Fitossauro indeterminado

Um achado inesperado

Do lado de uma das mais movimentadas estradas da região de Candelária, em um barranco bastante importante para a paleontologia brasileira, foi encontrado o único fitossauro encontrado na América do Sul.

FICHA TÉCNICA

Classificação: Reptilia: Archosauromorpha: Archosauria: Pseudosuchia: Erpetosuchidae.

Alimentação: Carnívora, baseada em peixes e eventuais presas maiores.

Comprimento: Mais de 4 metros.

Peso: Mais de 250 kg.

Época: Triássico Superior, aproximadamente 225 Ma (Noriano).

Distribuição: Indeterminado.

Sítios onde foram encontrados em Candelária: Sítio Botucaraí (ver MAPA).

Os emblemáticos fitossauros são bem conhecidos para o final do Triássico nos Estados Unidos, Europa e Índia, mas na América do Sul eram completamente desconhecidos. Entretanto, fragmentos da mandíbula de um único indivíduo foram encontrados no Sítio Botucaraí, representando o único indicio de que o grupo esteve na América do Sul. Os fitossauros lembram muito os crocodilianos atuais, mas diferem destes em muitos aspectos, incluindo a forma como as narinas estão expostas.

Nos outros locais onde são encontrados os fitossauros são extremamente abundantes, e co-existem com anfíbios temnospôndilos de rostro curto. No Brasil, os materiais mais abundantes do sítio onde os fragmentos foram encontrados são os do dicinodonte Jachaleria candelariensis. Entretanto, é justamente neste sítio que é proveniente alguns dos materiais mais completos de anfíbios do Triássico Superior.

O fitossauro de Candelária, provavelmente se alimentava de peixes e outros vertebrados que ousassem se aproximar dos rios e lagos, tais como os dinossauros Guaibasaurus.



Réplica de Fitossauro em exposição na Expocande em Candelária. Ao fundo, réplica de Guaibasaurus candelariensis. Foto: Folha de Candelária.

Referências:

Stocker, M.R., Butler, R.J. Phytosauria. In: Nesbitt, S. J., Desojo, J. B. & Irmis, R. B. (eds) 2013. Anatomy, Phylogeny and Palaeobiology of Early Archosaurs and their Kin. Geological Society, London, Special Publications, 379, 91–117.