Itinerário: STEAM (combinação das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática)

Mobiliza conceitos das áreas :

  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Linguagens e suas Tecnologias.

Perfil do aluno:

Alunos que gostam de descobertas, experiências e desafios.

Cursos que têm relação às competências propostas pelo Itinerário:

Projeto de vida do estudante nas áreas de Ciências, Engenharia, Artes & Design e Matemática.

Competências Específicas do Itinerário:

  • Fazer perguntas e definir problemas com base em evidências sobre Ciências da Natureza, utilizando recursos da Matemática, Linguagem e Pensamento Computacional para analisar e interpretar dados, desenvolver, desenhar e prototipar soluções para questões socioculturais e ambientais.
  • Coletar e interpretar dados, dispostos em gráficos, tabelas e realizar análise estatística, em combinação com práticas de ciências e engenharia, para explicar fenômenos naturais e processos tecnológicos.
  • Aplicar conhecimento de causa e efeito para formular procedimentos investigativos, responder perguntas, realizar previsões sobre fenômenos observados e propor soluções para a melhora da qualidade de vida, do ambiente e dos processos produtivos

Carga horária: 160 horas

Pré-requisitos:

Alunos que já efetuaram a matrícula e que cursarão a 1ª, 2ª ou 3ª série do Ensino Médio em 2020.

Unidades Curriculares

As unidades dos Itinerários estão organizados em módulos. Os módulos acontecem de forma transversal, por docentes de diversas áreas do conhecimento, distribuindo as habilidades nas áreas dos componentes curriculares.

Módulo 1

  • Oficina de Arte e Design - 40 horas
  • Conceitos de Ciências - 40 horas

Módulo 2: Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente

  • Laboratório STEAM: Matéria e Energia - 30 horas
  • Laboratório STEAM: Terra e Universo - 30 horas
  • Laboratório STEAM: Vida e Ambiente - 20 horas

# Oficina de arte e design


Carga Horária: 40 horas
Na redação da unidade curricular é possível destacar habilidades relativas à identificação de técnicas de design empregadas na construção de protótipos e soluções para problemas reais; utilização da concepção de design de soluções; análise de técnicas artísticas que podem ser empregadas no design de soluções.

# Conceitos de Ciências


Carga horária: 40 horas
Espaços e materiais: Laboratório de Ciências da Natureza, sala de aula e espaços maker. Materiais para experimentação, que deverão ser requisitados de acordo com as práticas desenhadas.
Esta unidade curricular deverá ser constituída por um conjunto de projetos, envolvendo momentos práticos e sustentação teórica, em que sejam oferecidas experiências de aprendizagem com foco na investigação para a compreensão de conceitos científicos estruturantes para a área de Ciências da Natureza. Neste ponto, a formação docente, sobre a abordagem STEAM e a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), será essencial para o desenvolvimento de habilidades nesta unidade curricular. É necessário que os projetos possuam um foco na integração das áreas do conhecimento, de maneira transdisciplinar, onde os conceitos de cada uma das áreas são aplicados para um objetivo comum, seja criar um protótipo para um problema ambiental, propor ações individuais ou coletivas ou mesmo elaborar modelos físicos para a compreensão de fenômenos naturais. Os objetos de conhecimento dos projetos devem estar focados na compreensão de fenômenos como a troca de calor entre os corpos, a interpretação da estrutura básica dos seres vivos e sobre os aspectos qualitativos e quantitativos da transformação da matéria.

# Laboratório STEAM: Matéria e Energia


Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.
Carga horária: 30 horas
Nesta unidade curricular, devem ser enfatizadas habilidades que avançam em relação ao nível básico, mantendo sua constituição por um conjunto de projetos, envolvendo 13 curriculares momentos práticos e sustentação teórica, em que sejam oferecidas experiências de aprendizagem com foco na investigação para a compreensão de conceitos científicos estruturantes para a área de Ciências da Natureza. É necessário que os projetos possuam um foco na integração das áreas do conhecimento, de maneira transdisciplinar, onde os conceitos de cada uma das áreas são aplicados para um objetivo comum, seja criar um protótipo para um problema ambiental, propor ações individuais ou coletivas ou mesmo elaborar modelos físicos para a compreensão de fenômenos naturais. Os objetos de conhecimento dos projetos devem estar focados na compreensão fenômenos complexos sobre a velocidade e a dinâmica das transformações da matéria, e dos processos de conservação e transformação de energia.

# Laboratório STEAM: Terra e Universo


Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
Carga horária: 30 horas
Nesta unidade curricular, devem ser enfatizadas habilidades que avançam em relação ao nível básico, mantendo sua constituição por um conjunto de projetos, envolvendo momentos práticos e sustentação teórica, em que sejam oferecidas experiências de aprendizagem com foco na investigação para a compreensão de conceitos científicos estruturantes para a área de Ciências da Natureza. É necessário que os projetos possuam um foco na integração das áreas do conhecimento, de maneira transdisciplinar, onde os conceitos de cada uma das áreas são aplicados para um objetivo comum, seja criar um protótipo para um 15 problema ambiental, propor ações individuais ou coletivas ou mesmo elaborar modelos físicos para a compreensão de fenômenos naturais. Os objetos de conhecimentos dos projetos desta unidade curricular devem estar relacionados à compreensão das características do nosso planeta e aos fenômenos que explicam a dinâmica dos astros no universo.

# Laboratório STEAM: Vida e Ambiente


Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
Carga horária: 20 horas
Nesta unidade curricular, devem ser enfatizadas habilidades que avançam em relação ao nível básico, mantendo sua constituição por um conjunto de projetos, envolvendo momentos práticos e sustentação teórica, em que sejam oferecidas experiências de aprendizagem com foco na investigação para a compreensão de conceitos científicos estruturantes para a área de Ciências da Natureza. É necessário que os projetos possuam um foco na integração das áreas do conhecimento, de maneira transdisciplinar, onde os conceitos de cada uma das áreas são aplicados para um objetivo comum, seja criar um protótipo para um problema ambiental, propor ações individuais ou coletivas ou mesmo elaborar modelos físicos para a compreensão de fenômenos naturais. Os objetos de conhecimento para estes projetos devem possuir foco nas características fundamentais dos seres vivos e nas relações que eles estabelecem nos ambientes, bem como o compromisso com ações sustentáveis de preservação do entorno.