2ª FORMAÇÃO

Communication and relationship building measures for "a healthy, inspiring environment for learning"

Formação dinamizada pelo Centro de Formação Frida, the Art of Education entre os dias 6 e 12 de março de 2022 em Gotemburgo, na Suécia, com a participação das docentes Isabel Casarões, do grupo 230, e Cláudia Costa, do grupo 420.

O bem-estar de cada criança é essencial e um pré-requisito para proporcionar o ambiente de aprendizagem ideal. É essencial criar e manter um ambiente saudável e inspirador para a aprendizagem. O objetivo do curso é fornecer aos participantes o conhecimento e as competências sobre o funcionamento da estratégia Frida:

Objetivos do curso:

- Criação de medidas estratégicas para prevenir o absentismo e a desmotivação escolar;

- Fortalecimento de valores e construção de relacionamentos de empatia;

- Implementação de medidas anti-bullying e a estratégia do "Círculo de Confiança";

- Ter o foco para todos os alunos de forma holística com a ajuda da equipe de saúde escolar, incluindo pedagogos de Educação para Necessidades Especiais, equipa de ensino corretivo e o Diretor;

- Criação de um projeto piloto em saúde e desporto para uma escola que funcione bem com crianças e funcionários ativos;

- Oferecer e promover atividades ao ar livre e alimentação saudável na escola para todas as idades, implementando o “almoço pedagógico” - uma forma de sucesso para professores e alunos interagirem fora da sala de aula e conversarem sobre assuntos do dia a dia;

- Implementar pedagogia ao ar livre e atividades de aprendizagem fora da sala de aula em diferentes espaços e com diferentes métodos e estratégias pedagógicas;

- Organização de atividades de formação de equipas específicas, trabalhando com temas e tópicos transcurriculares;

- Orientar alunos numa lógica de reforço das mentorias e tutorias;

- Criar oportunidades inovadores de cooperação.

1º dia de formação - 6 de março de 2022

Teve hoje início o 2º curso de formação deste projeto Erasmus, que tem como participantes as docentes Isabel Casarões e Cláudia Costa. O curso "Comunication and relationship building measures for a healty, inspiring environment for learning" irá decorrer em Vänesborg, na Suécia.

Este primeiro dia foi planeado de forma a que todos os participantes se conhecessem e partilhassem experiências. Neste curso há participantes de Portugal, França, Áustria e Alemanha.

Fomos muito bem recebidas e acolhidas pela Karin, coordenadora do Erasmus.

Amanhã o dia será passado na escola de Vänesborg.

2º dia de formação - 7 de março de 2022

O segundo dia da formação foi passado na Fridaskolan, escola localizada nos arredores do centro de Vänesborg, no Hagaparken, a 10 minutos a pé do Lago Vänem.

É constituída por um conjunto de edifícios contíguos, que recebem alunos dos 6 aos 19 anos.

O dia de hoje foi dedicado a projetos interdiscilinares.

Acompanhámos o projeto do 8º ano, nas aulas de Educação Física, Música, Teatro e Artes. O produto final será um espetáculo a apresentar à comunidade no Teatro local.

De tarde o professor Fabian Dahlström partilhou connosco a sua experiência como mentor. Foi uma apresentação muito inspiradora, quer pelo entusiasmo transmitido pelo formador, quer pelas práticas inovadoras e "fora da caixa" que desenvolve junto dos alunos. O programa de mentorias aplica-se a todos os alunos da escola, durante três anos consecutivos.

De seguida, o Diretor explicou o funcionamento do sistema educativo e da escola. Também a este nível, temos muito para partilhar...

3º dia de formação - 8 de março de 2022

O dia de trabalho na Suécia começa bem cedo. Às 8H na Fridaskolan, Vänesborg, fomos recebidos pela professora Veronica Sülau, assistente do Diretor, que nos falou sobre estruturas para uma melhor aprendizagem. Realizámos algumas atividades e partilhámos ideias. De seguida, o professor Anders falou sobre a importância da comunicação. Após o almoço (na escola) visitámos salas de aulas e ouvimos as professoras de Inglês, Sara, e de Espanhol, Linda, partilharem as suas experiências diárias. As principais diferenças relativamente ao nosso sistema de ensino reside na responsabilização do aluno e na forma flexível como gerem as planificações. Amanhã há mais...

