Prestosuchus

O grande predador

Ilustração: Dmitry Bogdanov.


Apesar de ser um grande carnívoro terrestre, com sua ferocidade comparada ao Tyranossaurus rex, o Prestosuchus é mais aparentado aos crocodilos do que aos dinossauros, devido às semelhanças na postura e na morfologia dos ossos das patas, especialmente as traseiras.

FICHA TÉCNICA

Classificação: Reptilia: Archosauromorpha: Archosauria: Pseudosuchia: Paracrocodylomorpha.

Alimentação: Carnívora, animais de grande porte.

Comprimento: Adultos de até 7 metros.

Peso: Mais de 100 kg.

Época: Triássico Médio-Superior, aproximadamente 240 Ma (Ladiniano-Carniano).

Distribuição: sul do Brasil.

Sítios onde foram encontrados: Pinheiros.

O Prestosuchus é o maior carnívoro até hoje encontrado nas camadas do Período Triássico, que afloram na região de Candelária (região central do Rio Grande do Sul). Apresentando um crânio de mais de um metro, os maiores Prestosuchus colocam medo em qualquer um que observe atentamente seus mais de 40 dentes serrilhados. Eram grandes predadores quadrúpedes, chegando a mais de 6 metros de comprimento, e suas presas eram principalmente dicinodontes e outros grandes herbívoros. Provavelmente eram predadores de emboscada, ou seja, esperavam suas vítimas até que a distância fosse curta demais para elas fugirem.

a ficha do bicho

Imagem: Museu Aristides Carlos Rodrigues.

Vista lateral do maior crânio de Prestosuchus chiniquensis já encontrado. Este crânio, encontrado em Candelária, tem mais de 60 cm de comprimento.

Réplica do Prestosuchus pertecente ao acervo do Museu Aristides Carlos Rodrigues de Candelária-RS. Foto: Lula Helfer/Gazeta do Sul.

Referências:

Barberena, M.C. 1978. A huge Thecodont skull from Triassic of Brazil. Pesquisas 9: 62–75.

Mastrantonio, B.M. 2010. Descrição Osteológica de Materiais Cranianos e Pós-cranianos de Prestosuchus chiniquensis (Archosauria, Rauisuchia) do Mesotriássico do RS (Biozona de Dinodontosaurus, Formação Santa Maria) e Considerações Filogenéticas sobre Rauissúquios. Ph.D. Thesis, Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.