Phytosauria (FITOSSAUROS)

Os imperadores das águas

Reconstrução da fauna do afloramento Botucaraí, incluindo no centro o único fitossauro encontrado na América do Sul. Na frente, o dinossauro sauropodomorfo não-identificado observa o pequeno Botucaraitherium. Ao fundo um grupo de dicinodontes Jachaleria se afasta, e o líder do bando investe contra o grande fitossauro. Ilustração: Voltaire Paes Neto.


Os fitossauros representam um dos grupos típicos do final do Triássico. São caracterizados por apresentarem um crânio alongado com uma boca cheia de dentes e um corpo atarracado. Neste sentido, são formas muito similares aos crocodilanos atuais, aos proterocampsídeos e a alguns anfíbios temnospôndilos. Entretanto, eles diferem destes grupos por apresentarem uma característica emblemática, as narinas se situam entre as órbitas, no alto da cabeça. Esta condição é também observada hoje nos cetáceos, como os golfinhos e baleias, e indica que o grupo era bastante adaptado a vida semi-aquática. Os fitossauros são geralmente um dos fósseis mais abundantes onde são encontrados, e já foram reportados para os Estados Unidos, a Alemanha, a Polônia, o Marrocos e a Índia. O único material encontrado na América do Sul foi encontrado no Brasil na região de Candelária.

O grau de parentesco com os crocodilianos é ainda incerto, mas certamente eles não são ancestrais dos crocodilianos (nem dos proterocampsídeos), já que os mais antigos fitossauros são do Mesotriássico, e, portanto,viveram muito antes dos ancestrais dos crocodilianos aparecerem no registro. Os mais antigos fósseis do grupo são da China, o Diandongosuchus fuyuanensis, e foram encontrados em ambientes marinhos, sugerindo que possam ter evoluído em ambientes estuárinos. É interessante que o Diandongosuchus fuyuanensis apresenta uma narina na posição usual, ligeiramente deslocada e alongada para a região medial do crânio. Existem estudos que apontam que os fitossauros, assim como os proterocampsídeos, seriam formas proximamente aparentados aos arcossauros, neste caso, seriam tão parentes dos crocodilianos quanto das aves. Outros estudos apontam que seriam animais mais aparentados a linhagem dos crocodilianos, neste caso seriam arcossauros típicos.

São conhecidas diversas espécies e elas parecem apresentar, em geral, duas morfologias típicas, que sugerem hábitos alimentares distintos. Alguns apresentam rostro (focinho) alongado e fino, como Parasuchus hislopi, muito similares aos gaviais atuais; e outros, como Smilosuchus gregori, apresentavam rostro relativamente mais robusto. A similaridade destas morfologias com os gaviais e crocodilos atuais, parece indicar uma dieta de peixes e animais maiores, respectivamente, mas o conteúdo estomacal destes animais parece indicar que eram predadores mais generalistas.


VER:

Referências:

Stocker, M.R., Butler, R.J. Phytosauria. In: Nesbitt, S. J., Desojo, J. B. & Irmis, R. B. (eds) 2013. Anatomy, Phylogeny and Palaeobiology of Early Archosaurs and their Kin. Geological Society, London, Special Publications, 379, 91–117.