Preparação de Artigo Regular


Os artigos de pesquisa, propriamente ditos, devem ser submetidos para a seção de Artigos Regulares. Os artigos devem possuir determinadas partes que explicaremos a seguir. Não existe limite para o número de palavras ou de páginas de um artigo regular. Deve-se contudo usar o bom senso para tornar o artigo ao mesmo tempo objetivo e bem explicado.

  • Título

O título do artigo deve, ao mesmo tempo, dar a idéia principal do tema ou assunto a que o artigo se dedica, e ser atrativo, isto é, motivar o Leitor a lê-lo. Não existe nenhuma regra absoluta quanto ao tamanho ou número de palavras que o título deve conter, porém o bom senso deve ser empregado. Eventuais excessos serão reportados ao(s) Autor(es) para correção.

  • Nome(s) do(s) Autor(es)

O(s) nome(s) do(s) Autor(es) deve(m) vir um após o outro, em sequência escolhida pelos Autores. Em geral, o primeiro ou primeiros Autores são os que realizaram a maior parte do trabalho, enquanto os outros Autores deram contribuições menores, porém efetivas. Na prática científica e acadêmica não se deve aceitar colocar nomes na lista de Autores de um artigo por razões pessoais. No caso de haver muitos Autores (mais do que três) é conveniente abreviar-se os primeiros nomes e escrever por extenso apenas o sobrenome. Em todos os casos o sobrenome final deve ser sempre escrito por extenso, sem abreviações.

  • Endereço ou afiliação

Cada autor deve incluir, pelo menos, uma localidade que identifique sua região. Isso pode ser o endereço da instituição de trabalho, instituição de pesquisa, nome do agrupamento, nome do centro espírita ou, na falta de todos esses, da cidade de residência. Caso algum Autor tenha afiliação a mais de um grupo, um segundo endereço ou afiliação poderá ser acrescentado. No entanto, limitamos o número máximo de endereços em dois por Autor. Quando vários Autores de localidades diferentes co-assinam um artigo, não se deve esquecer de colocar marcadores (números) que indiquem o endereço de cada Autor, conforme orientação na seção Editor de Textos. Autor(es) podem divulgar os respectivos endereços eletrônicos (e-mail) devendo-se utilizar letras para identificá-lo (ver seção Editor de Textos).

  • Resumo

O resumo do artigo deve vir em seguida. Em poucas frases, o resumo deve informar o tema ou assunto de pesquisa, o método usado e as conclusões principais. Ao todo não deve ter mais do que 500 palavras. Exceções poderão ser analisadas pelo Editor.

  • Palavras-chave

Uma palavra-chave é uma palavra ou expressão formada por duas ou três palavras, que definem um tema ou subtema de estudo e pesquisa. Devem ser apresentadas pelo menos uma e no máximo seis palavras-chaves diferentes que indiquem os temas e subtemas relacionados com o artigo.

  • Texto principal

O texto principal apresentará o artigo propriamente dito, isto é, o texto contendo toda explicação da pesquisa realizada, incluindo os métodos utilizados, argumentações e as conclusões ou resultados obtidos. O texto principal deve ser dividido em quantas seções forem necessárias para melhor organizar a apresentação. Algumas seções são fundamentais. A primeira deve ser uma seção de Introdução. Na Introdução devem ser comentados as motivações da pesquisa, o que já foi feito e publicado na área, os desafios, as dúvidas, as opiniões gerais, enfim, tudo o que motive a realização e divulgação do presente trabalho de pesquisa. A seguir, os Autores escolhem que denominações ou subtítulos serão dados a cada seção de acordo com a forma escolhida para apresentar os dados e argumentos. Ao final, uma seção de Conclusões ou Discussão final deve aparecer contendo todos os resultados e conclusões do artigo. Uma seção denominada Agradecimentos pode aparecer após as Conclusões, mas não é obrigatório. Numa seção de Agradecimentos os autores podem manifestar o agradecimento a pessoas ou instituições que, porventura, ajudaram de alguma forma na pesquisa que ora está sendo publicada. Por fim, deve haver uma seção de Referências que explicaremos em detalhes a seguir.

