4ª FORMAÇÃO

Learning Through Collaboration and Cooperation


Formação dinamizada pelo Centro de Formação Europass, entre os dias 11 e 16 de julho de 2022 em Verona, na Itália, com a participação das docentes Raquel Ribeiro (docente de Educação Especial e Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Aluno e Família) e Rita Almeida (docente de Português e de Complemento à Educação Artística).


O envolvimento ativo dos alunos, a aprendizagem eficaz e o desenvolvimento das competências sociais são elementos-chave na educação do século XXI, e estes podem ser reforçados por meio de uma cooperação eficaz. Se os professores puderem criar ambientes de aprendizagem colaborativa, os alunos poderão trabalhar juntos para alcançar objetivos compartilhados relevantes, adquirindo noções e competências que farão a diferença nas suas vidas. A colaboração e a cooperação em ambientes de aprendizagem permitem que os alunos:

  • se sintam mais ativos e úteis;

  • se sintam melhor integrados num grupo;

  • reforcem a confiança e o respeito mútuos;

  • tenham mais motivação e auto-estima;

  • tenham acesso a conteúdos de aprendizagem de formas alternativas e mais agradáveis;

  • obtenham inspiração de outras pessoas, bem como reforcem a sua criatividade e competências de aprender a aprender;

  • lidem efetivamente com os prós e contras de viver juntos e aprender juntos.

Gerir a colaboração, a cooperação, bem como os grupos de trabalho e as equipas requer competências. Este curso visa promover essas competências através de reflexões ativas e atividades práticas que serão adequadas para diferentes disciplinas e aplicáveis ​​em diferentes níveis.

No final do curso, os participantes estarão mais capacitados para desenvolver melhor as estratégias de aprendizagem colaborativa e cooperativa nas suas turmas, modelando atividades que tornem a aprendizagem mais divertida e eficaz, melhorando as relações escolares e promovendo o crescimento pessoal e social de seus alunos.


Objetivos do Curso:

  • Adquirir noções claras sobre colaboração e cooperação;

  • Analisar os prós e contras de uma variedade de estratégias colaborativas;

  • Experienciar uma grande variedade de atividades cooperativas;

  • Melhorar o trabalho em equipa;

  • Incorporar ideias, técnicas e estratégias cooperativas nas aulas para determinados objetivos de aprendizagem.

1º dia da formação - 11 de julho de 2022

Início da 4ª formação deste nosso projeto Erasmus. Na bela cidade medieval de Verona, em Itália, palco da narrativa de “Romeu e Julieta”, abrimos as expectativas para o curso “Learning Trough Collaboration and Cooperation”, ministrado pela Europass Teacher Academy. Hoje conhecemos os restantes participantes no curso e apresentámos o nosso Agrupamento. Durante esta semana a aprendizagem será cooperativa e colaborativa, desenvolvendo estratégias entre todos os professores para responder às necessidades de todos os alunos!

2º dia da formação - 12 de julho de 2022

De manhã, as atividades de role playing, brainstorming, entre outras incidiram sobre estratégias e processos de trabalho colaborativo. Todas as nacionalidades puderam cruzar olhares, análises e experiências que resultaram no entendimento comum que desenvolver competências de colaboração é emergente para todo e qualquer professor.

Da parte da tarde, tivemos uma visita guiada pela cidade para conhecermos a riqueza patrimonial, arquitetónica e cultural de Verona.

3º dia da formação - 13 de julho de 2022

Rastos. Pessoas que atravessam países para aprender e compartilhar o som das escolas. Sim, o som, aquele que cria a magia do trabalho colaborativo.

Hoje o nosso som foi compartilhado pelas nossas dúvidas, pelos conselhos que ouvimos, pelas ferramentas ICT que usamos. O tema de hoje foi active learning, aprendizagem ativa. E foi na ação interativa entre aprendizagem formal e informal que o dia deambulou.

No barco, que atravessava um lago, ouvimos o som do silêncio: este último necessário para refletir sobre a maravilha do dia que desfrutamos!

4º dia de formação - 14 de julho de 2022

A avaliação formativa liderou as temáticas da jornada. Estratégias, pressupostos teóricos, fases, KWL - "Know/want/learned" - "o que sei sobre", "o que quero saber" e "o que aprendi". O trabalho colaborativo emerge em cada momento de partilha que este grupo de trabalho, espontaneamente, desenvolve!

5º dia de formação - 15 de julho de 2022

Último dia de trabalho. Todos apresentámos um projeto baseado nos pressupostos teóricos da aprendizagem colaborativa. Cada professor elaborou um plano de aula baseado nas estratégias ICT tools e KWL theory, entre outros. Todos adaptaram aos seus contextos educativos, culminando com a apresentação a todo o grupo. No final tirámos a foto da praxe do grupo, que se envolveu ao longo da semana, tendo ficado conhecimentos e uma amizade que perdurarão para futuros projetos. A família General Serpa Pinto, ficará enriquecida com a aprendizagem colaborativa que será disseminada por todos! Até sempre e para sempre, learning collaboration. Rita e Raquel