as citações feitas ao longo do artigo em ordem de aparecimento ao longo do texto, ou em ordem alfabética de sobrenomes e ano de publicação (ver detalhes abaixo).

No cabeçalho, a sequência dos nomes seguirá a ordem que os Autores desejarem. Após o nome de cada um dos Autores dois símbolos devem aparecer (entre chaves {}) um numérico e um alfabético. O número estará ligado à afiliação, grupo ou instituição espírita a que este Autor pertence. A letra corresponderá ao endereço eletrônico do respectivo Autor, se ele tiver um. Se um Autor não quiser divulgar seu e-mail, basta deixar apenas o símbolo numérico correspondente à afiliação. É conveniente apresentar, pelo menos, o e-mail de um dos Autores, para o Leitor que tenha interesse no assunto. Um mesmo Autor pode estar afiliado a mais de uma instituição. Ver mais detalhes no link Preparação de Artigo Regular no menu ao lado. Abaixo, um exemplo de como preparar o cabeçalho:

Título do Artigo

Fulano de tal{1,a}, Ciclano Beltrano da Silva{2,b} e Primeironome Sobrenome de Ultimonome{3}

1 - Centro Espírita Tal e Tal

2 - Grupo de Pesquisas Tal e Tal

3 - Rio de Janeiro, RJ

a: fulano@internet.br

b: ciclano@internet.br

O resumo do artigo deverá vir logo em seguida (contribuições para a seção de comentários não devem possuir resumo). O link Preparação de Artigo Regular contém orientações para preparar o resumo.

As palavras-chaves devem ser apresentadas em número mínimo de uma e máximo de 6 palavras ou expressões. Palavras-chaves são palavras ou expressões que identificam o tema geral do artigo.

As seções devem conter um subtítulo. No começo do artigo, a seção deve ser chamada de "Introdução". As demais seções podem ter o título que os autores desejarem. Ao final, uma seção de "Conclusões" ou "Conclusão" deve ser preparada. Cada parágrafo deve ser separado por uma linha em branco. Exemplos:

Introdução

lablabla... blabla bla, eetc etc.

Bla bla bla bla bla bla...

etc etc etc.

Título da seção seguinte

Parágrafo 1, bla bla bla

Bbla bla bla

Bbla bla bla,

Na seção comentários não há seção de Introdução e só é exigido um subtítulo para a seção Referências.

Na seção de Referências, as citaçoes bibliográficas devem ser listadas em uma das seguintes formas: i) na ordem numérica em que cada uma delas é citada ao longo do texto; ou ii) em ordem alfabética de sobrenomes e ano de publicação. No caso ii), primeiro deve-se listar as citações em ordem alfabética de sobrenomes. Em seguida, para sobrenomes iguais, lista-se em ordem de ano de publicação, do mais antigo para o mais novo. Por fim, para sobrenomes e anos de publicação iguais, utiliza-se uma letra minúscula após o ano de publicação na sequência do alfabeto. Veja os exemplos abaixo:

Exemplo da forma número i)

Título de uma seção

Segundo Fulano [1] o fenômeno ocorre ...

Bla bla bla bla... Mas sabendo que aquele resultado é falso [2], concluimos ....

Conclusão

Bla bla bla. Nossos resultados estão de acordo com a pesquisa publicada na referência [3], onde ...

Bla bla bla. Podemos ver em [4] que ...

Referencias

[1] F. Sobrenome1, A. A. Sobrenome e J. K. Sobrenome, Revista Tal 23, 653 (1997).

[2] B. B. da Sobrenome, Jornal Assim 897, 1234 (2010).

[3] ....

[4] ....

...

Exemplo da forma número ii)

Título de uma seção

Segundo Fulano e colaboradores (Sobrenome1, 1997) o fenômeno ocorre ...

Bla bla bla bla... Mas sabendo que aquele resultado é falso (Beltrano, 2010a), concluimos ....

Conclusão

Bla bla bla. Nossos resultados estão de acordo com a pesquisa de Beltrano (Beltrano, 2010b), onde ...

...

Referencias

Beltrano, F. B. 2010a. Jornal de Estudos 87, 1234.

Beltrano, F. B, e Ciclano, D. F. 2010b. Revista Especial 3, 2.

Sobrenome1, F., Sobrenome 2, A. A., Sobrenome3. J. K., 1997, Revista Tal 23, 653.

...

Figuras e tabelas devem ser preparadas ao longo do texto, no local onde Autores acreditam melhor se localizem no texto, porém, os arquivos originais das figuras, que devem ser preparadas em alta qualidade, devem ser enviadas em anexo. Cada figura deve possuir um caption ou explicação suscinta porém suficiente do conteúdo. No fim do caption e entre parênteses, o nome do arquivo original que contém a figura deve ser informado. As tabelas devem ser preparadas de modo simples no próprio texto submetido para publicação, conforme exemplo abaixo. Autores não devem se preocupar com o layout final das tabelas que serão preparadas por ocasião da preparação final do artigo para publicação. Cada tabela deve apresentar um caption ou explicação suscinta, porém suficiente, do conteúdo.

Grupos | n. de médiuns | n. de comunicações | n. de reuniões

grupo a | 10 | 20 | 5

grupo b | 3 | 4 | 5

grupo c | 7 | 28 | 10

Tabelas mais elaboradas podem ser preparadas na forma de arquivos de figura e enviadas como tal. A critério dos Editores, a figura com a tabela poderá ser publicada diretamente.

Equações. Autor(es) podem utilizar as ferramentas de equações do Word da Microsoft ou do LATEX. Autor(es) que não tenham familiaridade com essas ferramentas podem usar arquivos de programas de desenho (Paint por exemplo) para desenhar a equação utilizando-se dos recursos gráficos do programa. Nesse caso, Autor(es) devem salvar a figura em formato .jpg ou .bmp ou .pdf, e é importante informar ao longo do texto do artigo, a posição exata em que se deseja colocar uma dada equação, informando o nome do arquivo que contém a equação desejada. Por exemplo:

Bla, bla, bla,... A equação seguinte descreve a relação entre o número de pessoas e de eventos: {inserir equação do arquivo equacao-UM.jpg}

Bla, bla. .. onde chegamos ao seguinte resultado: {inserir a equação do arquivo equacao-DOIS.bmp}

e assim por diante...

Em caso de dúvidas, escreva para o Editor. Pede-se que o(s) Autor(es) envie(m) todos os arquivos referentes a cada figura ou equação em separado.