2º JOB-SHADOWING

Osnovna Skola ''Sveti Sava''


Job-shadowing desenvolvido pelas professoras Alice Cardoso e Elisabete Barbosa, entre 8 e 12 de maio de 2023, na Osnovna Skola ''Sveti Sava'', em Batocina, na Sérvia.

1º dia de Job-shadowing - 8 de maio de 2023


Iniciou-se hoje, 8 de maio, terminando no final da semana, 12 de maio, mais uma experiência Erasmus do AEGSP, Cinfães, desta feita na Escola 'Sveti Sava' em Batočina, perto de Kragujevac, na Sérvia, pelas professoras Alice Cardoso e Elisabete Barbosa, na modalidade Job-shadowing, sobre o tema "Cooperative learning", no âmbito do projeto "Towards a better school".

Apesar de os trabalhos terem começado oficialmente hoje, a nossa chegada aconteceu no fim de semana, tendo o sábado sido reservado para uma visita cultural a Belgrado, seguindo-se, no domingo, a viagem para Kragujevac, dia em que fomos calorosamente recebidas pela professora sérvia responsável por este projeto, a qual nos proporcionou uma breve visita à cidade onde estamos instaladas. Este encontro incluiu uma reunião informal, na qual debatemos o programa a desenvolver durante a semana.

Não podemos deixar de destacar o passeio a pé ao Sumarice Park que, para além da sua vastidão e do verde característico, contém a mais trágica história da História da Sérvia. Este imenso parque, onde as pessoas vão descontrair com as suas famílias e passear os cães, foi, no dia 21 de outubro de 1941, o lugar onde ocorreu um grande massacre. Os nazis haviam dito que, por cada soldado morto, morreriam 100 sérvios (na altura jugoslavos). Então, assassinaram cerca de 4000 pessoas (todas enterradas neste local), a maior parte crianças e professores retirados diretamente da escola. O monumento em forma de V, 5 na numeração romana, simboliza o 5.° ano que a maior parte frequentava.

Num mural, junto ao museu dedicado a este triste facto histórico, podem ler-se mensagens impressionantes que algumas pessoas deixaram antes de morrer, como uma que diz: "Amanhã, não deixem pão à porta." Todos os anos chove no dia 21 de outubro e os sérvios acreditam que a chuva "são lágrimas pelos que partiram". Esta homenagem  impressionante  faz-nos refletir sobre as atrocidades que o ser humano é capaz de perpetrar.  Atualmente, o parque é um lugar onde reina a paz e a tranquilidade.

O dia de hoje, concretamente, iniciou-se na escola às 8h da manhã, onde fomos amavelmente recebidas por vários professores, o que nos permitiu logo perceber que o corpo docente é bastante jovem e maioritariamente do género feminino. Foi-nos proporcionada, logo de início, uma visita à escola, que nos levou a ter uma perceção do funcionamento geral da mesma:

- as aulas começam às 7h45

- as salas de aula são fixas para cada disciplina

- todas as aulas são de 45 minutos

- a escola tem alunos dos 7 aos 14 anos

- há cantina, mas é opcional; os alunos podem tomar o café da manhã lá ou podem trazer as suas próprias lancheiras ou lanches 

- não há professores de educação especial

- o patrono da escola é Saint Sava (figura do século XII), considerado o primeiro impulsionador da Educação no país.

Após esta visita, assistimos a duas aulas completas, tendo sido a primeira de Alemão e a segunda de Educação Física.

Houve tempo, ainda, antes do almoço, para visitar "The Hobbit House" e o labirinto feito de vegetação, que constitui uma atração, sobretudo para os mais pequenos, os quais ainda, podem divertir-se nos trampolins gigantes localizados ao lado do labirinto.

Por último, mas não menos importante, salientamos a forma esplêndida, educada e atenciosa como fomos recebidas, tanto por professores como por alunos, os quais fizeram questão de vir ter connosco, cumprimentar-nos, tirar fotografias e conversar. Foi realmente um dia fantástico!

2º dia de Job-shadowing - 9 de maio de 2023


À semelhança do dia anterior, o dia de hoje iniciou-se às 8h com uma reunião com a Diretora da escola. Nesta reunião, falámos do funcionamento e da organização da escola Sveti Sava, sempre em comparação com a nossa própria escola, tendo-nos apercebido de algumas diferenças e semelhanças. Foi um diálogo muito produtivo e enriquecedor, do qual podemos destacar algumas boas práticas aplicadas nesta escola: desenvolvimento de atividades específicas para alunos com grandes capacidades; lecionação de aulas em conjunto por vários professores; existência de três disciplinas opcionais, como Cidadania ou Religião e uma segunda Língua Estrangeira; possibilidade, ainda, de escolherem entre Tarefas Domésticas, Literacia para os Media e Proteção do Ambiente. Mais recentemente, foi introduzida a disciplina de Empreendedorismo.

