ELETIVAS EXTRAS

  • Atualidades - 16 horas
  • Educação Financeira - 80 horas
  • Orientação Profissional - 40 horas

Pré-requisitos:

Alunos que já efetuaram a matrícula e que cursarão a 1ª, 2ª e 3ª séries em 2020.

# Atualidades


Analisar o mundo social, cultural e digital e o meio técnico-científico-informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo.
Carga horária: 16 horas
O hoje a serviço da construção do amanhã. O curso propicia ao aluno uma visão global do mundo em que está inserido e permite um debate sobre temas complexos do cotidiano, fazendo com que os alunos possam posicionar-se criticamente frente aos desafios do mundo contemporâneo, levando-os a uma participação ativa na sociedade, exercendo o protagonismo de maneira consciente e livre de manipulações.

# Educação Financeira


Carga horária: 80 horas
Vida familiar e cotidiana: saber qual é o gasto fixo de cada mês e qual a renda disponível a partir das fontes que se têm é uma dessas lições iniciais para manter a vida financeira equilibrada e não causar incômodos à família. Nesta seção, palavras como “orçamento”, “receita” e “imprevistos” têm espaço importante. Algumas situações cotidianas, como ir ao supermercado, são utilizadas como exemplos de situações didáticas relacionadas ao tema Vida Familiar Cotidiana.
Vida Social: da saída com os amigos à organização de uma festa, diversos momentos da vida social dos jovens requerem organização e planejamento financeiro. Mas quantas vezes, na intenção de acompanhar amigos e amigas, não terminam caindo em ciladas financeiras, gastando mais do que dispõem e encarando o endividamento? Nada melhor do que estar sempre atento e com a calculadora em punho para não deixar de lado o planejamento e os cálculos.
Bens Pessoais: as ofertas de produtos são muitas, a todo o tempo, e às vezes parece difícil priorizar os itens a comprar. As facilidades são tantas – parcelas, juros baixos etc – e a sedução da propaganda é tão grande que a vontade é mesmo comprar o tênis, a máquina digital e o computador, tudo ao mesmo tempo. Nesta seção, a proposta é falar de limites, prioridades e também sobre direito do consumidor ao longo das situações didáticas. O consumo consciente, um tema tão importante em tempos de aquecimento global, também tem sua relação com a educação financeira abordada.

# Orientação Profissional


Refletir continuamente sobre seu próprio desenvolvimento e sobre seus objetivos presentes e futuros, identificando aspirações e oportunidades, inclusive relacionadas ao mundo do trabalho, que orientem escolhas, esforços e ações em relação à sua vida pessoal, profissional e cidadã.
Carga horária: 40 horas
1. Entrevistas e procura de emprego: se organizar para uma entrevista é uma atividade nada fácil para quem busca um emprego. Porém, uma orientação profissional pode oferecer ao aluno conhecimento para a inserção no mercado de trabalho. Esse conhecimento abrange desde a elaboração de um currículo, elemento essencial para seu marketing pessoal, até a preparação para a entrevista. Quanto ao currículo, a orientação profissional vai trabalhar no sentido de selecionar as informações mais importantes para o cargo de maneira clara e objetiva.Para a fase de entrevistas ou processos seletivos em geral, o orientador profissional ajudará o aluno a procurar e identificar quais as suas dificuldades durante uma entrevista, oferecendo alternativas para lidar com elas. Dessa forma, toda aquela ansiedade pré-entrevista será substituída por uma atitude de autoconfiança.
2. Autoconhecimento: aumentar o conhecimento de si mesma é uma outra habilidade encontrada na orientação profissional. O psicólogo encarregado dessa tarefa pode ajudar com processos reflexivos que darão destaque aos seus pontos fortes. Também ajudará a conhecer seus valores e a não ficar perdido quanto aos seus desejos pessoais.O processo de autoconhecimento também permitirá fortalecer a tomada de decisões.
3. Alinhar habilidades pessoais com a profissão: durante a orientação profissional, o aluno consegue obter condições de avaliar quais são as habilidades requeridas para determinada profissão. E ,acompanhado pelo processo de autoconhecimento, será capaz de alinhar suas próprias habilidades com as especificações da profissão. Assim, vai ser provável fazer um casamento entre a sua personalidade e a profissão, permitindo trazer satisfação profissional.