  • Seção Referências Bibliográficas

Por referências se entende todo livro, artigo, texto publicado em jornal ou página da internet, que tenha sido usado como base para os argumentos ou fonte de dados externos da pesquisa. Elas devem ser feitas em uma de duas formas mais gerais: i. numeradas na ordem de citações feitas ao longo do texto; ou ii. em ordem alfabética de sobrenomes e ano de publicação (ver seção Editor de Textos). O formato de citação de artigo, livro e página da internet deve seguir os seguintes padrões:

- citação de artigo: 1) o(s) nome(s) do(s) Autor(es) do artigo no formato 'iniciais seguidas de .' e 'ultimo sobrenome'; 2) o nome do periódico por extenso; 3) volume do periódico em negrito; 4) primeira página do artigo ou número de referência definido pelo periódico; 5) Ano de publicação entre parênteses. Veja o exemplo:

[1] A. F. da Fonseca e A. Xavier, Jornal de Estudos Espíritas 1, 010101 (2013).

- citação de livro: 1) nome(s) do(s) Autor(es) do livro no formato 'iniciais seguidas de .' e 'ultimo sobrenome'; 2) Nome do livro em itálico; 3) Editora; 4) Edição (se não for a primeira); 5) Local de publicação; e 6) Ano de publicação. Veja o exemplo:

[2] A. Kardec, O Livro dos Médiuns, Editora FEB, 62a. Edição, Rio de Janeiro, 1996.

- citação de página da internet: 1) Nome do autor da página; 2) ano de publicação; 3) nome do site/página; 4) indicação da data do último acesso; e 5) o endereço URL. Veja Exemplo:

[3] A. F. da Fonseca, 2013, Jornal de Estudos Espíritas, acessada em 05 de Janeiro de 2013, http://sites.google.com/site/jeespiritas .

As citações de trabalhos apresentados em congressos devem ser feitos como uma citação de livro onde o título do trabalho deve aparecer em itálico e o nome do congresso em letras normais. Para maiores detalhes, vejam os artigos já publicados no JEE.

  • Figuras e tabelas.

Os autores podem sugerir, mas não necessitam determinar a posição de figuras e tabelas ao longo do texto. Isto será feito pelo Editor. Porém, uma lista de figuras e outra de tabelas devem vir ao final do artigo após a seção referências. Nesta lista, cada figura deve aparecer na ordem em que se deseja que apareça no texto e com uma pequena, porém completa, explicação do que se trata (caption). O mesmo para as tabelas. Tabelas mais elaboradas podem ser enviadas na forma de figura, porém com indicação no nome e número de sequência no texto (tabela1.jpg, tabela2.bmp, etc.). Ao final de cada explicação o nome do arquivo que contém a figura deve vir entre parânteses. Abaixo, um exemplo de lista de figuras com diferentes exemplos de tipos de formato de arquivo:

- Figura 1: Foto do objeto sendo levitado sob ação dos espíritos. O médium é Fulano de Tal, e o fenômeno ocorreu em 99 de dezembro de 9999. (foto1.jpg)

- Figura 2: Distribuição de pessoas por idade que frequentam um centro espírita. Cada unidade corresponde a 1000 pessoas. (distrib.bmp)

- Figura 3: Organograma que relaciona todos as relações pessoais entre os trabalhadores de uma casa espírita. (organo.pdf)

- Figura 4: Foto da galáxia de Andrômeda. (andromeda.jpg)

- Figura 5: Número de espíritas por ano. Cada unidade corresponde a 1000 pessoas. (espano.pdf).

Não é necessário que o(s) Autor(es) se utilizem de editores de textos especiais podendo-se utilizar aqueles gratuitos que são distribuídos junto aos sistemas operacionais de uma forma geral (ver seção Editor de Textos).