Trucidocynodon riograndensis

O predador

Representação de um Trucidocynodon riograndensis. Ilustração: Adolfo Bittencourt.


Do latim “trucido” que significa “que mata cruelmente” por causa da especialização para a carnivoria; e “cynodon” que é relacionado ao grupo a que pertence, Cynodontia. Já a espécie “riograndensis” se refere ao estado do Rio Grande do Sul, onde a espécie foi encontrada.


FICHA TÉCNICA

Classificação: Amniota; Sinapsida; Cynodontia; Probainognathia; Ecteniniidae,

Alimentação: Carnívoro

Comprimento: aproximadamente 1,20 metros

Peso: em torno de 10 kg

Época: Triássico Superior, aproximadamente 233 Ma (Carniano).

Distribuição: Brasil

Sítios onde foram encontrados: Linha Bernardino, Candelária (ver MAPA) e Sitio Janner, Agudo.


A espécie é diagnosticada por uma série de fatores, como, 4 dentes incisivos superiores e 3 inferiores, todos com serrilhas na margem distal; caninos superiores e inferiores muito grandes e serrilhados; palato secundário ósseo muito curto, entre outras. Esta espécie é muito similar à Ecteninion lunensis, encontrado na Argentina, sendo que estes dois são classificados na mesma família (Ecteniniidae).

O animal que foi utilizado para a descrição da espécie foi coletado em Agudo, e é composto por um esqueleto completo de um único indivíduo, o interessante é que o crânio deste indivíduo foi coletado com um dente cravado no topo, sendo o dente de um outro indivíduo da mesma espécie. Este achado sugere que os animais desta espécie lutavam e poderiam se machucar gravemente, como o caso deste animal, que acabou morrendo devido a esta mordida. O espécime coletado em Candelária é composto por fragmentos de pós-crânio e um crânio quase completo, este espécime ainda não foi formalmente descrito, estando atualmente em estudo.

Referências:

· https://www.nature.com/articles/s41598-019-48297-9

· https://www.mapress.com/j/zt/article/view/7826