Após a reunião, tivemos uma longa manhã preenchida com várias aulas: Música, Empreendedorismo, uma aula conjunta lecionada pelas professoras de Inglês, História, Alemão e Geografia, e uma aula de Matemática do 3.° ano do 1.° ciclo.

No que diz respeito à aula de Música, o professor teve o cuidado de antecipar as atividades, inclusivamente apresentando-as traduzidas em português. Para além disso, convidou-nos a participar nos diferentes momentos da aula, dos quais se destacou uma dança tradicional sérvia.

Após um pequeno intervalo, fomos encaminhadas para a sala de reuniões, onde assistimos à apresentação final de uma competição desenvolvida na disciplina de Empreendedorismo, para a qual fomos convidadas a colaborar na qualidade de avaliadoras.

Por volta das 12h10, fomos novamente encaminhadas para a sala de reuniões, onde decorreu a aula conjunta (team lesson), cujo tema era "Continentes".

Por fim, a última aula a que assistimos, por volta das 13h15, foi a aula de Matemática do 3.° ano, à entrada da qual fomos carinhosamente recebidas com uma rosa e um pequeno brinde. Ao longo desta aula, observámos a utilização de várias estratégias e recursos. Os alunos foram desafiados a ultrapassar diferentes níveis de dificuldade. Também a professora de Matemática nos deu as boas-vindas em português, dizendo, ainda, em que consistia a sua aula.

Em jeito de conclusão, podemos referir que há semelhanças entre os dois países, sendo mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa.

3º dia de Job-shadowing - 10 de maio de 2023


Hoje, o dia foi passado fora da escola principal.

Ao início da manhã, fomos visitar uma das escolas primárias do agrupamento situada a alguns quilómetros, numa aldeia chamada Kijevo. Aí chegadas, já tínhamos à porta uma das professoras acompanhada por duas alunas vestidas com trajes tradicionais, que nos encaminharam para o jardim da escola, onde se encontravam os restantes dez alunos, os quais seguravam as bandeiras de Portugal e da Sérvia. Neste local, tivemos uma pequena cerimónia de receção. Seguidamente, fizemos uma visita ao interior da escola, após a qual se iniciou uma aula ao ar livre, que consistiu numa saída a pé pela aldeia, ao longo da qual foram desenvolvidos vários momentos de ensino e aprendizagem, sobretudo relacionados com a vida rural, tendo-se, inclusivamente, contactado com um agricultor. Nos momentos de pausa, os alunos e as professoras entoavam canções tradicionais enquanto se ia percorrendo o caminho.

Um dos pontos de destaque da aldeia foi a igreja com as suas belas pinturas, cujo artista também lá se encontrava, uma vez que tinha uma pintura em progresso no edifício ao lado.

A visita à escola de Kijevo terminou com um lanche-convívio oferecido pelas professoras. Este lanche era composto por iguarias tradicionais confecionadas por alguns pais de alguns alunos.

Antes de irmos embora, fomos brindadas com vários desenhos feitos pelos alunos e com flores que eles colheram durante a aula, tendo-nos, ainda, surpreendido com a plantação de uma árvore e duas flores no jardim  em nossa honra, simbolizando a amizade que sentem por nós.

No final da manhã, partimos para uma visita cultural ao "Natural History Center of Serbia Svilajnac" e à gruta "Resava Cave and Lisine Waterfall". No que diz respeito ao museu, destacamos um exemplar de autunite com a legenda "Autunit (Viseu, Portugal)". Estas visitas foram muito interessantes, bonitas e enriquecedoras.

A paisagem que tivemos oportunidade de desfrutar remeteu-nos para um lugar idílico, bastante afastado da artificialidade a que estamos habituados nas grandes cidades.

Completando o" cartão-postal", no qual estivemos inseridas, o almoço decorreu num restaurante rústico, perfeitamente enquadrado na natureza.

Para concluir, só podemos estar agradecidas a todos quantos hoje nos receberam e acompanharam, pela sua genuinidade, simplicidade, simpatia e grande coração, faltando-nos as palavras para descrever um dia tão maravilhoso. Hvala, Serbian friends!

4º dia de Job-shadowing - 11 de maio de 2023


O nosso job-shadowing na Sérvia tem decorrido a bom ritmo, estando a semana quase no final.

Este 4.° dia foi, também, preenchido com algumas aulas e atividades extra-curriculares, realçando-se, logo no início, a ida a uma aula de Inglês da nossa mentora, Marija Jovic Stevanovic, que abordou o tema "Gaming", tendo a mesma, com estratégias bastante simples, motivado os alunos a participar e a expressar-se em Inglês.

