1º JOB-SHADOWING

4th Primary School of Lamia


Job-shadowing desenvolvido pelos professores António Oliveira e Irene Ramos, entre 6 e 10 de março de 2023, na Escola Primária n.º 4 de Lamia, na Grécia. 

Dia 1 - 6 de março de 2023

Começou hoje a nossa atividade de job-shadowing dinamizada na Escola Primária n.º 4 de Lamia, na Grécia, integrada no projeto Erasmus+ KA1 "Towards a Better School".

Este estabelecimento de ensino tem cerca de 110 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. O edifício onde se encontra esta escola integra ainda outra escola, num total de 385 alunos e 40 professores de todas as disciplinas.

Participam nesta atividade professores provenientes da Itália, Lituânia, Alemanha, Islândia, Turquia, Holanda e Portugal. 

O dia começou com a apresentação do programa da semana e respetivos objetivos, seguindo-se diversas atividades de apresentação e “quebra-gelo”. Para complementar esta fase de apresentação, o grupo desfrutou ainda de um agradável momento de convívio entre todos os participantes.

A semana promete ser de muita partilha e enriquecimento pessoal e profissional.

Dia 2 - 7 de março de 2023

No segundo dia desta mobilidade, conhecemos os alunos da Escola Primária n.o 4 de Lamia, assim como a restante comunidade escolar. Visitamos as salas de aula, com diferentes disciplinas em funcionamento e os alunos a realizarem atividades diversificadas, individualmente ou em grupo. Constatamos que o ensino do Inglês é muito valorizado, desde o início da escolaridade, dada a sua relevância, não só no desenvolvimento pessoal, como na criação de novas oportunidades para os alunos, quer em termos académicos, quer profissionais.

Fomos brindados com danças e cantares tradicionais gregos protagonizados pelos alunos e por alguns professores. 

Houve ainda espaço para cada país fazer uma breve apresentação da sua escola, destacando as principais características do respetivo modelo de ensino e projetos em curso.

Dia 3 - 8 de março de 2023

O dia de hoje foi de formação, sob o tema: “Os projetos Erasmus e o seu contributo para a Educação Ambiental e Sustentabilidade”, dinamizada pela Escola Primária n.o 4 de Lamia e pelo Centro de Educação Ambiental Stylidas - Ypatis.

Foram abordadas diversas temáticas, tais como: “Outdoor learning”, “Escola Sustentável” e “Gamification for intercultural education”, entre outras. Foi também apresentada a plataforma Scientix, http://scientix.eu/, uma comunidade para a educação científica na Europa. Foram ainda  divulgados alguns projetos Erasmus KA2 subordinados ao tema em foco.

A Escola Sustentável deve ser um espaço de aprendizagem, desenvolvimento e inovação, um espaço de respeito pela Natureza e de compromisso com a sua preservação. As atividades práticas, tanto na sala de aula, como fora dela e em contacto com a Natureza, são fundamentais para reforçar as competências dos alunos ao nível do trabalho colaborativo. Através da implementação de pequenas ações de promoção da conservação de recursos, redução do desperdício e utilização de energias renováveis, a Escola pode desempenhar um papel decisivo na redução da pegada ambiental. Essas ações serão mais relevantes  quando trabalhadas em grupo!

“Não herdamos a Terra dos nossos pais, pedimo-la emprestada aos nossos filhos. (Wendel Barry)

Dia 4 - 9 de março de 2023

O quarto dia desta mobilidade foi dedicado a atividades no exterior, no seguimento da temática abordada na formação de ontem.

Juntamente com um grupo de alunos, deslocámo-nos para a aldeia de Pavliani, numa das encostas do Monte Eta, um local onde a Arte e a Sustentabilidade caminham de mãos dadas, onde decorreu uma aula de outdoor learning, na qual o trabalho colaborativo entre os alunos foi a tónica. 

A aldeia de Pavlini, que estava a ficar despovoada, ganhou vida e tornou-se num centro de referência para visitantes de várias proveniências, graças a um conjunto de iniciativas levadas a cabo pelas forças vivas locais, que encontraram na Arte e na valorização dos recursos naturais a chave para abrir a porta da Sustentabilidade.

Também as escolas das redondezas, nomeadamente a Escola Primária n.o 4 de Lamia, aproveitam este espaço para a realização de atividades de outdoor learning com os seus alunos, proporcionando-lhes assim múltiplas aprendizagens e experiências. 

Em conjunto com os alunos, realizamos diversas atividades

Entre os muitos benefícios das atividades ao ar livre, importa também destacar o desenvolvimento de competências sociais, uma vez que este tipo de práticas requer um maior envolvimento de todos, promovendo o espírito de equipa, a cooperação e a entreajuda.

Dia 5 - 10 de março de 2023

O último dia desta mobilidade foi passado na Special Needs Primary School of Lamia, um estabelecimento de ensino para crianças com necessidades educativas especiais, frequentado atualmente por cinquenta e cinco alunos, com patologias diversas, apoiados com um vasto conjunto de profissionais especializados, tais como: psicólogos, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, entre outros, para além dos professores e outros funcionários.

Na visita que fizemos à escola, depois de conhecermos a sua estrutura organizacional, bem como os objetivos que se propõem atingir, tivemos oportunidade de interagir com os alunos e de os acompanhar em algumas atividades.

O dia terminou com um jantar-convívio, no qual participaram os professores da escola de acolhimento e os professores participantes na mobilidade, terminando com a entrega dos diplomas.

O balanço da semana não podia ser mais positivo! Fomos muito bem recebidos na escola, tanto por professores, como por alunos, tivemos oportunidade de ficar a saber mais sobre o sistema educativo grego - e sobre sistemas educativos de outros países representados nesta mobilidade - e o modo de funcionamento da escola, nomeadamente ao nível do trabalho colaborativo entre os alunos. Foi, sem dúvida, uma semana de muita aprendizagem.