Clevosaurus hadroprodon

As lagartixas do Triássico

Ilustração: Jorge Blanco.

Esta espécie foi recentemente reconhecida, e seu nome vem do grego "hadros", que significa grande, "protos", que significa primeiro, e "odous", que significa dente. Em referência a diferença desta espécie com as demais, já que apresenta o primeiro dente do dentário e da pré-maxila, grande e proeminente.

FICHA TÉCNICA

Classificação: Reptilia: Lepidosauromorpha: Rhynchocephalia: Sphenodontia: Clevosauridae.

Alimentação: Insetívora.

Comprimento: Aproximadamente 30 cm.

Peso: Aproximadamente 25 gramas.

Época: Triássico Superior, aproximadamente 233 Ma (Caniano-Noriano).

Distribuição: Sul do Brasil.

Sítios onde foram encontrados: Linha Bernardino (ver MAPA).

Eram animais pequenos, de tamanho equivalente ao de uma lagartixa doméstica, e com aparência semelhante ao tuatara atual.

Esta espécie representa o primeiro registro de uma dentição acrodonte (com dentes inseridos no topo do osso dentário) verdadeira dentre os esfenodontes, conferindo diversas hipóteses sobre o desenvolvimento deste tipo de dentição nesses animais.

A idade carniana atribuída a Clevosaurus hadroprodon faz dele o mais antigo esfenodonte do Gondwana (porção mais ao sul da Pangea).

Referências:

Hsiou, A. S., Nydam, R. L., Simões, T. R., Pretto, F. A., Onary, S., Martinelli, A. G., … Caldwell, M. (2019). A new Clevosaurid from the Triassic (Carnian) of Brazil and the rise of Sphenodontians in Gondwana. Scientific Reports, 9(1). [doi: 10.1038/s41598-019-48297-9]