4º dia de formação - 9 de março de 2022

Na Fridaskolan, Vänesborg, começámos o dia de trabalho com uma visita guiada à escola. Os participantes da formação foram divididos em grupos, sendo cada um deles acompanhado por dois alunos, que mostraram os espaços e explicaram o seu funcionamento.

O que nos chamou a atenção foi o número de gabinetes destinados a alunos e professores. Os alunos mantêm o espaço limpo e fazem a sua gestão.

Em seguida, o professor Anders Nord apresentou "Systems Thinking", tendo proposto atividades interessantes.

O professor Mikäel Sunnanquist, assistente do diretor, explicou a organização da escola. Constatámos diferenças substanciais relativamente ao nosso sistema de ensino.

No final da manhã o professor Henrik Irvestam mostrou-nos ferramentas digitais que contribuem para a motivação dos alunos.

Foi uma manhã profícua e inspiradora.

A seguir ao almoço foi altura de rumar a Gotemburgo, onde decorrerá o resto da formação.

Pelo caminho visitámos o Royal Hunt Museum (onde o alce é celebrado) acompanhados pelo guia Ola Selin.

Fomos ainda conhecer a escola onde iremos ter a formação amanhã.

5º dia de formação - 10 de março de 2022

O quinto dia de formação foi passado na Escola Secundária, Fridagymnasiet, em Gotemburgo.

Os alunos Elina, Tilda, Leo e Fabian, fizeram uma visita guiada à escola.

As salas de aula não têm números, mas sim nomes de pessoas que se destacaram como escritores, cientistas...

Nas escadas há palavras motivacionais. Os gabinetes dos alunos abundam por todo o espaço.

O programa de mentoria é levado a cabo às segundas, quartas (primeiras horas da manhã) e sextas-feiras.

Os alunos fizeram depois, na sala de reuniões, uma apresentação detalhada da escola e de que forma esta os motiva. Consideram que na escola têm liberdade com responsabilidade.

Na Suécia é tradicional o FIKA. A meio da manhã (10.15H) a escola pára e todos tomam café ou chá e comem alguma coisa. O FIKA é partilhado por alunos e professores.

O professor Carl Josefsson deu uma conferência sobre "Entrepeneurship, Startups and Collaboration".

De seguida tivemos um Workshop sobre Internacional Cooperation, Startup E + e refletimos sobre a escola ideal.

6º dia de formação - 11 de março de 2022

Os nossos dias na Suécia têm começado bem cedo.

Hoje a formação decorreu na Frdagymnasiet Mölnlycke (da pré-primária ao 9° ano), onde fomos calorosamente recebidos pela diretora (como em todas as escolas).

Às 9 horas decorreu a "Presentation my ideal school" (apresentação da minha escola ideal), em que cada um dos países participantes expôs o seu ponto de vista.

Seguiu-se uma visita guiada à escola, tendo como cicerones a diretora, a Karin e um grupo de alunos.

A professora Carolina fez uma apresentação sobre "Creative Collaboration", em que falou sobre os benefícios de estabelecer parcerias que permitam aos alunos desenvolver as suas atividades em contexto real. A máxima é não dar o peixe, mas ensiná-los a pescar.

Na escola os alunos têm aulas de culinária, costura e trabalhos manuais.

O professor Adis fez uma apresentação sobre Educação Física e Saúde. Na escola incentivam os alunos a ter o máximo de contacto com a natureza.

Os alunos da escola reuniram-se no anfiteatro e presentearam-nos com canções.

No final do dia todos os participantes receberam o certificado de formação pela mão do Diretor Regional.

7º dia de formação - 12 de março de 2022

Último dia de formação! Após uma semana, hoje foi dia de reflexão e partilha de ideias. Foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora, e que será uma mais valia no nosso dia a dia.

Porque queremos uma escola onde os alunos se sintam felizes e realizados.

Realçamos o carinho e profissionalismo da Karin (coordenadora do Erasmus), bem como a sua presença em todos os momentos.

Voltamos com muita vontade de partilhar com professores e alunos todas as inovações pedagógicas que aprendemos.