Seguidamente, assistimos a uma aula de revisões de Inglês (2 turmas de 5.° ano) que, curiosamente, foi desenvolvida por alunos do 6.° ano, previamente orientados pelas professoras. Foi interessante ver a conjugação entre os recursos criados para a aula e as estratégias e métodos aplicados pelos alunos. Este tipo de aulas (team lessons), sejam dadas por alunos ou por professores, acontecem, sobretudo, em ocasiões especiais.

Após o intervalo, seguimos para a aula de Língua Sérvia, centrada nos contos tradicionais, o que permitiu uma aula menos tradicional e mais dinâmica, com dança, música, leitura de um conto inventado por uma aluna, conto este que foi vencedor de um concurso. Todos os contos inventados originaram a publicação de um livro online.

Tivemos, ainda, oportunidade de assistir a duas peças de teatro do Clube de Teatro, sendo que uma delas foi apresentada por alunos convidados de outra escola. Ficámos deveras encantadas, tanto com a organização da atividade em si, como com a performance de todos os alunos.

Para terminar a nossa longa manhã na escola, visitámos, tendo por guia uma aluna, várias salas onde estavam a ser dinamizadas diferentes atividades de Matemática, bastante lúdicas e atrativas para os alunos. Destacamos o facto de essas atividades estarem a cargo de alunos mais velhos, os quais orientavam os mais novos, bem como o facto de se tratar do mês da Matemática.

Durante a tarde, foi-nos proporcionada uma visita cultural à "Ethno Village in Velika Plana", onde aprendemos um pouco da História da Sérvia, nomeadamente sobre a monarquia e a construção da bela Igreja de São Jorge, também conhecida por Oplenac, onde jazem os membros da família real da Sérvia e da Jugoslávia, os Karadjordjevic.

E assim se passou mais um excelente dia de aprendizagem, enriquecimento e amizade.

5º dia de Job-shadowing - 12 de maio de 2023


Eis que chegámos ao último dia do nosso job-shadowing em Batocina, o qual se iniciou com um espetáculo de marionetas ("A Cigarra e Formiga"), realizado por alunos do 1.° ciclo. É de realçar que esta escola já ganhou três vezes o concurso nacional de marionetas, o que não nos surpreendeu pela performance, pelos cenários e pelos efeitos musicais utilizados.

Seguidamente, tivemos uma pequena cerimónia com a Diretora da escola e a nossa mentora, na qual recebemos os nossos certificados de conclusão desta formação, tendo ainda havido tempo para os mútuos agradecimentos.

Após as despedidas da escola, rumámos a uma outra escola deste agrupamento, desta vez na aldeia de Zirovnica. Aqui, assistimos e participámos numa aula (tem lesson) das professoras primárias dos diferentes níveis e da professora de Inglês, as quais desenvolveram diversas atividades de grupo em jeito de competição, tendo sido trabalhados tópicos de Inglês e de Estudo do Meio.

Para terminar as nossas atividades pedagógicas, fomos a uma escola do Agrupamento situada na aldeia de Badnjevac. Aí, depois de visitarmos as instalações, fomos recebidas pelos alunos de 8.° ano, tendo três alunas, vestidas com trajes tradicionais, vindo até nós com uma bandeja com pão e  duas pequenas taças com sal, para nos mostrarem a tradição sérvia  de bem-receber figuras importantes e diplomáticas. Fomos convidadas a retirar um pedaço de pão com a mão, passá-lo pelo sal e comê-lo, o que fizemos com muito agrado.

Após este ritual, encaminharam-nos para a cozinha, onde alguns alunos mostraram a confeção do bolo "Medeno Srce" (Honey Heart), cuja receita é muito antiga e que todas as famílias sabem fazer. É curioso como, nos dias de hoje, as tradições continuam a ser preservadas neste país.

A última atividade decorreu numa sala de aulas, onde foram cantados os Hinos de Portugal e da Sérvia e apresentadas as respetivas culturas, desde música, geografia, gastronomia, desporto, agricultura e religião, resultado de uma excelente pesquisa por parte dos alunos.

Podemos concluir, dizendo que esta semana "voou", uma vez que todos os momentos foram intensamente vividos, sem que nenhum tenha sido enfadonho. Tudo isto se deveu a um trabalho conjunto de vários professores da escola Sveti Sava, devidamente coordenados pela nossa mentora, Marija Jovic Stevanovic, a quem deixamos os nossos agradecimentos pelo seu profissionalismo e pela sua excelente capacidade de organização e trabalho.