Hyperodapedon sp.

O mais abundante herbívoro do Triássico Superior

Estes rincossauros foram os componentes mais abundantes dos ecossistemas em que os dinossauros passaram a se tornar comuns. Lado a lado os Hyperodapedon se alimentaram com os mais antigos parentes dos saurópodes e dos terópodes.

FICHA TÉCNICA

Classificação: Reptilia: Archosauromorpha: Rhynchosauria: Hyperodapedontinae.

Alimentação: Herbívora, possivelmente sementes.

Comprimento: Adultos de até 2 metros

Peso: Mais de 40 kg

Época: Triássico Superior, aproximadamente 233 Ma (Carniano-Noriano).

Distribuição: Américas do Sul e do Norte, África, Índia e Europa

Sítios onde foram encontrados em Candelária: Vila Botucaraí, Linha Facão e Picada Escura (ver MAPA).

O município de Candelária-RS registra duas espécies de rincossauro, a Hyperodapedon sp. e a Teyumbaita sulcognathus. Estas espécies apresentam o aparato bucal típico dos rincossauros, sendo consideradas herbívoras. Uma das principais diferenças entre as duas espécies diz respeito à presença de dois sulcos no maxilar e duas cristas no dentário em T. sulcognathus, quando comparado com o Hyperodapedonsp. que possui apenas um de cada.

Referências:

Da-Rosa, Á.A.S. (2009) Vertebrados fósseis de Santa Maria e região, 480 p.

Sales, M. A. F., 2013. Paleobiologia sensorial do rincossauro sul-rio-grandense Teyumbaita sulcognathus (Azevedo e Schultz, 1987). Programa de Pós-graduação em Geociências, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dissertação de Mestrado. 104p.

Schultz, C. L., 2009. Rincossauros – os herbívoros que dominaram o mundo no Triássico. In: Vertebrados fósseis de Santa Maria e região, Cap. 10, Ed. Pallotti, 480p.