OBJETIVOS

O presente projeto Erasmus KA1 visa potenciar, através de um conjunto de cursos de formação e de atividades de job-shadowing, junto da comunidade docente do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, em Cinfães, os seguintes resultados:

- Melhorar as competências dos professores que têm funções ao nível do apoio tutorial e da lecionação de disciplinas que visam a concretização de projetos realizados pelos alunos, nomeadamente "Trabalho de Projeto" e "Cidadania e Desenvolvimento";

- Fomentar as competências da autonomia e  do trabalho cooperativo entre alunos;

- Concretizar métodos e técnicas de ensino e aprendizagem inovadores, mais abertas à articulação curricular;

- Capacitar os docentes para trabalhar com alunos provenientes de famílias mais desestruturadas e com problemas de aprendizagem, permitindo a inclusão de todos os alunos;

- Promover a ligação à comunidade local.

Acreditamos que a formação e a partilha de experiências com professores de outros países poderão trazer óbvias melhorias para o nosso Agrupamento, ao mesmo tempo que se aposta no reforço da cidadania europeia. A partilha de experiências, bem sucedidas, e de preocupações comuns contribuirá para que possamos educar as crianças e jovens da Europa rumo a um futuro melhor, reforçando a solidariedade e a partilha das oportunidades, responsabilidades e deveres.

Estão previstas 6 mobilidades individuais para os cursos:

- "The Key to Effective Leadership Mentoring”, Europass Teacher Academy, Berlim (Alemanha), 6 dias, uma mobilidade, entretanto alterada para Berlim (Alemanha) 

www.teacheracademy.eu/course/the-key-to-effective-leadership-mentoring-2/ 

- “A healthy, inspiring environment for learning”, Didaktik Centrum, Gotemburgo (Suécia), 6 dias, duas mobilidades

www.didaktikcentrum.se/eu-courses/a-healthy-inspiring-environment-for-learning/

- “Citizenship and youth participation”, European Teacher Academy, Cracóvia (Polónia), 5 dias, uma mobilidade, entretanto substituída, por razões inerentes à pandemia, pelo curso "Education for Sustainable Development - Tools for Cooperative Learning Lesson Design" , Teachesrise Mobility and Cooperation, Pádua (Itália), 8 dias, uma mobilidade

www.teachersrise.eu/courses/education-for-sustainable-development-tools-for-cooperative-learning-lesson-design/ 

- “Cooperative Learning. A method to develop social and learning skills for inclusion in educational and social contexts”, Progetto Crescere, Reggio Emilia (Itália), 5 dias, duas mobilidades, entretanto substituída, por razões inerentes à pandemia, pelo curso "Learning Through Collaboration and Cooperation", Centro de Formação Europass, Verona (Itália), 6 dias, duas mobilidades

https://www.teacheracademy.eu/course/learning-through-collaboration-cooperation/

As experiências de job-shadowing previstas têm a duração de uma semana e visam conhecer escolas com experiências bem sucedidas ao nível da aplicação das estratégias de tutoria, mentoria e trabalho colaborativo entre alunos.

Uma das escolas parceiras no nosso projeto é o Instituto Comprensivo A. Tiraboschi, em Paladina (Bérgamo), na Itália., entretanto substituída, por razões inerentes à pandemia, pela Osnovna Skola ''Sveti Sava'', em Batocina (Sérvia). O foco estará no apoio tutorial prestado aos alunos com interesses divergentes dos escolares. A outra escola parceira é a 4th Primary School of Lamia  (Grécia), onde o trabalho cooperativo entre alunos é uma prioridade pedagógica de relevo.

Acreditamos que vivenciar diferentes formas de ensinar, com estratégias diferentes das nossas, em sistemas de Educação de outros países, poderão resultar em benefícios ao nível da organização e das próprias práticas letivas.