Luangwa sudamericana

O cinodonte Africano


O gênero “Luangwa” é devido ao primeiro local em que este grupo foi registrado, o Vale Luangwa, no Zimbabwe (África); a espécie “sudamericana” é devido a ocorrência desta espécie apenas no continente sul-americano, já que antigamente só era conhecido na África.

FICHA TÉCNICA

Classificação: Amniota; Sinapsida; Cynodontia; Cynognathia; Traversodontidae

Alimentação: Herbívoro

Comprimento: menos de 1 metro

Peso: menos de 10 kg

Época: Triássico Médio-Superior, aproximadamente 240 Ma (Ladiniano-Carniano).

Distribuição: Brasil

Sítios onde foram encontrados: Região de Bom Retiro (Sanga Pascual/Sanga Hintz), e alguns fosseis coletados há muitos anos sem localidade precisa (ver MAPA).

Luangwa era uma espécie de cinodontes de tamanho médio (o crânio da espécie brasileira tinha 10 cm). O material desta espécie encontrado em Candelária corresponde a um crânio relativamente completo, com apenas a parte mais anterior e posterior quebrados e algumas fraturas, sendo um dos materiais brasileiros mais completos (o holótipo é composto por uma mandibula e a parte anterior do crânio. A morfologia desta espécie é bastante similar à de Scalenodon além da espécie africana de Luangwa, o que distingue a espécie brasileira das demais espécies são poucas características, principalmente nos dentes pós caninos, como a presença de uma cúspide acessória na crista dos dentes.

Referências:

· https://core.ac.uk/download/pdf/39675872.pdf#page=15